Questões de Concursos ITIL v 3

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61Q969933 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Sistemas – Infraestrutura, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item subsecutivo, relativo ao ITIL v3.

O estágio de operação no ciclo de vida do ITIL visa gerenciar os serviços responsáveis pelas atividades do dia a dia, orientando sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz em ambientes operacionais gerenciados.

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62Q969142 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Suporte, TJPE, IBFC, 2017

Ao se estudar o ITIL v3 percebe-se que ele pode ser dividido em três processos básicos: estratégico, tático e operacional. Relacione as Fases do Ciclo de Vida de Serviço do ITIL v3 da coluna I com os seus respectivos processos na coluna II:

COLUNA I

(1) Estratégias de Serviço

(2) Desenho de Serviço

(3) Transição de Serviço

(4) Operação de Serviço

COLUNA II

(A) Gerenciamento de Mudança.

(B) Gerenciamento da Demanda.

(C) Gerenciamento da Capacidade.

(D) Gerenciamento de Problemas.

Assinale a alternativa correta.

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63Q963052 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.


I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).

II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.

III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O termo de abertura mencionado no item I não pode ser utilizado para criação de um novo serviço de acordo com o ITIL v3, haja vista ser um documento para iniciar projetos segundo o PMBOK 5.

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64Q964138 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Na ITIL V3 2011, considere "um serviço de TI ou outro item de configuração que está sendo usado para entregar um serviço a um cliente". Trata-se de
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65Q964175 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Carlos trabalha em um departamento judiciário provedor de serviços de TI onde tem a ITIL v3 2011 implantada. Em razão disso, seu departamento já tomou medidas para prevenir proativamente a ocorrência de incidentes e minimizar o impacto dos incidentes que eventualmente não puderem ser evitados. Assim, no âmbito da ITIL, tais medidas são estabelecidas em
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66Q963054 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.

A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da gestão de serviços de TI e da gestão de projetos em uma organização.


I De acordo com o manual de serviços de TI da organização, o termo de abertura é usado para descrever os detalhes para um novo acordo com a fase de estratégia de serviço (da ITIL).

II Há necessidade de implantar um processo que seja responsável por gerenciar o ciclo de vida das ações concernentes à garantia de que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível e que o impacto no negócio seja minimizado.

III A organização possui um ambiente em rápida mutação, sendo difícil a definição antecipada dos requisitos e do escopo dos projetos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


O item II pode ser atendido com a implantação em conjunto do gerenciamento de incidentes da operação de serviços do ITIL v3 e com a área de conhecimento gerenciamento do tempo do projeto do PMBOK.

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67Q964174 | Governança de TI, ITIL v 3, Informática, TRF 4ª REGIÃO, FCC

De acordo com a ITIL v3 2011, Gerenciamento de Mudança é
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68Q1006441 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, VUNESP, 2020

O ITIL (v3) define três tipos de provedores de serviços, e o provedor do tipo
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69Q963219 | Governança de TI, ITIL v 3, Infraestrutura em Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC, 2019

Na busca por maior eficiência e eficácia em uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011, um Analista sugeriu modificar a infraestrutura de um ativo de TI. A permissão para tal modificação deve ser concedida no processo de Gerenciamento
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70Q1001769 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TRT 7 Região CE, FCC

NÃO é um processo chave da etapa Estratégia de Serviço (SS - Service Strategy) do ITIL v.3:

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71Q964137 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Marcos estudava a ITIL V3 2011 no âmbito da Operação de Serviço e observou que
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72Q969934 | Governança de TI, ITIL v 3, Analista de Sistemas – Infraestrutura, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Julgue o item subsecutivo, relativo ao ITIL v3.

No ciclo de vida de operações há quatro funções; a função gerenciamento de operações de TI é responsável por realizar as atividades diárias necessárias para o gerenciamento dos serviços de TI e da infraestrutura de TI de que eles dependem.

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73Q967797 | Governança de TI, ITIL v 3, Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma organização de tecnologia da informação (TI) seja gerenciada em conformidade com o ITIL versão 3, julgue o item a seguir.
A distribuição de chamada automática (DCA) da operação de serviço refere-se ao uso das tecnologias da informação para direcionar quaisquer serviços para o setor ou pessoa mais adequada no menor tempo possível.
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