Início

Questões de Concursos Identidade dos Seres Vivos

Resolva questões de Identidade dos Seres Vivos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1042187 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos assuntos que os estudantes mais gostam é a classificação dos seres vivos em cinco reinos, a partir do reconhecimento do reino Fungi pelo pesquisador norte americano Robert Whittaker em 1969. No entanto, um dos problemas de utilizá-los na sistemática é que dois deles não são monofiléticos e, assim, causam bastante confusão na hora dos estudantes compreenderem a diversificação dos reinos. Estes reinos não naturais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1083413 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa que cita corretamente o que é a infecção parasitária conhecida popularmente como bicho geográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1078050 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Ostras, polvos e caracóis se assemelham em muitas características morfológicas e fisiológicas, mas existem diferenças entre eles. O estudo taxonômico desses animais permite incluí-los no mesmo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1018722 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a imunologia, julgue o item seguinte.

Moléculas do MHC de classe I podem ligar-se de forma estável em sítios invariáveis contidos na extremidade da fenda de ligação de um peptídeo pelo contato entre átomos amino e carboxiterminais livres.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q1018724 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a imunologia, julgue o item seguinte.

A imunidade humoral é mediada por anticorpos produzidos por linfócitos T, ao passo que a imunidade celular é mediada por linfócitos B.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q1016491 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das relações entre solo, microrganismos e plantas, julgue o item a seguir.

A associação micorrízica arbuscular ocorre quando um esporo ou uma hifa de fungo cresce em direção à raiz, penetrando as células da epiderme e ramificando-se no córtex radicular, no qual se estabelece a simbiose funcional.
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q1089348 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Na sistemática moderna, a filogenia é construída com base em caracteres morfológicos, moleculares e fósseis.

Sobre classificação biológica, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1018723 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação a imunologia, julgue o item seguinte.

Eosinófilos induzem a síntese de mediadores químicos que ampliam a resposta inflamatória pela ativação de células epiteliais e pelo recrutamento e ativação de mais eosinófilos e leucócitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q1021333 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2022

O macrófago é uma das células do sistema imunológico. Sobre a função dessa importante célula do sistema imunológico inato, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1021335 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Biólogo, EBSERH, IBFC, 2022

A transfusão sanguínea é uma forma de transplante na qual o sangue total ou células sanguíneas de um ou mais indivíduos são transferidos intravenosamente para a circulação de outro indivíduo. As transfusões sanguíneas são realizadas mais frequentemente para repor o sangue perdido por hemorragia ou para corrigir defeitos causados pela produção inadequada de células sanguíneas, que pode ocorrer em uma variedade de doenças. A principal barreira para as transfusões sanguíneas bem-sucedidas é a resposta imune contra moléculas da superfície celular, que diferem entre os indivíduos. O sistema de aloantígenos mais importante na transfusão sanguínea é o sistema ABO. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1032886 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Durante uma avaliação formativa de Embriologia Animal, o professor detecta que os estudantes apresentam dificuldades em diferentes pontos do conteúdo como:

- Diferenciar os estágios iniciais do desenvolvimento embrionário (ex.: mórula, blástula, gástrula).
- Associar os folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma, endoderma) aos tecidos e órgãos formados em vertebrados.
- Comparar o desenvolvimento embrionário de diferentes grupos animais (ex.: anfíbios vs. aves vs. mamíferos).
Para superar essas lacunas, o professor planeja utilizar estudos dirigidos comparativos, mas precisa definir a estratégia mais eficaz para consolidar os conceitos.

