Início

Questões de Concursos Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural

Resolva questões de Impactos e Soluções nos Meios Natural e Rural comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q678595 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Leia o texto abaixo:
Albert Einstein previu no século passado que, se as abelhas desaparecessem da superfície da Terra, o homem teria apenas mais quatro anos de vida. A morte em grande escala desse animal, interpretada como apocalíptica na época, é hoje um alerta real. Desde o começo do século, casos de morte e sumiço de abelhas são registrados nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, estudiosos destacam episódios alarmantes a partir de 2005. Agora, o fenômeno parece chegar ao ápice. Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. Foram 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo estimativas de Associações de apicultura, secretarias de Agricultura e pesquisas realizadas por universidades.
(Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Mae-Terra/Apicultoresbrasileiros-encontram-meio-bilhao-de-abelhas-mortas-em-tres-meses/3/43463 acesso em 13 mar. 2019, às 17h09min.)
Com base na notícia, bem como em seus conhecimentos gerais, identifique a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q898894 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A interação entre os diversos elementos da paisagem natural é fundamental para a compreensão do ambiente. Considerando a geologia e o relevo de uma determinada região, qual das seguintes afirmações melhor descreve a influência desses fatores sobre os solos e a vegetação locais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q950159 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Medicina, UNC, ACAFE

A Revolta de Vila Rica no século XVIII mostrou os abusos que as autoridades portuguesas cometiam com os mineradores e a população de Minas Gerais.

No contexto dessa revolta é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q948924 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.
I - Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas.
II - Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.
III- Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q677093 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

Desde épocas remotas, a interação da sociedade com a natureza gera impactos diversificados, que transformam a complexidade do ambiente natural. A evolução progressiva do homem como ser social mostra que, quanto mais ele evolui tecnicamente, mais interfere na dinâmica da natureza.

ROSS, J. L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

A partir da relação apresentada entre a sociedade e a natureza, é possível identificar uma causa e uma consequência da interferência humana no ambiente natural, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q949803 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Com base nos conhecimentos sobre o espaço de produção brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) No contexto da Revolução Tecno-Científica, o país tem estimulado a criação de centros tecnológicos voltados para a prestação de serviços, com emprego de mão de obra barata e desqualificada.

( ) A Região Sul apresenta o maior número de grandes propriedades patronais, com predomínio de trabalhadores volantes.

( ) O aumento da participação hidráulica na matriz energética está relacionado a um contexto de crise energética mundial.


( ) A modernização agrícola trouxe como consequência, dentre outras, a redução da concentração fundiária e do êxodo rural.


( ) As maiores jazidas de vento estão localizadas na Região Sudeste, fato que justifica o crescente número de usinas eólicas nos estados dessa região.



A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q949411 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O Brasil é um país de dimensões continentais, com 5.570 municípios, possuindo a 5ª maior população mundial, atualmente estimada em 208.699.374 milhões de habitantes, contudo, 68% da população concentra-se em apenas 11,63% do total dos municípios e 84% dos habitantes residem em área urbana. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acesso em 16 de ago. 2018.
Embora as cidades sejam diversas em tamanho, integração à rede urbana, economia etc., apresentam, em comum, processos históricos que impõem desafios ao desenvolvimento urbano. Dentre eles, destacam-se:
I. Igualdade socioespacial na distribuição dos equipamentos e infraestrutura urbana, espaços públicos, arborização e áreas com muitas carências.
II. Dificuldade histórica de acesso à terra e à moradia pelas populações mais pobres, o que levou a um déficit habitacional, assim como à formação de assentamentos irregulares e à ocupação precária de espaços urbanos: cortiços, favelas, vilas e loteamentos clandestinos.
III. Ausência ou ineficiência dos sistemas de transporte e mobilidade urbana.
IV. Eficiência nos serviços de água e, principalmente esgoto, como também nos sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos.
V. Ocupação de áreas ambientalmente frágeis e de áreas perigosas, resultando na formação de áreas de risco associadas a deslizamentos e enxurradas, estas muito em decorrência das deficiências dos sistemas de drenagem.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q938412 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação surge de um conflito muito sério de interesses: de um lado a atividade ilimitada e expansiva de exploração de recursos naturais, de outro a necessidade de garantir a manutenção das bases naturais, para a existência do homem e para a própria continuidade da atividade econômica expansiva que se quer represar.

RODRIGUES, J. E. R. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Revista dos Tribunais, 2005.

A diversidade na classificação das unidades de conservação, definidas pela lei, revela a existência de um impasse, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q994061 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Agente de Pesquisas, IBGE, SELECON, 2023

Na região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o agronegócio bateu recorde de concentração de desmatamento do bioma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q950601 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular, UEMG, AOCP, 2018

Sobre a Estrutura Fundiária Brasileira, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q902994 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As mudanças climáticas podem afetar a produção agropecuária de várias formas, como o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q675040 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Os anos 1960 e início dos 1970 foram anos de muitas dificuldades para os povos africanos habitantes, principalmente, das áreas que bordejam o deserto do Saara — Sahel — devido ao período de acentuada seca que se abateu sobre a região. Não descartando as implicações de ordem natural daquele fenômeno, deve-se observar que o aumento de seres humanos e suas manadas passou a pressionar muito fortemente o frágil ecossistema local e regional, o que resultou na considerável expansão anual do deserto sobre aquelas regiões.

MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1994 (adaptado).


O problema socioambiental apresentado emergiu como resultado da interação entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q915494 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO, 2023

Assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I – O termo “agronegócio” é uma adaptação para o português do verbete em inglês, agribusiness. Refere-se a todo segmento ligado direta e indiretamente à agricultura, como a própria produção, os transportes, o armazenamento, os insumos, as ferramentas e máquinas agrícolas, a tecnologia e o processamento dos gêneros derivados, que implica um efeito multiplicador da agricultura e pecuária.

II – Como o desenvolvimento agrícola e a expansão capitalista no campo não foram acompanhados por uma recomposição fundiária, apenas uma parcela dos proprietários rurais beneficia-se dessa modernização.

III – A soja é a principal commodity brasileira e garante ao Brasil o destaque de principal exportador mundial do produto. É cultivada principalmente na região do Nordeste, onde o clima e a correção dos solos alcalinos são favoráveis ao seu plantio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q938552 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, PPL, ENEM, INEP

A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.

A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q944172 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Erosão é um processo que possui causas multifatoriais, tornando-se um problema verificado em diversos tipos de solo em todo Brasil. Com a erosão, ocorrem impactos diversos que se refletem em perdas agrícolas, deterioração de áreas urbanas, comprometimento de alguns setores em bacias hidrográficas, entre outros. Com o avanço e a consolidação de pesquisas que investigam esse problema, surgiram estratégias, técnicas e práticas de manejo e conservação do solo tais como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q944173 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2020

Atente para descrição contida no seguinte excerto: “[...] uma feição morfológica, desenvolvida durante períodos em que as condições climáticas favoreceram a operação de processoshidrodinâmicos e de meteorização específicos, que propiciaram a elaboração de uma superfície de erosão, ligeiramente inclinada, contando todas as estruturas e rochas, independentemente de sua natureza”.

Passos, E.; Bigarella J. J. Superfícies de erosão. In: Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B.; Guerra, A, J, T. (org.)3° ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2003.


O trecho acima refere-se a uma feição morfológica ou superfície de erosão conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q946648 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

“A degradação de recursos naturais incorre em perda das características desejáveis dos recursos. A perda de produtividade na produção de mercadorias, tais como madeira e carne bovina, representa uma forma óbvia de degradação, assim como declínios em indicadores de produção em potencial, tais como a fertilidade do solo e o volume de madeira. No contexto da Amazônia, a forma mais importante de degradação é a perda da renda em potencial dos serviços ambientais, tais como a manutenção de biodiversidade (FEARNSIDE, 1999), a ciclagem de água (FEARNSIDE, 2004) e o armazenamento de carbono (FEARNSIDE; BARBOSA, 2003). ”

Fearnside, P.M. 2009. Degradação dos recursos naturais na Amazônia brasileira: Implicações para o uso de sistemas agroflorestais. In: R. Porro (ed.) Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação. World Agroforestry Centre (ICRAF) & EMBRAPA Amazônia Oriental, Belém, Pará.

Considerando a temática do trecho acima, que trata da degradação ambiental no contexto da Amazônia brasileira, atente para as seguintes afirmações:

I. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes para pequenos agricultores, por serem formas de produção mais sustentáveis e ambientalmente menos danosas do que a pastagem na região.

II. O desmatamento é a forma mais óbvia de degradação na Amazônia; além do desmatamento, há degradação significativa através de fogos de superfície, especialmente em anos de El Niño.

III. A exploração de madeireira, além de causar degradação direta da floresta por remoção de biomassa, também aumenta a vulnerabilidade da floresta a incêndios.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q945720 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o texto abaixo.

O Perfil dos Municípios Brasileiros em 2017, divulgado pelo IBGE, indica que, “dos municípios com mais de 500 mil habitantes, 93% foram atingidos por alagamentos e 62% por deslizamentos. As secas foram o tipo de desastre que afetou a maior parte dos municípios brasileiros: 2.706 ou 48,6%, seguido por alagamento (31%) e enchentes ou enxurradas (27%). A região Nordeste teve 82,6% de seus municípios afetados, especialmente o Ceará, em que essa proporção chegou a 98%, Piauí (94%), Paraíba (92%) e Rio Grande do Norte (91%). Os outros desastres foram mais frequentes no Sul, em que 53,9% dos municípios foram atingidos por alagamento, 51% por enchentes ou enxurradas, 25% por deslizamentos e 24,5% por erosão acelerada”.

Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21633-desastres-naturais-59-4-dos-municipios-nao-tem-plano-de-gestao-de-riscos . Acesso em: 09 out. 2018.

Considere as seguintes afirmações sobre eventos climáticos extremos e planejamento urbano.

I - Episódios de precipitação intensa podem levar à diminuição da capacidade de infiltração do solo e, consequentemente, a perdas e danos em áreas urbanas.

II - As secas independem do quantitativo pluviométrico e do armazenamento de água disponível superficial e subsuperficialmente, pois são o reflexo do desajuste entre o consumo e a disponibilidade.

III- As cidades com maior concentração de áreas verdes, por diminuírem a velocidade do vento e reterem a umidade do ar, propiciam melhores condições urbanas para ilhas de calor.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q937308 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n° 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.