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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q640672 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

NÃO é um conceito, dentro dos "Quatro Ps de Estratégia", definido no estágio Estratégia de Serviço do ITIL:

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882Q649142 | Informática, ITIL, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas detalhadas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Esse conjunto de práticas divide o ciclo de vida de um serviço em cinco partes principais: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria contínua de serviço. Entre essas cinco divisões, qual é a responsável por definir como os serviços de TI irão entregar valor para o negócio?
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883Q630458 | Informática, ITIL, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

São processos da publicação Estratégia de Serviços da ITIL V3:

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884Q617420 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas à terminologia e conceitos básicos do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

I. Um incidente é um evento que faz parte da operação normal de um serviço e causa, ou pode causar uma interrupção ou redução na qualidade deste serviço.

II. O Gerenciamento de Configuração é o processo de identificar e definir os itens de configuração em um sistema, de gravar e reportar o status destes itens e de controlar as solicitações de mudanças, garantindo assim a sua integridade.

III. A implantação do ITIL aumenta a transparência perante usuários e clientes.

IV. É considerado ponto fraco do ITIL o aumento do tempo médio para a resolução de incidentes e a queda na velocidade de implementação de mudanças.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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885Q643300 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Determinada organização conta com um computador que é responsável por disponibilizar sistemas de missão crítica e que é dotado com recurso de monitoramento para identificação proativa de incidentes. Em determinado momento, esse equipamento emitiu um alerta sobre o consumo de processador, que estava em 100% por mais de 30 min consecutivos, condição esta considerada anormal para o funcionamento do equipamento. Apesar disso, referido computador continuou disponibilizando os sistemas, mas passou a apresentar desempenho menor que o normal. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do ITIL, versão 3.

Caso os técnicos identificassem a necessidade de indisponibilizar o acesso aos sistemas para que a situação alertada fosse corrigida, com base no processo de gerenciamento de mudanças poderia ser feita uma requisição de mudança (request for change) para interrupção planejada do serviço.

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886Q630599 | Informática, ITIL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes à luz do ITIL, versão 3. O processo de gerenciamento da disponibilidade é responsável pela disponibilidade de serviços e processos de negócios.
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887Q623707 | Informática, ITIL, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à versão 2 do ITIL (information technology infrastructure library), que é o modelo de referência para gerenciamento de processos de tecnologia de informação (TI), julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de nível de serviço no ITIL é o processo que faz a ligação entre a organização de TI e os clientes.

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888Q619387 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos conceitos da ITIL versão 3.

Na ITIL versão 3, um serviço é considerado um meio de entregar valor aos clientes e tem, como propriedade, a capacidade de isolar do cliente sua complexidade estrutural, detalhes técnicos e operações de baixo nível.

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889Q623521 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Faz parte da fase de Desenho do ciclo de vida dos serviços, segundo a ITIL 3, o processo de gerenciamento

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890Q629423 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de ITIL.

O ITIL trabalha de forma segmentada, o que permite que se abranja cada departamento que necessite de serviços de TI e que se descrevam as melhores práticas do gerenciamento de serviços em TI de maneira independente da estrutura da organização.

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891Q631517 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. Os sistemas de TI e de redes que parem de funcionar podem ser ativos sob risco, sendo a exposição ao fogo um tipo de ameaça que pode ser considerado durante o procedimento de avaliação de riscos proposto pelo ITIL.
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892Q631015 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, IPEA, CESPE CEBRASPE

O modelo ITIL (information technology infrastrusture library) pode ser visto como um conjunto de melhores práticas capazes de promover a qualidade dos serviços de tecnologia da informação. Criado pelo governo britânico, no final da década de 80 do século passado, reúne um conjunto de melhores práticas que permitem aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços relacionados à infra-estrutura de TI. Acerca do ITIL, julgue os itens de 80 a 84.

O service desk é atividade descentralizada que tem por finalidade aumentar a disponibilidade dos serviços, atender às exigências crescentes dos usuários e manter informações padronizadas, prestar atendimento de qualidade e assegurar controle adequados. É utilizado para medir, entre outros, a entrega do serviço.

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893Q619262 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE GO, CESPE CEBRASPE

A respeito de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI) e da biblioteca ITIL, assinale a opção correta.

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894Q625963 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. Melhoria Contínua de Serviço é uma etapa no ciclo de vida de um serviço que garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. Os 7 passos para a Melhoria Contínua do Serviço são, na ordem correta:
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895Q644444 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

Um analista de suporte é responsável por garantir a restauração da operação normal do ambiente de TI o mais rapidamente possível, no caso da ocorrência de interrupção, diminuindo, assim, os impactos na operação de negócios. Ele entendeu que deveria, então, montar um modelo de incidentes.

Considerando-se que a empresa onde ele trabalha se baseia nas melhores práticas do ITIL v3, o que o modelo de incidentes deve buscar?
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896Q623198 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, para o gerenciamento dos serviços de TI ter mais qualidade, a empresa pode adotar o ITIL 3 (Information Technology Infraestructure Library, versão 3), julgue os itens que se seguem, a respeito do ITIL.

A melhoria de serviço continuada inclui a definição do que deve ser medido e do que pode efetivamente ser mensurado.

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897Q622186 | Informática, ITIL, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A metodologia do gerenciamento do portfólio de serviços do processo de estratégia de serviço prevê as etapas de aprovação, análise, oficialização e implantação.

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898Q648564 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito à governança de TI, julgue os próximos itens. O serviço de TI tem um ciclo e a ITIL divide esse gerenciamento em cinco etapas: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria contínua de serviço (metodologia).
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899Q621262 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura de acordo com o ITIL versão 3.

Faz parte do processo de gerenciamento da continuidade dos serviços de TI definir um plano que contemple a recuperação dos serviços da maneira mais rápida possível. Para que esse plano atenda os serviços de TI prioritários para a organização, deve ser feita uma análise de impacto no negócio, na qual são identificados os serviços de TI essenciais ao negócio, com os prazos máximos e os níveis máximos aceitáveis de paralisação.

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900Q623334 | Informática, ITIL, Auditoria de Tecnologia da Informática, TCE CE, FCC

No ITIL, a seqüência correta de eventos para descrever um incidente do ciclo de vida (incident lifecycle) depois que ele ocorreu é

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