Dentre as propostas apresentadas nas alternativas, qual proposta de estudo dirigido prioriza a aprendizagem significativa e a superação das dificuldades identificadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q1032888 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Habilitação Biologia, SEDUC MT, FGV, 2025

Em uma visita acadêmica para atividades de estudo do meio a uma reserva ecológica no Pantanal Sul-mato-grossense, o professor aproveitou a oportunidade para trabalhar o reconhecimento de espécies de diferentes grupos vegetais junto aos estudantes do Ensino Médio. Durante a atividade, os estudantes se deparam com as seguintes situações:

1. Em áreas alagadiças, encontram pequenas plantas verdes, sem vasos condutores, formando "tapetes" sobre troncos caídos.
2. Nas margens de um riacho, observam plantas com folhas recortadas, vasos condutores visíveis, mas sem flores ou sementes.
3. Em áreas mais elevadas, identificam arbustos com flores e frutos secos, além de palmeiras típicas do bioma.

Ao coletar amostras, um estudante traz uma planta de 30 cm de altura, com rizoma, folhas pinadas e soros na face inferior. Ele afirma: "Essa é uma fanerógama, porque é grande e tem estrutura complexa!.” Qual ação do professor promove a correção do erro conceitual de forma contextualizada durante a saída de campo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1016770 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à composição, estrutura e morfologia dos vírus fitopatogênicos, julgue o item a seguir.

Os geminivírus pertencem à família Geminiviridae e possuem genoma circular com fita simples de DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q1020413 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do sistema imunológico, julgue o item seguinte.
Os linfócitos B, quando ativados, podem se diferenciar em células efetoras, capazes de secretar anticorpos, ao passo que os linfócitos T, quando ativados, podem se diferenciar em células citotóxicas ou em células capazes de ativar outras células de defesa, coordenando, assim, a resposta imunológica.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q1078051 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Nos grandes grupos de vertebrados, o sistema cardiovascular apresenta variações em relação à anatomia do coração e à trajetória do sangue arterial e do sangue venoso nesse sistema. Dessa forma, o coração do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1034383 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Área I, PC MG, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A identificação dos tipos de fungos encontrados em um cadáver pode auxiliar na determinação do intervalo post mortem. Um estudo realizado no Ceará, analisou amostras retiradas de cadáveres em diferentes estágios de decomposição e os resultados mostraram, de modo geral: prevalência dos gêneros Aspergillus e Candida, no período gasoso; Candida, no período coliquativo; e Aspergillus, Penicillium e Mucor, no período de esqueletização.

D.A.D. WEÇOSKI & P. DALZOTO. Revista Brasileira de Criminologia. 12(2), p. 112-121, 2023. (Adaptado).


Com relação aos fungos de interesse forense, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para diferenciar fungos unicelulares de células bacterianas crescendo sobre cadáveres, pode-se avaliar a composição da parede celular. Nos fungos, ela contém predominantemente celulose, enquanto nas bactérias, a composição é de peptidoglicana.
( ) Alguns fungos são dimórficos, apresentando duas formas de crescimento – filamentosa ou levedura – e podem passar de uma forma para outra quando mudam as condições ambientais.
( ) A dosagem de etanol em amostras biológicas post mortem pode sofrer interferência devido à presença de leveduras que realizam a fermentação.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q1035008 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, atua na regulação e controle das funções do nosso corpo.

Sobre a colecistocinina (CCK), hormônio produzido no trato gastrointestinal, assinale a opção que indica, corretamente, sua função.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1016484 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, relativos à biologia e ecologia de insetos e a métodos de controle de pragas.

Os baculovírus, desenvolvidos para controle de insetos-praga, são atualmente estudados, em função de suas modificações genéticas, para melhorar o potencial inseticida, além de serem ferramentas de entrega de RNAi para controle de genes em insetos-alvo.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q1016641 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das bactérias da classe molicutes, julgue o item a seguir.

Devido à sua localização intracelular, molicutes são mais facilmente controláveis por antibióticos tradicionais, como a penicilina.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q1016778 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Pesquisador Científico, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à virologia vegetal, julgue o item que se segue.

Vírions não são visíveis individualmente por microscopia de luz, mas é possível usar esse tipo de microscopia para identificar vírus até o nível de gênero, pelo exame dos corpos de inclusão em células do hospedeiro, como inclusões citoplasmáticas do tipo cata-vento, que indicam infecção por Potyvirus.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.