Questões de Concursos ITIL v 3

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41Q1002764 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2022

Dada a relação de processos abaixo:

I. Gerenciamento de Eventos

II. Gerenciamento de Incidentes

III. Cumprimento de Requisições

IV. Gerenciamento de Acesso

V. Gerenciamento de Problemas

Identifique a alternativa que apresenta a qual livro do ITIL® (v3) pertence todos esses processos:

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42Q963276 | Governança de TI, ITIL v 3, Sistemas de Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

A fim de realizar alguns testes para preparar um relatório gerencial, um Analista necessitava obter informações e mídias físicas contendo os itens de configuração de alguns softwares, bem como suas licenças e documentação, cuja fonte fosse uma versão definitiva, autorizada e estivesse armazenada de modo seguro. Conhecedor da ITIL v3 adotada na organização, ele localizou facilmente essas informações em um ambiente específico denominado
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43Q887244 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, EMATER DF, IADES, 2024

No ciclo de vida de serviço ITILv3, o elemento cuja finalidade é habilitar o gerenciamento de serviços como um ativo da organização denomina-se
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44Q961282 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática Infraestrutura, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação que surgiu na década de 80, no Reino Unido, com o nome de GITIM (Government Information Technology Infrastructure Method) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e, em 1989, foi renomeado para ITIL. Sua primeira versão possuía 31 livros, e sua segunda versão, após atualizações e revisões, foi lançada no ano de 2000, já com “apenas” 7 livros. A versão 3 foi lançada entre os anos de 2007 e 2008, e conta com 5 livros, onde a visão de processos da V2 foi organizada em ciclos de vida, contendo cinco fases. Os cinco ciclos de vida do ITIL V3 recebem os seguintes nomes: Estratégia de Serviço; Desenho de Serviço; Transição de Serviço; Operação de Serviço; e, Melhoria Continuada de Serviço. Cada ciclo de vida é composto por vários processos. Assinale a alternativa correta acerca dos processos do ciclo de vida Desenho de Serviço.
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45Q968593 | Governança de TI, ITIL v 3, Operação de Computadores, TRERR, FCC

Uma empresa fornecedora de serviços de Data Center pretende remover do seu catálogo de serviços o suporte às telecomunicações que ligam seus clientes às suas instalações. Ela já definiu sua nova forma de operar e precisa implantar as mudanças com os clientes, estando, portanto, na fase da ITIL v3 de
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46Q1003039 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2023

Nas áreas de processos (PAs) do CMMi, a Gerência de Configuração se encontra em:
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47Q904788 | Governança de TI, ITIL v 3, Especialização em Segurança da Informação, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Considerando a biblioteca ITILv3, o processo que procura viabilizar a restauração dos serviços o mais rapidamente possível, minimizando os impactos negativos nas áreas de negócio é o gerenciamento de
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48Q969168 | Governança de TI, ITIL v 3, Suporte Técnico, TJPE, IBFC, 2017

Numa Central de Serviços (Service Desk) existe uma confusão quanto a alguns significados como por exemplo: incidente e evento. Pelo ITIL v3, atualizado em 2011, define-se que:

( ) Um incidente é uma interrupção não programada de um serviço de TI, ou uma diminuição da qualidade de um serviço de TI.

( ) Um evento é uma mudança de estado que tem significado para o gerenciamento de um item de configuração ou serviço de TI.

( ) A requisição de serviço é um pedido de um usuário para obter informações ou para o acesso a um serviço de TI.

Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) em cada definição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

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49Q886244 | Governança de TI, ITIL v 3, Técnico de Tecnologia da Informação, UFSM, UFSM, 2024

De acordo com o framework ITIL V3, é INCORRETO afirmar que um dos objetivos do processo de melhoria contínua do serviço é
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50Q964136 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Considere a ITIL V3 2011. Na Transição de Serviço da ITIL, o processo de
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51Q963277 | Governança de TI, ITIL v 3, Sistemas de Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Suponha que um Analista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 esteja atuando na gestão da melhoria contínua de serviços. A fim de executar uma gestão que garanta o sucesso, a manutenção e a evolução positiva das melhorias conquistadas, ele vem realizando periodicamente uma atividade que deve ser praticada constantemente na ITIL v3. Essa atividade, que aborda o estudo e meios de prevenção das ameaças e oportunidades externas, bem como a verificação de medidas corretivas possíveis dos pontos fortes e fracos internos do Tribunal, é conhecida como
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52Q1003036 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2023

Na área de Tecnologia da Informação as normas da ISO são de grande ajuda a manter a segurança cibernética das empresas. Seu entendimento e adoção na prática nos ajudam. Dentro do conjunto de normas temos várias normas, sendo que a ______ tem a seguinte proposta: Segurança da informação, segurança cibernética e proteção da privacidade: controles de segurança da informação.



Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

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53Q897631 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, SAAE Viçosa MG, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os processos da ITIL v.3 aos respectivos estágios do ciclo de vida de um serviço.

Coluna 1
1. Desenho de Serviço. 2. Estratégia de Serviço. 3. Operação de Serviço. 4. Transição de Serviço.

Coluna 2
( ) Gerenciamento de Problemas. ( ) Gerenciamento Financeiro de TI. ( ) Validação e Teste do Serviço. ( ) Gerenciamento da Capacidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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54Q897632 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, SAAE Viçosa MG, FUNDATEC, 2024

Na ITIL v.3, a função Central de Serviços é destinada a responder rapidamente a questões, reclamações e problemas dos usuários, de forma a permitir que os serviços sejam executados com o grau de qualidade esperado, podendo ser implementada de forma centralizada, local ou virtual. A modalidade de Central de Serviços que possui uma abordagem global, permitindo a integração dos processos de negócio à infraestrutura de gerenciamento dos serviços de TI, é chamada de:
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55Q969935 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Sistemas – Infraestrutura, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item subsecutivo, relativo ao ITIL v3.

O processo gerenciamento de configuração e de ativo de serviço da transição de serviços é responsável, dentre outros, por gerenciar a implantação de componentes finais no ambiente de produção em conformidade com os requisitos estabelecidos na estratégia e no desenho.

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56Q993411 | Governança de TI, ITIL v 3, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

Entregar um valor aos clientes a fim de facilitar o alcance dos resultados desejados por esses clientes sem onerálos de custos e riscos. Para a ITIL V3, esse é o conceito de
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57Q963220 | Governança de TI, ITIL v 3, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Um funcionário que trabalha no primeiro nível de atendimento da Central de Serviços de uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011 recebeu o chamado telefônico de um usuário que está com dificuldades para acessar um serviço. Neste caso,
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58Q993412 | Governança de TI, ITIL v 3, Desenvolvimento de Aplicações, IBGE, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta as seis publicações consideradas o núcleo da ITIL V3 e que são baseadas em ciclo de vida dos serviços.
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59Q968683 | Governança de TI, ITIL v 3, Análise de Sistemas, TRERR, FCC

Um fluxograma do trabalho de suporte a incidentes envolvendo ativos de TI está sendo descrito, acompanhado de detalhes sobre o papel e responsabilidade das pessoas, ferramentas a serem empregadas, métricas de monitoração e controle dos resultados. Esse trabalho é previsto, segundo a ITIL V3 atualizada em 2011, na fase do ciclo de vida de serviços de:
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60Q960629 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática Desenvolvimento, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O principal objetivo da estratégia do serviço é fornecer as diretrizes para fomentar os vários estágios do ciclo de vida do serviço e transformar o Gerenciamento de Serviços em um ativo estratégico, dando o direcionamento de como projetar, desenvolver e implementá-los. Assinale a afirmativa correta acerca da estratégia de serviços do modelo ITIL v3.
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