Questões de Concursos Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural

Resolva questões de Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q942855 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP, 2019

O vinhoto também é conhecido pelos nomes vinhaça, tiborna ou restilo. Trata-se de um resíduo produzido após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol. É um resíduo poluidor, cuja geração tem sido aumentada na esteira do avanço do uso do etanol como combustível. Todavia, é possível seu reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais.
(www.novacana.com. Adaptado.)
No Brasil, como principal forma de reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais do vinhoto, esse resíduo tem sido usado em maior escala como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q936149 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

TEXTO I

O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casosde pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

FORMENTI. L. Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de

Mariana. O Estado de SãoPaulo. 14 Jan. 2017


TEXTO II

Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. "A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d' água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta", diz o biólogo.

RODRIGUES, L. Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental. Agência Brasil, 25 jan. 2017


Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q938668 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado).


No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q938765 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

A problemática ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX como uma crise de civilização, questionando a racionalidade econômica e tecnológica dominantes. Com isso, novas organizações da sociedade civil despontaram, interessadas em um alternativo de relação sociedade e natureza.

MIGUEL, K. G. A expressão dos movimentos ambientais na atualidade: mídia, diversidade e igualdade. Disponível em: http://www.intercom.org.br. Acesso em: 22 set. 2010.

Os movimentos sociais, em especial o movimento ambientalista, têm participado de forma decisiva na mudança de postura por parte das grandes empresas, principalmente no que diz respeito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q939798 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2019

Um novo estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) na população indígena Yanomami constatou a presença de mercúrio nas amostras de cabelo de 56% das mulheres e crianças da região de Maturacá, no Amazonas, em níveis acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde. “O mercúrio é disseminado pelas águas dos rios e a contaminação de seres humanos se dá, especialmente, por meio da ingestão de peixes contaminados”, afirmou o coordenador da pesquisa, Paulo Basta.

(Filipe Leonel. “Contaminação por mercúrio se alastra na população Yanomami”. www.ensp.fiocruz.br, 16.08.2019. Adaptado.)

A contaminação por mercúrio apresentada no excerto está associada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q949275 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENCCEJA, INEP, 2018

Na área da Floresta Amazônica, as ocupações são feitas sem respaldo econômico sustentável e, quase sempre, por meio de grilagem ou de títulos concedidos pelo Incra. E, depois da Constituição de 1988, os índios passaram a ser donos de 13% do território nacional, inclusive regiões de jazidas minerais e grandes áreas de florestas nativas. Está criado o cenário de disputas que levam à violência e à degradação ambiental. FERNANDES, B. M. et al (Orgs.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expansão Popular, 2007 (adaptado).
Vários especialistas e organizações ambientalistas têm denunciado a continuidade do processo de desmatamento e degradação dos ecossistemas amazônicos, apontando como principais motivos o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q949782 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo, os termômetros indicam 30 graus Celsius às 15 horas. No mesmo dia, na mesma hora, no sul e no norte do município, onde se encontram as áreas rurais e de proteção dos mananciais, a temperatura é de 20 graus, 10 graus a menos que na zona central da cidade.

LOUREIRO, T. Disponível em: http://abril.com.br. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

As diferenças descritas no texto observadas em um mesmo município derivam do seguinte fator componente da paisagem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q939320 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.

CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set.-nov. 2007.

No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q938404 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

A cena, de tão cotidiana, já não causa mais estranheza a Isabel Swan. Ao botar o barco nas águas da Baía de Guanabara, a velejadora precisa se desvencilhar de sacos plásticos, tampinhas de refrigerantes, latas, palitos de sorvete. Um dos cartões-postais cariocas recebe diariamente uma média de cem toneladas de lixo flutuante, carregado pelos rios que cortam a região metropolitana do Rio de Janeiro.

ALENCAR, E. Toneladas de descaso. O Globo, 28 abr. 2013 (adaptado).

O problema ambiental descrito tem sua causa associada à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q945718 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o segmento abaixo.

Até o fim de 2018, teremos consumido 1,7 planeta Terra, um apetite absolutamente insustentável no longo prazo. Em outras palavras, a humanidade está utilizando a natureza de forma mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. A diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 80. Leia-se 1980.

Disponível em:<https://exame.abril.com.br/ciencia/o-mundo-inteiro-entra-num-cheque-especial-perigoso-neste-1o-de-agosto/> . Acesso em: 05 set. 2018.

Considere as afirmações abaixo, sobre as questões ambientais do planeta.

I - O desequilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e degradação ambiental é tratado desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972.

II - O aumento do consumo e o aumento da população mundial têm levado ao esgotamento dos recursos naturais não renováveis, o que demanda a utilização crescente das energias renováveis geradas pela queima de combustíveis fósseis.

