Questões de Concursos ITIL 4

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11Q903908 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte Técnico, TRF 1a, FGV, 2024

Após a implantação de um novo sistema de gerenciamento de projetos no TRF1, problemas de integração surgiram, afetando a capacidade dos usuários de acessar dados essenciais para os projetos. João, técnico que atua no suporte de TI no Tribunal, trabalhou incansavelmente junto a sua equipe para resolver esses problemas, garantindo que os serviços de TI fossem entregues em conformidade com as expectativas dos usuários e alinhados com as especificações acordadas.
A atividade na cadeia de valor ITIL 4 que tem como objetivo garantir que os serviços sejam entregues e apoiados de acordo com as especificações acordadas e as expectativas das partes interessadas é a de:
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12Q881313 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico em Informática, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Segundo o que preconiza o ITIL v4, assinale a opção que define a cooperação entre um prestador de serviços e um consumidor de serviços.
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13Q911639 | Governança de TI, ITIL 4, Auditor de Controle Externo – Área: Informática, TCEPR, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da ITIL 4, julgue os próximos itens.

I A ITIL 4 propõe o SVS (sistema de valor de serviço), um conjunto de componentes e atividades de uma empresa que possibilita a criação de valor, oferecendo maior flexibilidade na execução dos processos.
II Os sete princípios da ITIL 4 devem orientar os profissionais de tecnologia da informação na adoção do SVS, no sentido de adaptar a ITIL à realidade de suas empresas.
III A ITIL tem uma única dimensão, que é necessária para a entrega de valor aos parceiros, além de facilitar a visão segmentada da gestão de serviços.
IV As práticas da ITIL 4 fazem parte de um único grande grupo (práticas gerais de gestão) e ajudam a dar interpretações diversas ao termo processos, que é usado no dia a dia das empresas em todos os departamentos.


Assinale a opção correta.
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14Q904758 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte em Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

De acordo com a ITIL 4, para criar valor, uma organização deve fazer mais do que simplesmente fornecer um serviço. Deve também cooperar com os consumidores nas relações de serviço. Assim, existem interações entre prestador de serviços e consumidores para criação de valor.

O gerenciamento de relacionamento de serviços:
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15Q894486 | Governança de TI, ITIL 4, Tecnologia da Informação, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de práticas recomendadas para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Esse modelo define um conjunto de processos, funções e papéis que deve ser adotado pelas organizações para garantir que os serviços de TI atendam às necessidades de negócio e dos usuários finais.
Segundo o ITIL v4, o processo de gerenciamento de problemas tem como parte do seu escopo a(o)
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16Q897330 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

No ITIL 4, qual é o objetivo principal do processo de gestão de mudanças?
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17Q900128 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Tecnologia da Informação, IF TO, IF TO, 2024

No contexto do ITIL 4, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos componentes principais do modelo, essencial para garantir a entrega de valor contínuo aos clientes e outras partes interessadas?
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18Q897122 | Governança de TI, ITIL 4, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, TJ RR, FGV, 2024

Considerando aspectos da entrega de serviços segundo a metodologia ITIL v4, avalie as seguintes afirmativas:

I. Um serviço é o ato de entregar alguma coisa de valor para o consumidor.
II. Os serviços são sempre físicos e possuem valor material.
III. O serviço não precisa ser inerentemente tecnológico.

Está correto o que se afirma em
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20Q962521 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O analista Alexandre é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um novo serviço de suporte técnico remoto no TRF1. Alexandre e sua equipe estão analisando a melhor forma de implementar o serviço em operação.
Analisando os conceitos de gerenciamento de serviços de acordo com a ITIL 4, eles identificaram que a descrição formal de um ou mais serviços, projetados para atender às necessidades de um grupo de consumidores-alvo, podendo incluir mercadorias, acesso a recursos e ações de serviço, é conhecida como:
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