Início

Questões de Concursos ITIL 4

Resolva questões de ITIL 4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q903803 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas de Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Durante uma negociação para prestação de serviços de hospedagem na nuvem, o cliente demonstrou dúvidas sobre a garantia do serviço apresentada pelo prestador.
De acordo com a ITIL 4, a garantia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q904015 | Governança de TI, ITIL 4, Especialista em Governança de Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

Como parte de um projeto estratégico, o analista Diego foi designado para desenvolver a oferta de serviços de TI do TRF1.
Diego elaborou uma apresentação para mostrar à sua equipe, na qual incluiu a definição de oferta de serviços de acordo com a ITIL 4, que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1008220 | Governança de TI, ITIL 4, Suporte e Infraestrutura, MPU, FGV, 2025

O analista Mário está utilizando a Biblioteca ITIL para melhorar a prestação de serviços de tecnologia da informação do MPU, começando pelo atendimento ao usuário.
De acordo com a Biblioteca ITIL versão 4, para que haja um ponto de comunicação entre o provedor de serviço e todos os seus usuários, deve-se implementar um service:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q953568 | Governança de TI, ITIL 4, Técnico de Tecnologia da Informação, UFCG, UFCG, 2025

O Service Value System – SVS (Sistema de Valor do Serviço) é um conceito novo, não apresentado na penúltima versão da ITIL (V3). Tudo o que a ITIL 4 faz, desde as práticas de gestão até a governança, é parte do SVS. Sobre esse tema, os principais componentes da SVS são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q972711 | Governança de TI, ITIL 4, Segurança da Informação, TJDFT, FGV, 2022

A prática do ITIL versão 4 que tem por objetivo minimizar o impacto negativo de uma interrupção não planejada de um serviço, restaurando a operação normal do serviço o mais rápido possível, é o gerenciamento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q904014 | Governança de TI, ITIL 4, Especialista em Governança de Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

A analista Cristina, responsável pelo departamento de TI do TRF1, trabalha para garantir que todos os sistemas operacionais suportem eficientemente as operações diárias. Durante um projeto de migração de dados para a nuvem, um dos servidores principais enfrentou um risco significativo de falha devido a problemas de conectividade. Cristina, preocupada com o impacto potencial nas operações da instituição, precisou tomar medidas rápidas para mitigar esse risco.
De acordo com a ITIL 4, o papel do prestador de serviços em relação aos riscos impostos ao consumidor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q962521 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O analista Alexandre é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de um novo serviço de suporte técnico remoto no TRF1. Alexandre e sua equipe estão analisando a melhor forma de implementar o serviço em operação.
Analisando os conceitos de gerenciamento de serviços de acordo com a ITIL 4, eles identificaram que a descrição formal de um ou mais serviços, projetados para atender às necessidades de um grupo de consumidores-alvo, podendo incluir mercadorias, acesso a recursos e ações de serviço, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q969893 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas – Engenharia de Software, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à governança de TI e ITIL v4, julgue o item a seguir.

De acordo com ITIL v4, foco estratégico é o fator de influência para a estratégia da organização em relação a fornecedores, caracterizado pela crença de que é menos arriscado dispor de um fornecedor que já possui expertise em determinada área, em vez de desenvolver e manter internamente a expertise naquela área.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q903909 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Suporte Técnico, TRF 1a, FGV, 2024

O técnico de TI Paulo está participando da contratação do serviço de banco de dados em nuvem privada para o TRF1.
Segundo a ITIL 4, os custos envolvidos nas relações de serviço são os custos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q903927 | Governança de TI, ITIL 4, Especialidade: Tecnologia da Informação, TRF 1a, FGV, 2024

O TRF1 deseja implementar a ITIL 4 para gerenciamento dos serviços de TI. A ITIL 4 trouxe uma nova abordagem ao gerenciamento de serviços, representada na forma de dimensões.
Assim, duas das dimensões da ITIL 4 são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q969894 | Governança de TI, ITIL 4, Analista de Sistemas – Engenharia de Software, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à governança de TI e ITIL v4, julgue o item a seguir.

No contexto da administração de serviços, estão entre os objetivos da governança de TI controlar, medir e auditar a execução e a qualidade dos serviços de TI do negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.