Questões de Concursos ITIL v 3

Resolva questões de ITIL v 3 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q102836 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca
do gerenciamento de serviços de TI.

Seguindo-se os processos da estratégia do serviço, tem-se a garantia de que os requisitos da estratégia de serviço são efetivamente realizados, com a utilização do controle dos riscos de falhas e de rupturas do serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q107567 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Os 5 ciclos de vida do ITIL V3 são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q103359 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca
do gerenciamento de serviços de TI.

No desenho do serviço, é correto adotar uma recuperação gradativa para a continuidade dos serviços, casos em que se usam instalações fixas dedicadas com sistemas de computadores e softwares preconfigurados prontos para executarem os serviços de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q116404 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Suporte, BRDE, AOCP

De acordo com o ITILV3, o gerenciamento de Capacidade é subdividido em três subprocessos. Assinale a alternativa que apresente esses três subprocessos corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q114019 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Finanças e Controle, MF, ESAF

No ITIL v3, o escopo da melhoria de serviço continuada aborda 3 áreas principais. Uma delas é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q116158 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Sistemas Administrador de Banco de Dados, BRDE, AOCP

Considere o seguinte cenário:
Em um dado momento, houve a necessidade de atualização/upgrade do software de banco de dados da empresa. Todavia, com esta atualização, houve a necessidade de alteração nas demais aplicações que são dependentes da primeira. A não alteração poderia influenciar no funcionamento de outros aplicativos que possuem uma certa dependência do módulo que está sofrendo a atualização. Assinale abaixo a alternativa que apresenta o processo do ITILV3 responsável por verificar sobre a influência dessa atualização nos demais aplicativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q200749 | Governança de TI, ITIL v 3, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência, CEPERJ

No que diz respeito ao modelo ITIL v.3, um macroprocesso é posicionado como núcleo do modelo de gerenciamento, com o objetivo de alinhar e integrar os serviços de TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação aos negócios da organização. Esse macroprocesso é conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q115375 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Planejamento Infraestrutura em TI, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A versão 3 do ITIL é estruturada seguindo, explicitamente, um ciclo de vida de serviços e apresenta todas as mudanças programadas a partir do estágio de estratégia do serviço. Dessa forma, as atividades do gerenciamento de mudanças iniciam-se sempre a partir desse estágio.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q101113 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Administrativo Área 4, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em conformidade com a ITIL 2011, julgue os itens a seguir, acerca
do gerenciamento de serviços de TI.

A estratégia do serviço inclui o processo de gerenciamento de estratégia para os serviços de TI, que é responsável pelo desenvolvimento e pela manutenção das estratégias de negócio e de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q258412 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Com base no ITIL, prazos devem ser acordados para todas as fases de tratamento de incidentes (estes serão diferentes dependendo do ....I...,...II... ) com base na resposta a incidentes globais e metas de resolução no âmbito ...III....


As lacunas I, II e III devem ser preenchidas correta e respectivamente por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q101279 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista Suporte de Informática, MPE RO, FUNCAB

No ITIL (v.3), o gerenciamento de mudança é um processo tratado em um estágio desse modelo conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q118076 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Um Administrador de Banco de Dados está auxiliando o Gerente de TI a planejar as demandas por serviços de suporte a bancos de dados e avaliar financeiramente esses serviços quanto aos seus custos operacionais. Essas atividades, segundo a ITIL v3 atualizada em 2011, estão contempladas no estágio do Ciclo de Vida de Serviços:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q114337 | Governança de TI , ITIL v 3, Analista de Planejamento Infraestrutura em TI, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

O gerenciamento de mudanças e o gerenciamento de configurações atualizam registros na mesma base de dados no sistema de gerenciamento da configuração, que contém detalhes e relacionamento dos itens de configuração. Por meio do gerenciamento de configuração, é possível incluir

mudanças que são realizadas mesmo sem autorização do gerenciamento de mudanças.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q114764 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Planejamento Infraestrutura em TI, INPI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da transição e da melhoria contínua de serviços do ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A linha de base da configuração deve ser consentida formalmente e administrada por meio do gerenciamento de mudança. Essa linha é utilizada como referência para desenvolvimentos futuros, para liberação e para mudança.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q236517 | Governança de TI, ITIL v 3, Programador de Computador, TRE CE, FCC

Segundo o ITIL V3, as definições de processos descrevem ações, dependências e sequência. Em relação às suas características, os processos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q148146 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1003037 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2023

Na proposta de renovação do ITIL v2 para o ITIL v3 foram escritos cinco livros. Estes livros são descritos a seguir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q993563 | Governança de TI, ITIL v 3, Suporte à Produção, IBGE, AOCP, 2019

O responsável por um projeto interno no IBGE para implantação do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para os serviços internos de TI, em seus estudos e aprofundamentos sobre esse framework, descobriu que ele é um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços que tem um ciclo de vida de 5 estágios. Quais são esses estágios da ITIL?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1003038 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2023

Quando se aplica as práticas do Cobit, a escolha dos domínios (macroprocessos) adequados como fonte de informação do conhecimento que se deseja obter, tem como ponto de partida os tópicos:
I. Planejamento e organização.
II. Aquisição e implementação.
III. Inserção da melhoria contínua.
IV. Entrega e suporte.
V. Monitoração e avaliação.

Dos macroprocessos apresentados, estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q886245 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico de Tecnologia da Informação, UFSM, UFSM, 2024

De acordo com o framework ITIL V3, o objetivo do processo de gerenciamento do catálogo de serviços é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.