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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q641895 | Informática, ITIL, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.

O projeto de serviços, sob a perspectiva do ITIL v.3, assume que os serviços de TI são estáticos e sofrem limitadas e raras alterações relacionadas à oferta de serviços com suporte aos negócios da organização.

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942Q639154 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos fundamentos do ITIL 3, em sua estrutura, terminologia, processos e funções.

No ciclo de vida do ITIL V3, a fase de transição de serviço é responsável pela transição de serviços de TI para o ambiente operacional, e a operação dos serviços propriamente dita é efetuada pela área de operação de serviços; em razão disso, a identificação, o controle e a contabilização dos itens de configuração e ativos de serviço não é de responsabilidade da transição, mas da operação.

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943Q155125 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao modelo ITIL, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de configuração (configuration management) visa: definir objetivos, escopo, políticas, procedimentos, contexto técnico e organizacional para gerenciamento de configurações; identificar e atribuir números de versão para os itens de configuração (configuration items); evitar que itens de configuração, sem documentação de controle apropriada, sejam modificados, substituídos ou removidos.

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944Q618039 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca de processos e funções de suporte de serviços, julgue os itens de 120 a 122.

Gerenciamento de liberação é o processo responsável pela implantação de mudanças cuja responsabilidade pelos testes funcionais seja de outros processos. Essas mudanças devem ser formalmente aprovadas pelo processo gerenciamento de mudanças.

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945Q623235 | Informática, ITIL, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à versão 3 da ITIL, julgue os itens subsequentes. Quando os gestores de uma empresa desejam máxima eficiência e efetividade a cada solicitação de uma nova estação de trabalho, o processo da ITIL que está projetado para atingir esse resultado é o gerenciamento de mudanças.
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946Q617897 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Em relação a governança de TI, julgue os itens subseqüentes.

O MOF (Microsoft operations framework) é um guia, baseado no ITIL, para planejamento, implementação e manutenção de processos operacionais de TI, para soluções de serviço de missão crítica.

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947Q623792 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) está, atualmente, sob o domínio do OGC (Office of Government Commerce), órgão do governo britânico que tem como objetivo desenvolver metodologias, criar padrões e otimizar e melhorar os processos internos de tecnologia da informação (TI) em todos os segmentos do governo. Com relação à ITIL, julgue os itens a seguir.

Reconhecer as necessidades dos clientes — quando e como elas ocorrem — e compreender o contexto de mercado em que determinado serviço de TI deve operar são aspectos relacionados à etapa de melhoria contínua do serviço.

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948Q628699 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

No contexto do ITIL, considere as três especificações de processo abaixo.

I. processo que visa otimizar a capacidade da infraestrutura de TI, serviços e suporte para prover, a custo efetivo, um nível de disponibilidade que permita ao negócio atender seus objetivos.

II. processo de gerenciamento dos recursos – organizacionais, técnicos e humanos – que logicamente ordenados, garantam a manutenção dos serviços que suportam os negócios da organização, dentro de níveis de serviço acordados, incluindo o suporte mínimo necessário para a continuidade das operações no caso de uma interrupção.

III. processo de monitoração, análise e planejamento do efetivo uso dos recursos computacionais, visando definir e estabelecer uma metodologia apropriada para o acompanhamento e projeção da utilização dos recursos computacionais, incluindo os meios de transmissão de dados e a especificação das métricas e condições ótimas de operação destes recursos.

Tais especificações inserem os processos, respectivamente, em

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949Q630567 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos e funções da ITIL V3.

O alinhamento estratégico com o negócio pode ser medido pelo grau de alinhamento do serviço de TI com as atuais e futuras necessidades do negócio.

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950Q644694 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados aos conceitos da ITIL versão 3.

Dentro do ciclo de vida de serviços, proposto pela ITIL versão 3, quando há o envolvimento de fornecedores, a avaliação de soluções alternativas deve ser feita no estágio de estratégia do serviço.

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951Q642738 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

O ciclo Operação de Serviço, do ITIL, é composto por vários processos e funções. Assinale os dois processos do ciclo operação de serviços.
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952Q622783 | Informática, ITIL, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

No contexto das melhores práticas do ITIL no Gerenciamento de Serviços de TI, minimizar os impactos e prevenir recorrência dos incidentes, por meio do tratamento das causas desconhecidas de um ou mais incidentes, e procurar garantir a aplicação de métodos e procedimentos padronizados para lidar eficientemente com todas as mudanças na infraestrutura de TI, minimizando eventuais impactos na qualidade dos serviços que possam ser ocasionados por incidentes relacionados a mudanças, constituem ações adotadas no Gerenciamento de Serviços, especifica e respectivamente, nas Gerências de

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953Q612630 | Informática, ITIL

De acordo com o ITIL, os estágios do ciclo de vida do serviço são: estratégia, projeto, transição, operação e melhoria contínua. As atividades relacionadas a colocar o serviço, a partir das saídas do projeto, em um estado operacional de forma a melhor apoiar os requisitos de negócio são atividades referentes a
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954Q647233 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue os próximos itens. O aumento da disponibilidade dos serviços de TI e a otimização de recursos são alguns dos principais benefícios da adoção do ITIL para as organizações.
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955Q623043 | Informática, ITIL, Analista PGE, PGE MT, FCC

Considere, por hipótese, que um Analista de Sistemas da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso abriu um chamado relativo a um incidente. Este incidente teve o atendimento de 1º nível na Central de Serviços e, após ser inicialmente diagnosticado, o técnico não conseguiu aplicar uma solução de contorno ou fornecer uma resolução. De acordo com a ITIL v3 edição 2011, a partir deste ponto
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956Q264911 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 9a REGIÃO, FCC

No ITIL, os conceitos chaves de perspectiva, posição, plano e padrão são definidos na etapa

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957Q610784 | Informática, ITIL

Presente nas publicações do ITIL v3 relativas à melhoria contínua de serviço, ao desenho de serviço e à estratégia de serviço, a modelagem analítica
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958Q622065 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Segundo o ITIL, quando uma resolução potencial for identificada, deve ser aplicada e testada. As ações específicas a serem realizadas e as pessoas que estarão envolvidas em tomar as ações de recuperação podem variar. Dentre tais ações, encontra-se a ação:

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959Q630002 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. A etapa de Transição de Serviço da ITIL v3 tem o propósito de planejar, gerenciar mudanças nos serviços e implantar liberações de serviços com sucesso no ambiente operacional. Dentre os processos desta etapa encontra-se o processo de
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960Q638237 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao modelo ITIL, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de mudança (change management) visa o emprego de métodos e procedimentos padronizados para tratar eficientemente as mudanças e minimizar o impacto de incidentes relacionados a elas. As solicitações de mudança (requests for change) são entradas para esse processo e podem decorrer da insatisfação de clientes.

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