Início

Questões de Concursos Identidade dos Seres Vivos

Resolva questões de Identidade dos Seres Vivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1030642 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Área II, PC MG, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.
Uma funcionária do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no Rio, recorda quando foi chamada para periciar um homem enforcado. Apesar do rosto desfigurado, o corpo apresentava um estado incomum de conservação.
Os legistas apostavam em uma morte recente. Ao investigar os insetos, ela percebeu o erro. As larvas mais velhas de insetos, aquelas que os peritos criminais procuram em primeiro lugar, testemunhavam uma morte ocorrida há semanas.

(Adaptado de G1, 10/10/2010)

Com relação aos insetos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Por causa do exoesqueleto e sua troca periódica, o crescimento dos insetos não é contínuo: há momentos sem nenhum crescimento, alternados com outros de crescimento.

( ) A metamorfose é uma característica do desenvolvimento encontrada em todos os grupos de insetos.

( ) O corpo de um inseto é dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdome. Nesse último estão presas as asas, sendo que a maioria dos insetos possui dois pares de asas.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1021331 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2022

Conforme a ANVISA, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é o organismo responsável pelas atribuições relativas ao estabelecimento de normas, análise de risco, definição dos níveis de Biossegurança e classificação de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Segundo a CTNBio, os níveis de Biossegurança são classificados em quatro: NB-1 (nível 1 de Biossegurança); NB-2 (nível 2 de Biossegurança); NB-3 (nível 3 de Biossegurança); e NB-4 (nível 4 de Biossegurança). Da mesma forma, os agentes biológicos são classificados como pertentes a 4 classes de risco: Classe de Risco I, Classe de Risco II, Classe de Risco III e Classe de Risco IV. Assinale a alternativa que apresenta organismos da Classe de Risco III.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1029427 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O sistema nervoso integra e coordena as funções e ações do corpo. Ele é formado por neurônios que transmitem impulsos nervosos, e por células de suporte, as células da glia.
Com relação ao sistema nervoso humano, analise os itens a seguir.

I. Os neurônios recebem impulsos nervosos por meio de seus dendritos e transmitem impulsos a outros neurônios, músculos ou outras células por meio de axônios.
II. Uma resposta rápida e involuntária do nosso corpo a um estímulo envolve apenas a ação de órgãos componentes do sistema nervoso periférico.
III. A situação em que um atleta começa a correr, após escutar o sinal de largada de uma prova, é um exemplo de uma resposta reflexa medular (ato reflexo).

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q896314 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

A sorologia para o diagnóstico da infecção pelo HBV envolve a pesquisa de diferentes marcadores séricos que auxiliam o médico assistente a identificar qual a fase da doença.

Em relação às afirmativas abaixo identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem:


I O anti-HBs reagente isoladamente indica reação vacinal.

II Uma amostra com HBeAg reagente é altamente infectante.

III HBsAg reagente por menos de seis meses indica infecção crônica.

IV O anti-HBc total reagente indica infecção crônica ou contato prévio com o HBV.


A opção correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1046929 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Leia o trecho abaixo.

Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".

Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas

A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1031583 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Naturais Física Biológica e Química, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O sistema urinário, juntamente com outros sistemas do organismo humano, colabora para a manutenção de um meio interno constante e compatível com a vida, isto é, colabora para a homeostase.
Assinale a opção que indica a primeira etapa da formação da urina nos rins humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1043411 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A pesca por arrasto de camarão é uma das modalidades que mais impacta os ecossistemas, sendo responsável pelo descarte de organismos capturados acidentalmente, denominados de fauna acompanhante ou bycatch. No Brasil a captura anual de bycatch é de aproximadamente de 453.900 toneladas. Em Macaé, verificou-se que 12,5% do bycatch eram de poliquetas.

(Adaptado de PAULA, M. S. Macroinvertebrados Acompanhantes da Pesca Artesanal de Camarões Associados aos Saberes Locais dos Pescadores em Macaé, RJ. Dissertação de mestrado, 2018)


Nos poliquetas, as cerdas, compostas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1047025 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Preencha corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Em uma pessoa jovem e com boa saúde, quando ocorre a sístole (contração) dos ventrículos, as grandes artérias _____________e a pressão sanguínea em seu interior atinge, em média, cerca de_______________.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q937479 | Biologia, Identidade dos seres vivos, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Problemas no DNA são responsáveis por cerca de metade dos casos de perda de audição na infância. Um estudo com camundongos mostrou que a injeção de um vírus, geneticamente modificado, no embrião desses animais pode corrigir o problema e restaurar parte da audição.

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 11 jul. 2015 (adaptado).

