Questões de Concursos Idade Contemporânea

Resolva questões de Idade Contemporânea comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q54278 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) A propósito dos processos de Unificação alemã e italiana, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q54344 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Gandhi (1869-1948) conseguiu mobilizar milhões de indianos na luta para tornar o país independente da dominação britânica, recorrendo ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q54280 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1829-1895) acreditavam que era preciso conhecer a estrutura econômica, para entender o funcionamento da sociedade e as mudanças ocorridas na história da humanidade. Para que se compreendam as idéias coletivas, o funcionamento do Estado, o modo como algumas classes sociais dominam as outras, é necessário estudar como os indivíduos se relacionam para trabalhar e produzir. O nome dado a essa teoria, sobre as leis do desenvolvimento social e concepção da história, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q54329 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFMA) São características do processo de partilha da África pelos países imperialistas europeus em fins do século XIX, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q54336 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q54346 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) A partir de 1980 e intensificando-se na década de 1990, a Europa vem passando por um processo de xenofobização e de expansão de nova forma de racismo contra imigrantes, que também se manifesta no continente americano. É característica deste renascimento da extrema-direita militante, a afirmação que os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q54341 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Durante o período de Guerra Fria, isto é, o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até a desestruturação da URSS, vários foram os conflitos que marcaram as disputas entre o bloco capitalista e o bloco socialista. Como por exemplo, a Guerra da Coréia, o Macartismo, a Guerra do Vietnã... Todavia alguns fatos especialmente acontecidos no governo de John Kennedy (1961-1963) puseram em xeque a segurança mundial na medida em que houve um perigo iminente de guerra atômica. As pessoas de todo o mundo viveram momentos de incerteza e medo ante a catástrofe que poderia abater-se sobre a humanidade. Dentre os fatos que poderiam relacionar-se ao governo Kennedy e que puseram a humanidade em alerta destacamos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q935457 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(PUC-RIO 2007)

“...Nós conquistamos a África pelas armas...temos direito de nos glorificarmos, pois após ter destruído a pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma vergonha para a Europa inteira, agora temos outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás...” (“ Da influência civilizadora das ciências aplicadas às artes e às indústrias”. Revue Scientifique, 1889)

A partir da citação acima e de seus conhecimentos acerca do tema, examine as afirmativas abaixo.

I - A idéia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a política imperialista.

II - Aquela não era a primeira vez que o continente africano era alvo dos interesses europeus.

III - Uma das preocupações dos países, como a França, que participavam da expansão imperialista, era justificar a ocupação dos territórios apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas.

IV - Para os editores da Revue Scientifique (Revista Científica), civilizar consistia em retirar o continente africano da condição de atraso em relação à Europa.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q54333 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(F. M. Itajubá-MG) Dois momentos marcantes na História americana, com repercussão em todo o mundo ocidental, foram o “crack” de 1929 e o “New Deal”. A que se referem essas duas expressões, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q54285 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE)
I. “Sob a influência da burguesia industrial, sobretudo da Prússia, estabeleceu-se o Zollverein; uma união aduaneira com o objetivo de eliminar os impostos alfandegários entre os diferentes Estados da Confederação Germânica.”
II. “O personagem-síntese do nacionalismo alemão (...) não mediu meios para edificar o Segundo Reich alemão. (...) Após a vitória sobre a França, ao regressar a Berlim, o ‘chanceler de ferro’ foi reconhecido como fundador do novo Reich. Ninguém, a serviço de um rei, desde Richelieu, havia tão rapidamente elevado a importância de seu soberano, ao mesmo tempo acrescendo, com tão bons resultados, sua autoridade no governo. (...)”

PALMER, Alan. Bismarck, Trad. Brasília: Universidade de Brasília, 1982. In: VICENTINO, Cláudio. História Geral.

Os textos identificam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q54279 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

Leia o fragmento seguinte, cuja referência bibliográfica foi intencionalmente omitida.

“A burguesia não forjou apenas as armas que lhe trarão a morte, produziu também os homens que empunharão essas armas: os operários modernos, os proletários. A queda da burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. Os proletários nada têm a perder, a não ser as próprias cadeias. E têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos”. [adaptação]

As idéias contidas nesse fragmento são representativas do(a) a das alternativas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q54283 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Leia os itens abaixo que se referem a possíveis resultados imediatos da guerra Franco-Prussiana de 1870:

I. A ocupação imperialista da Argélia pela França.
II. A fundação da Internacional pelos nacional-socialistas da Áustria.
III. O fim do II Império Francês de Luís Bonaparte e a instauração do II Reich.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q54339 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre a desagregação do Bloco Socialista, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q54325 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) Em 1939 começa a II Guerra Mundial. Ela se estende até 1945 e coincide, na História do Brasil, com o Governo Getúlio Vargas. Ditador por excelência, Getúlio assiste à destruição do Nazifascismo, partidos que se identificavam com o seu perfil. Pressionado pelos E.U.A., Getúlio é obrigado a “descer do muro” e apoiar os aliados. Neste cenário, assinale o item correto sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q54316 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) A revolução Meiji é um evento da história do Japão que determinou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q935453 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UFMS) A Doutrina Monroe, em conjunto com outros fatores, assinalou o que mais tarde se configuraria no imperialismo norte-americano, auxiliando na consolidação dos EUA como uma das maiores potências mundial do século XX.

A questão política expansionista dos EUA está associada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q54347 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes. Isto se explica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q54276 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q54354 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

UFSE Destinada a substituir a fraca e ineficiente Liga das Nações, a ONU — Organização das Nações Unidas — passou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, com o objetivo principal de: manter a paz e a segurança internacionais e de desenvolver a cooperação entre os povos na busca de soluções dos problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. A ONU obteve relativo sucesso, especialmente na área de justiça, embora não tenha conseguido solucionar satisfatoriamente os grandes conflitos internacionais nas décadas seguintes à Segunda Guerra. O direito de veto das grandes potências limitou sua atuação, retirando-lhe parte da credibilidade que deveria possuir como organização efetivamente representativa de todos os países do mundo. A afirmação do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q935458 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UDESC 2008) No decorrer do século XIX, as grandes potências européias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas consequências, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.