Questões de Concursos Identidade dos Seres Vivos

Resolva questões de Identidade dos Seres Vivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q1030404 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Na evolução dos representantes do reino Plantae, o ciclo de vida que persistiu foi o que apresenta alternância de gerações.
Nas pteridófitas, o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1049891 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, com relação às características e aos mecanismos de infecções causados por vírus, bactérias e protozoários.

A leishmaniose visceral, provocada por um protozoário que se aloja em animais mamíferos, é transmitida pela picada dos flebotomíneos fêmea.

  1. ✂️
  2. ✂️

184Q1061183 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos bacteriófagos, julgue o item a seguir.

No processo de replicação, durante o ciclo lítico, o bacteriófago incorpora seu material genético ao genoma bacteriano, adota a condição de profago e se replica sem ocasionar a morte da célula hospedeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q1028267 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Após mais de um século de extinção local, a anta (Tapirus terrestris), o maior mamífero terrestre do Brasil, está de volta às florestas do Estado do Rio de Janeiro. O projeto Refauna, coordenado pelo biólogo Maron Galliez, tem trabalhado para repor essa espécie na Mata Atlântica fluminense, particularmente na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu.

(A Voz da Serra, 14 de novembro de 2024)

A anta (T. terrestris) é um Chordata, categoria taxonômica que corresponde a um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1051083 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No triênio de 2017 a 2019, o Brasil viveu a maior epidemia de febre amarela desde a década de 40 do século anterior. No período, apesar da morte de um macaco por febre amarela ter sido confirmada em Caraguatatuba, não houve ocorrência de febre amarela em humanos no município.
Com relação à febre amarela, analise os itens a seguir:

I. A doença é causada por um arbovírus, que pode ser transmitido por fêmeas de mosquitos Aedes aegypti, mesma espécie transmissora dos vírus da dengue, zika e chikungunya. II. O vírus da febre amarela silvestre pode ser transmitido a humanos por mosquitos do gênero Haemagogus e por mordidas de primatas não humanos hospedeiros do vírus, como os macacos. III. A vacina da febre amarela contém dois tipos de antígenos, protegendo contra as duas formas virais causadoras da doença – o vírus silvestre e o vírus urbano.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1012564 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, referente a microbiologia.

Durante a coloração de Gram, as bactérias gram-negativas têm sua parede celular desidratada pelo álcool, o que promove o fechamento dos poros na parede celular.

  1. ✂️
  2. ✂️

188Q1034386 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Área I, PC MG, FGV, 2025

— Vocês acharam o corpo em uma floresta?

— Não. Em um descampado.

— O homicídio não ocorreu lá. Tudo indica que foi dentro de uma mata fechada.


O assassino, no interior de Minas Gerais, tornou o cadáver irreconhecível. A pista que levou os policiais a procurarem o criminoso nas cidades vizinhas, as larvas encontradas no corpo, pertenciam a espécies de insetos da mata e não havia florestas no município onde o corpo foi encontrado.

(Adaptado de G1, 10/10/2010).

Os insetos que, na metamorfose, apresentam forma larvar são chamados de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1046930 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Segundo Dia, COLÉGIO NAVAL, Marinha, 2021

Texto associado.
"Na luta contra o coronavírus, laboratórios, institutos e universidades em todo o mundo trabalham fortemente na produção de vacinas. O objetivo da produção de todo imunizante é o mesmo: proteger o maior número de pessoas e, finalmente, conter a pandemia. A tecnologia para conseguir a imunização é que pode variar.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de dois imunizantes: um produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac e outro feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. São dois tipos diferentes de vacina, mas que cumprem, com a devida segurança às populações, o papel de minimizar as infecções e a gravidade dos casos provocados pelo SARS-CoV-2.
As vacinas com vírus inativados são as mais antigas, desenvolvidas jà hà cerca de 70 anos. A tão falada Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, também utiliza dessa tecnologia de inativação virai. Como sabemos, essa vacina tem uma eficácia geral de 50,34% e de 78% para casos que precisam de algum atendimento médico.
Jà as vacinas de RNA são uma tecnologia mais moderna, que ganhou visibilidade na pandemia. Pequenos fragmentos do RNA mensageiro são injetados nas células, que produzem proteínas virais. Isso engana o sistema de defesa cómo se fosse uma ameaça, gerando uma resposta imune: As vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 utilizam desse método."