De acordo com o texto, qual técnica permite a correção parcial do problema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1042111 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os espermatozoides são produzidos por espermatogênese nos testículos. Durante a espermatogênese ocorrem diferentes fases.

A fase de crescimento corresponde à(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1083080 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

No que se refere à biologia do Aedes aegypti, analise as afirmativas a seguir:

I- A fecundação se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas, em condições favoráveis de umidade e temperatura. Uma vez completado o desenvolvimento embrionário, os ovos são capazes de resistir a longos períodos de dessecação, que podem prolongar-se por mais de um ano. Já foi observada a eclosão de ovos com até 450 dias, quando colocados em contato com a água.
II- Na pesquisa das larvas, é preciso que se destampe com cuidado o depósito e, ao incidir o jato de luz, percorrer rapidamente o nível de água junto à parede do depósito. Com a luz, as larvas se deslocam para o fundo. Tendo em vista a maior vulnerabilidade nesta fase, as ações do Plano de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa) devem preferencialmente atuar na fase larvária.
III- As pupas não se alimentam. É nesta fase que ocorre a metamorfose do estágio larval para o adulto. Quando inativas, mantêm-se na superfície da água, flutuando, o que facilita a emergência do inseto adulto. O estado pupal dura geralmente de dois a três dias.
IV- O adulto de Aedes aegypti representa a fase reprodutora do inseto. Como ocorre com grande parte dos insetos alados, o adulto representa importante fase de dispersão. Entretanto, com o Aedes aegypti, é provável que haja mais transporte ativo de ovos e larvas em recipientes do que dispersão passiva pelo inseto adulto.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q991245 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biólogo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Sobre a Dengue, analise as seguintes afirmativas:
I – o mosquito Aedes aegypti utiliza a água parada para colocar seus ovos, os quais originam mosquitos que podem tornar-se vetores da doença.
II – o homem é hospedeiro intermediário do Aedes aegypti.
III – o Aedes aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, porém é o vetor de outras doenças como a Febre Amarela urbana, Zika e Chikungunya.
IV – após a picada do mosquito, estamos sujeitos à contaminação por diversos tipos de bactéria, como a causadora da dengue.
Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1049888 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da estrutura bacteriana, julgue o item subsequente.

Em um processo infeccioso, a classificação com base na forma de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas define o tipo de método de controle do crescimento microbiano que deve ser utilizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q937015 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Durante a evolução das plantas, ocorreu uma transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre graças ao surgimento de algumas estruturas que as tornaram independentes da água. Esse fato permitiu maior dispersão desse grupo de seres vivos, sendo possível observá-los em diferentes ambientes na atualidade.

Qual estrutura possibilitou a independência da água para a fecundação dos seres vivos citados acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1042110 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Agrupadas na divisão Anthophyta, as angiospermas se diversificaram pelo planeta provavelmente devido ao seu eficiente sistema de vasos condutores e à presença de flores e frutos.
LINHARES, S. et al. Biologia hoje. Volume 2. São Paulo: Ática, 2016. Adaptado. Com relação às angiospermas, analise as afirmativas a seguir.

I. São exemplos de monocotiledôneas: o arroz, a aveia, o abacaxi, o alho e as orquídeas.
II. Nas angiospermas, a planta propriamente dita é o gametófito. O esporófito é extremamente reduzido e se desenvolve dentro dos tecidos do gametófito.
III. Das angiospermas conhecidas, a minoria depende de animais polinizadores para produzir frutos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1042180 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em um estudo do meio na reserva ecológica de Tapacurá (PE), área remanescente de Mata Atlântica, a qual abriga mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil, um estudante questionou sobre a classificação correta desta planta e a característica morfológica presente neste grupo. Assim, identifique nas opções a seguir a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q894844 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Área: Zoologia, UFAPE, Instituto Access, 2024

Os vermes do filo Nematoda são classificados em duas grandes classes: a Secernentea, cujos representantes podem ser espécies parasitas ou de vida livre, com anfídeos espiralados e com algumas espécies possuindo fasmídeos; e a Adenophorea, com a grande maioria de seus representantes sendo de vida livre, embora, também, alguns parasitas estejam inclusos nesta classe. Os vermes Adenophorea, entretanto, possuem anfídeos saculares bem desenvolvidos e fasmídeos ausentes. Com relação aos vermes parasitas da classe Secernentea, alguns possuem um ciclo de vida um pouco diferente dos outros nematoides, porque são transmitidos ao hospedeiro através da picada de um mosquito, de modo semelhante aos vírus muito comuns hoje em dia, como a Dengue, Chikungunya e Zika. Esses vermes são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1030404 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Na evolução dos representantes do reino Plantae, o ciclo de vida que persistiu foi o que apresenta alternância de gerações.
Nas pteridófitas, o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.