III- Mudanças positivas estão ocorrendo em muitos países, como o Brasil, o qual se destaca pela elevada taxa de reciclagem de materiais e pelo aumento da conscientização da população.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q950847 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, UFMS, FAPEC, 2018

“Caracteriza-se pela presença de árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, e geralmente com evidências de queimadas. Os arbustos e subarbustos encontram-se espalhados, com algumas espécies apresentando órgãos subterrâneos perenes, que permitem a rebrota após queima ou corte.”

ICMBio. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br. Texto adaptado.

O texto refere-se ao bioma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q945566 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2019

Atente para o que disse o jesuíta André João Antonil sobre a escravidão no Brasil:

“No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor(...), de que se não usa com os brutos animais, fazendo algum senhor mais caso de um cavalo que de meia dúzia de escravos...”

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982, p.37. (Coleção Reconquista do Brasil). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraFor m.do?select_action=&co_obra=1737

Com base no trecho acima e no que se sabe sobre o sistema escravista ocorrido no Brasil, é correto dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q949780 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

O uso de biocombustíveis pode ter efeito positivo na redução das emissões de gases do efeito estufa no setor de transportes. Um benefício está na melhoria da eficiência dos veículos, para que apresentem um menor consumo de combustíveis e possam transportar um maior volume de bens e passageiros.

OLIVEIRA, G. S. Mudanças climáticas. Brasília: MEC; SEB; MCT; AEB, 2009 (adaptado).


A redução na emissão de gases prejudiciais ao planeta passa pela mudança na utilização dos meios de transporte. Assim, é possível substituir o transporte rodoviário, considerado o mais poluidor, pelo transporte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q946709 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

As abelhas são responsáveis pela maior parte da polinização em nosso planeta. Mesmo assim, estão sendo eliminadas, colocando em risco a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar na Terra. Dentre as práticas que acirram o extermínio de abelhas, pode-se citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q936544 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

TEXTO I
Em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas previram um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas, até 2021.
Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).
TEXTO II
Há ainda quem exporte deliberadamente lixo eletrônico para o Gana. E mais caro reciclar devidamente os resíduos no mundo industrializado, onde até existem os recursos e a tecnologia. Um negócio muito mais lucrativo é vender o lixo eletrônico a negociantes locais, que o importam alegando tratar-se de material usado. Os negociantes depois vendem o lixo aos jovens no mercado, ou noutro lado, que o desmantelam e extraem os fios de cobre. Estes são derretidos em lareiras ao ar livre, poluindo o ar e, muitas vezes, intoxicando diretamente os próprios jovens.
KALEDZI, I.; SOUZA, G. Disponível em: www.dw.com. Acesso em: 12 out. 2019 (adaptado).
No contexto das discussões ambientais, as práticas descritas nos textos refletem um padrão de relações derivado do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q949803 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Com base nos conhecimentos sobre o espaço de produção brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) No contexto da Revolução Tecno-Científica, o país tem estimulado a criação de centros tecnológicos voltados para a prestação de serviços, com emprego de mão de obra barata e desqualificada.

( ) A Região Sul apresenta o maior número de grandes propriedades patronais, com predomínio de trabalhadores volantes.

( ) O aumento da participação hidráulica na matriz energética está relacionado a um contexto de crise energética mundial.


( ) A modernização agrícola trouxe como consequência, dentre outras, a redução da concentração fundiária e do êxodo rural.


( ) As maiores jazidas de vento estão localizadas na Região Sudeste, fato que justifica o crescente número de usinas eólicas nos estados dessa região.



A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q898894 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A interação entre os diversos elementos da paisagem natural é fundamental para a compreensão do ambiente. Considerando a geologia e o relevo de uma determinada região, qual das seguintes afirmações melhor descreve a influência desses fatores sobre os solos e a vegetação locais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q677093 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

Desde épocas remotas, a interação da sociedade com a natureza gera impactos diversificados, que transformam a complexidade do ambiente natural. A evolução progressiva do homem como ser social mostra que, quanto mais ele evolui tecnicamente, mais interfere na dinâmica da natureza.

ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

A partir da relação apresentada entre a sociedade e a natureza, é possível identificar uma causa e uma consequência da interferência humana no ambiente natural, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q895585 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida na Terra, mas que também tem sido intensificado pela atividade humana, especialmente desde a Revolução Industrial. Compreender o efeito estufa é essencial para abordar os desafios das mudanças climáticas, promovendo um desenvolvimento sustentável e protegendo o ambiente para as gerações futuras. No que diz respeito ao efeito estufa, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.