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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1052909 | Governança de TI, Itil, Administrador de redes, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do ITIL 2 e de conceitos referentes a entrega de serviços,
julgue os itens a seguir.
O gerenciamento de continuidade de serviços de TI é um mecanismo usado caso ocorra algum incidente ou desastre.Tipicamente, trabalha apenas com medidas reativas.
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982Q1052912 | Governança de TI, Itil, Administrador de redes, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do ITIL 2 e de conceitos referentes a entrega de serviços,
julgue os itens a seguir.
O gerenciamento de nível de serviço não prevê interface de comunicação com os clientes. Essa área é coberta pelo customer capabilit management do ITIL 2.
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983Q1052966 | Governança de TI, Itil, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.

Os livros do ITIL que versam sobre suporte a serviços e entrega de serviços referem-se, entre outras funções, aos processos de central de serviços de TI das empresas.
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984Q1059889 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

Considere as práticas de atribuição de funções de TI na gestão de responsabilidades sob as perspectivas do COBIT, ITIL e PMBOK.
Na aplicação dessas práticas é correto que se deve
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985Q1040588 | Governança de TI, Itil, Suporte Técnico, TJ PE, FCC

O processo de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI, no ciclo de vida dos serviços baseados no ITIL, é executado na fase de
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986Q1052910 | Governança de TI, Itil, Administrador de redes, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do ITIL 2 e de conceitos referentes a entrega de serviços,
julgue os itens a seguir.
Uma das medidas de continuidade de negócios utiliza uma análise de impacto nos mesmos, caso o serviço de TI deixe de funcionar.
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987Q1059630 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

Amanda é funcionária da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e está criando um novo produto por ordem da chefia. A CVM preconiza a utilização do ITIL V4 em seus projetos. Amanda notou que, dentro da prática de gerenciamento de serviços, precisava efetuar o gerenciamento do catálogo de serviços.

Dentre as atividades das práticas existentes, Amanda deverá:
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988Q1048624 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação Tarde, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a cadeia de valor de serviços na estrutura de governança ITIL 4:

I. É composta por atividades principais que colaboram para a criação, entrega e suporte contínuo de serviços de TI.

II. Permite que atividades sejam configuradas de maneira flexível, adaptando-se às necessidades e demandas específicas da organização.

III. É uma estrutura fixa de processos pré-definidos para garantir a conformidade com padrões regulamentares.


Está correto o que se afirma em
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989Q1059891 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TCE GO, FGV, 2024

Assinale a opção que descreve corretamente um ponto principal característico de COBIT 2019, ITIL v4 e PMBOK.
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990Q1052913 | Governança de TI, Itil, Administrador de redes, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do ITIL 2 e de conceitos referentes a entrega de serviços,
julgue os itens a seguir.
O processo de monitoração é exclusivo do mecanismo de gerenciamento de capacidade do ITIL 2. Dessa forma, o gerenciamento de nível de serviço não prevê monitoramento de atividades de TI.
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991Q1052967 | Governança de TI, Itil, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.

A área de entrega de serviços do ITIL é responsável pelo gerenciamento de mudanças e gerenciamento de liberações
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992Q1052969 | Governança de TI, Itil, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.

O gerenciamento de incidentes do ITIL tem como objetivo principal garantir a recuperação de serviço o mais rápido possível, reduzindo o impacto nas operações.
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993Q1059631 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

Na empresa T, Davi está implementando o gerenciamento de serviços com base no ITIL versão 4. O Sistema de Valor de Serviços (SVS) representa o modo como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor através dos serviços de TI implementados. Davi está executando práticas gerais de gestão adotadas e adaptadas para atendimento à gestão de domínios gerais. Ele busca garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização dentro de suas restrições de recursos.

Davi está implementando a prática de gerenciamento de:
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994Q1050420 | Governança de TI, Itil, Administrador de Banco de Dados, TCE PA, FGV, 2024

Considerando a legislação aplicável a licitações de bens e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), analise as afirmativas a seguir.
I. Um acordo de nível de serviço (ANS), segundo a ITIL v4, é um acordo documentado entre um provedor de serviços de TIC e um cliente que define os serviços a serem prestados e o nível de qualidade que o provedor deve se comprometer a cumprir na prestação destes serviços. Em documentos da fase interna de processos licitatórios para a contratação de Centrais de Serviços (Service Desk), como Estudos Técnicos Preliminares ou Termos de Referência, é esperado encontrar requisitos da solução de TIC no formato de ANS.
II. Na fase interna de licitações de bens e serviços de TIC no poder público, a adoção da Lei 14.133/2021 e da IN SGD/ME nº 94/2022 são mandatórias. Além destes documentos, a equipe técnica responsável deve adotar princípios orientadores e boas práticas de gerenciamento de serviços de TIC. Para isto, a lei brasileira exige que os órgãos públicos mantenham servidores capacitados, exclusivamente, nesta metodologia ITIL v4 de gerenciamento de serviços de TIC.
III. Segundo a IN SGD/ME nº 94/2022, é vedada a contratação de soluções de autenticação em aplicações destinadas a serviços públicos digitais, salvo nos casos em que o órgão ou entidade tenha obtido autorização prévia pelo Órgão Central do SISP.
Está correto o que se afirma em
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995Q1069985 | Governança de TI, Itil, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

ITIL define um conjunto de melhores práticas para os processos em uma área de TI, com a finalidade de agregar valor às áreas de negócio de uma organização. O modelo de referência de processos ITIL propõe as áreas a seguir descritas.

I- Suporte ao Serviço – os processos concentram-se nas tarefas de execução diária, necessárias à manutenção dos serviços de TI já entregues e em utilização pela organização.

II- Entrega do Serviço – os processos concentram-se nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização.

Nas áreas I e II, são processos de Gerenciamento, respectivamente:
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996Q1052896 | Governança de TI, Itil, Administrador de Banco de Dados, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nos fundamentos de ITIL, julgue os itens que se
seguem.

O gerenciamento da liberação é muito próximo do gerenciamento da configuração e do gerenciamento da mudança, e cobre o planejamento, desenho, construção e testing de hardware e software para criar um conjunto de componentes de release para um ambiente real.
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997Q1052968 | Governança de TI, Itil, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.

A segurança de hardware e software é regida pelas melhores práticas do ITIL referentes a gerenciamento de infra- estrutura.
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998Q1064095 | Governança de TI, Itil, Tarde, CVM, FGV, 2024

O analista Juca quer implementar o Sistema de Valor de Serviço (SVS) da ITIL 4. Para tanto, ele deve observar o componente que representa as recomendações que guiam as organizações em todas as circunstâncias, independente de mudanças em suas metas, estratégias, tipo de trabalho ou estrutura gerencial.
Portanto, Juca deve observar o seguinte componente:
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999Q1052911 | Governança de TI, Itil, Administrador de redes, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do ITIL 2 e de conceitos referentes a entrega de serviços,
julgue os itens a seguir.
No ITIL 2, o gerenciamento de disponibilidade faz uso constante de mecanismos de segurança da informação.
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1000Q1052964 | Governança de TI, Itil, Analista de TI, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.

O ITIL e o COBIT são modelos que buscam o alinhamento de serviços de TI com as necessidades do negócio de uma organização e seus clientes.
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