Início

Questões de Concursos Idade Contemporânea

Resolva questões de Idade Contemporânea comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q54322 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q54334 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Uniderp-MS) A expansão neocolonialista européia do final do século XIX resultou, entre outras conseqüências,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q54345 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q54328 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre as transformações territoriais ocorridas na Europa, após a I Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q54353 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, à exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q935455 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(ENEM 2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q935461 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(ENEM PPL 2013) A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela. Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante.

SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).

O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justificavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q54343 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q935460 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

Texto associado.

(Unespar 2015)

“Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados, [chamada de A era dos impérios], foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta em fortes e fracos, em ‘avançados’ e ‘atrasados’ que já observamos. Foi também notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. A Grã-Bretanha aumentou seus territórios em cerca de dez milhões de quilômetros quadrados, a França em cerca de nove, a Alemanha conquistou mais de dois milhões e meio, a Bélgica e a Itália pouco menos que essa extensão cada uma [...].
Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1998. p.91.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o imperialismo, indique a afirmativa correta.

I. Motivados pelo desenvolvimento industrial no século XIX, os governos europeus buscaram expandir seus domínios territoriais e aumentar a aquisição de matérias-primas. Com isso, iniciaram uma acirrada disputa por territórios.
II. A conquista imperialista foi realizada com grande violência, causando a morte de milhares de nativos das nações dominadas. Além disso, desestruturo a sociedade e a cultura de diversos povos, que ainda hoje sofrem as consequências da dominação imperialista.
III. Os povos da África, Ásia e Oceania não resistiram à invasão de seus territórios e à dominação estrangeira, pois não tinham força militar e logo perceberam que seriam beneficiados com a entrada de todo aparato estatal estrangeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q54352 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) NÃO pode ser considerado(a) conseqüência da crise econômica de 1929
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q54348 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As reformas políticas e econômicas iniciadas por Mikhail Gorbatchov, em fins da década de 1980, na União Soviética, se fizeram acompanhar de muitas transformações nos países do Leste europeu, aprofundando a crise do socialismo na região. Sobre essas mudanças, estão corretas as seguintes afirmações, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q935454 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UDESC 2008) É incorreto afirmar, sobre o imperialismo do final do século XIX:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q54340 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q54355 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFR-RJ) A seis de outubro de 1973, o dia do perdão judeu (Yom Kippur), tropas egípcias cruzaram o canal de Suez, tentando recuperar a honra perdida em 1967 na Guerra dos Seis Dias. Ao norte, as Colinas de Golã foram invadidas por tropas sírias de Hafez al Assad. Dentro daquele quadro histórico, conhecido como Guerra-Fria, notamos que os constantes choques entre árabes-muçulmanos e israelenses foram acompanhados de uma disputa mais ampla entre os EUA e a URSS por áreas de influência econômica e política. O estudo destes conflitos permite-nos conclusões acerca de uma grande crise a nível mundial, que inclusive atingiu em cheio o Brasil dos Governos Ditatoriais Militares, pondo em xeque a continuação da sua política do chamado “Milagre Brasileiro”. A crise mundial, provocada pelo conflito descrito acima, relaciona-se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q54335 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-SP) O período que separou a Primeira Guerra Mundial da Segunda Guerra Mundial caracteriza-se, entre outras coisas,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q54282 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “8 de maio de 1838 Aos honrados Comuns, reunidos em Parlamento, a abaixo –assinados, sofredores patrícios. (...) Queira por favor a Vossa Honrada Casa (...) consagrar (...) uma lei garantindo a todo indivíduo masculino de idade legal, de mente sadia e não acusado de crime, o direito de voto para membros do Parlamento e dirigindo todas as futuras eleições de membros do Parlamento a ser processados por meio de voto secreto (secret ballot) e, determinando que a duração do Parlamento assim escolhido, em caso algum, exceda o prazo de um ano, abolindo as condições de propriedade para os membros, provendo-lhes a devida remuneração enquanto desempenharem seus deveres parlamentares.”

Petição do Parlamento da Grã-Bretanha e a Irlanda: 8/5/1838.

O movimento cartista teve, na primeira metade do século XIX na Inglaterra, um papel primordial na discussão das relações sociais e políticas naquele país. Pela leitura das reivindicações citadas acima pode-se afirmar que, naquele momento, seus participantes, priorizavam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q54351 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RS) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano lançou o Plano Marshall, que se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria. Este plano visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q935456 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

Texto associado.

(ENEM 2011)

Texto I

A escravidão não é algo que permaneça apesar do sucesso das três revoluções liberais, a inglesa, a nortea-mericana e a francesa; ao contrário, ela conhece o seu máximo desenvolvimento em virtude desse sucesso. O que contribui de forma decisiva para o crescimento dessa instituição, que é sinônimo de poder absoluto do homem sobre o homem, é o mundo liberal.

LOSURDO, D. Contra-história do liberalismo. Aparecida: Ideias & Letras, 2006 (adaptado).

 

Texto II

 

E, sendo uma economia de exploração do homem, o capitalismo tanto comercializou escravos para o Brasil, o Caribe e o sul dos Estados Unidos, nas décadas de 30, 40, 50 e 60 do século XIX, como estabeleceu o comércio de trabalhadores chineses para Cuba e o fluxo de emigrantes europeus para os Estados Unidos e o Canadá. O tráfico negreiro se manteve para o Brasil depois de sua proibição, pela lei de 1831, porque ainda ofereceu respostas ao capitalismo.

TAVARES, L. H. D. Comércio proibido de escravos. São Paulo: Ática, 1988 (adaptado).

Ambos os textos apontam para uma relação entre escravidão e capitalismo no século XIX. Que relação é essa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q54326 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) A escalada militarista, a falência dos organismos internacionais, o “apaziguamento”, o isolacionismo norte-americano e o colapso da diplomacia foram decisivos para desencadear a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q935459 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(UDESC 2008) É incorreto afirmar, sobre o imperialismo do final do século XIX:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.