Adaptado de <https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/4-tipos-de-vacinas-e-o-uso-delas-contra-a-covid-19/>
Leia as afirmativas abaixo:

I- Quando expelidos por um individuo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.
lI- O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importência para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.
IlI- As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.
IV- A introdução de fragmentos do código genético virai por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.

A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1043405 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O atual sistema de classificação biológica foi fortemente influenciado pelo trabalho do botânico sueco Carl Linnaeus, realizado no século XVIII. Linnaeus desenvolveu o sistema de nomenclatura binomial e o sistema hierárquico de categorias taxonômicas (conhecidas como táxons), ambos usados até hoje. Considerando os sete táxons clássicos, é correto afirmar que, na classificação biológica do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1068242 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Magistério Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A onça-parda (Puma concolor), e o jaguarandi (Puma yagouaroundi) são mamíferos habitantes das Américas.
A análise das informações taxonômicas contidas nos nomes científicos permite afirmar, com certeza, que tais mamíferos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q1030407 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

O Rio Grande do Norte registrou um crescimento alarmante de 98,3% nos casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) entre 2013 e 2023. (Fonte: Por dentro do RN, 01/12/2024. Adaptado)

O HIV é classificado como um retrovírus, pois apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q991243 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Biólogo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Os Protozoários são organismos que são classificados de acordo com sua forma de locomoção. Das doenças listadas a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q898863 | Biologia, Identidade dos seres vivos, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A guerra biológica se baseia no uso de microrganismos e de seus produtos tóxicos para provocar lesões, enfermidades e morte em homens, animais e plantas.
Excerto I.Parâmetros específicos, tais como taxas de morbidade e mortalidade, virulência, toxicidade, inóculo inicial, período de incubação, transmissibilidade, potencial endêmico, estabilidade, características da dispersão e efeito residual, estabelecem os critérios de escolha dos agentes biológicos para fins bélicos.
Excerto II.O processo pelo qual os microrganismos ou toxinas são distribuídos no meio ambiente, a fim de causar infecção e/ou intoxicação, é denominado dispersão. As armas biológicas podem atingir os organismos susceptíveis (homens e animais), apenas por via oral e inalatória.
Fonte: TUTUNJI, Valdi Lopes. Guerra biológica: uma revisão. Universitas: Ciências da Saúde, v. 1, n. 1, p. 105-139, 2003.

Analise os excertos acima, apresentando-os na sequência, e indique a alternativa correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q1061011 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à taxonomia e à nomenclatura de vírus, julgue o item subsequente.

A família Potyviridae caracteriza-se por vírions de partículas filamentosas, flexíveis, ausência de envelope e material genético em fita simples de RNA, senso positivo, geralmente transmitidos por afídeos de maneira não-persistente e com material genético monopartido (mas bipartido em espécies de Bymovirus, transmitidas por Plasmodiophomycetes).

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q1028265 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

O curimatã (Prochilodus britskii), um peixe raro de água doce do Brasil, é uma espécie endêmica brasileira. Considerando sua pequena área de ocupação, número de localizações menor que cinco e o declínio continuado na qualidade do habitat por ação antrópica, a espécie foi categorizada como “Em Perigo (EN)”. O curimatã (P. britskii) é um Actinopterygii de água doce, o que significa que seu meio interno é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q1078050 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Ostras, polvos e caracóis se assemelham em muitas características morfológicas e fisiológicas, mas existem diferenças entre eles. O estudo taxonômico desses animais permite incluí-los no mesmo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1017143 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos hormônios vegetais, julgue o próximo item.

As citocininas estimulam a divisão celular e atuam em conjunto com as auxinas no desenvolvimento das plantas, sendo fundamentais na regulação do crescimento e na manutenção da dominância apical.

  1. ✂️
  2. ✂️

200Q1027644 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Uma semente consiste em um embrião e seu suprimento nutricional envolvidos por um revestimento protetor. Quando maduras, as sementes são dispersas pelo vento ou por outros agentes, possibilitando que colonizem locais distantes. Isso faz delas um exemplo de versatilidade e êxito das plantas com sementes como produtores dominantes no ambiente terrestre.

A respeito das adaptações terrestres que as plantas com sementes adicionaram àquelas já presentes em plantas avasculares e plantas vasculares sem sementes, julgue (C ou E) o item a seguir.

Além de sementes, todas essas plantas têm gametófitos reduzidos, heterosporia, óvulos e pólen.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.