Questões de Concursos ITIL 4

Resolva questões de ITIL 4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q972711 | Governança de TI, ITIL 4, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

A prática do ITIL versão 4 que tem por objetivo minimizar o impacto negativo de uma interrupção não planejada de um serviço, restaurando a operação normal do serviço o mais rápido possível, é o gerenciamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q953568 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O Service Value System – SVS (Sistema de Valor do Serviço) é um conceito novo, não apresentado na penúltima versão da ITIL (V3). Tudo o que a ITIL 4 faz, desde as práticas de gestão até a governança, é parte do SVS. Sobre esse tema, os principais componentes da SVS são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q903927 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

O TRF1 deseja implementar a ITIL 4 para gerenciamento dos serviços de TI. A ITIL 4 trouxe uma nova abordagem ao gerenciamento de serviços, representada na forma de dimensões.
Assim, duas das dimensões da ITIL 4 são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q903909 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte Técnico, TRF 1a, FGV, 2024

O técnico de TI Paulo está participando da contratação do serviço de banco de dados em nuvem privada para o TRF1.
Segundo a ITIL 4, os custos envolvidos nas relações de serviço são os custos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q904015 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Governança e Gestão de Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Como parte de um projeto estratégico, o analista Diego foi designado para desenvolver a oferta de serviços de TI do TRF1.
Diego elaborou uma apresentação para mostrar à sua equipe, na qual incluiu a definição de oferta de serviços de acordo com a ITIL 4, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q973133 | Governança de TI, ITIL 4, Suporte em Tecnologia da Informação, TJDFT, FGV, 2022

Segundo o ITIL versão 4, a prática que define metas claras e baseadas no negócio para o desempenho dos serviços, permitindo que a entrega de um serviço seja devidamente avaliada, monitorada e gerenciada com relação a essas metas, é o gerenciamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q903803 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas de Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Durante uma negociação para prestação de serviços de hospedagem na nuvem, o cliente demonstrou dúvidas sobre a garantia do serviço apresentada pelo prestador.
De acordo com a ITIL 4, a garantia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q893837 | Governança de TI, ITIL 4, Simulado, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Levando-se em conta o ITIL v4, assinale a alternativa que apresenta a prática de garantir que a organização tenha a combinação certa de programas, projetos, produtos e serviços para executar a estratégia da organização dentro de suas restrições de financiamento e recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q969893 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas – Engenharia de Software, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à governança de TI e ITIL v4, julgue o item a seguir.

De acordo com ITIL v4, foco estratégico é o fator de influência para a estratégia da organização em relação a fornecedores, caracterizado pela crença de que é menos arriscado dispor de um fornecedor que já possui expertise em determinada área, em vez de desenvolver e manter internamente a expertise naquela área.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q969894 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas – Engenharia de Software, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à governança de TI e ITIL v4, julgue o item a seguir.

No contexto da administração de serviços, estão entre os objetivos da governança de TI controlar, medir e auditar a execução e a qualidade dos serviços de TI do negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.