Questões de Concursos: Impactos e soluções no meio urbano

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Impactos e soluções no meio urbano. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q937458 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Como engajar-se em campanhas que evocam a “proteção ao meio ambiente” sem desconsiderar as evidentes prioridades da luta contra a pobreza e a desigualdade social ou mostrando-se capaz de responder aos propósitos desenvolvimentistas correntes que almejam a rentabilização de capitais em nome da geração de emprego e renda. Em outros termos, como conquistar legitimidade para as questões ambientais, quando, com frequência, a preocupação com o ambiente é apresentada como um obstáculo ao enfrentamento do desemprego e à superação da pobreza?

ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais: o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos Avançados, n. 68, 2010.

No campo, o enfrentamento dos problemas destacados encontra-se no incentivo à criação de

12 Q939659 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Administração, UEA, VUNESP

Por questões higiênicas, os antigos cemitérios eram construídos fora das cidades. Contudo, esses espaços foram incorporados às cidades, bem como novos conjuntos foram inaugurados nas periferias. Os cemitérios são um risco potencial para o ambiente. Cada corpo libera em torno de 30 a 40 litros de necrochorume, uma substância que pode contaminar o solo e a água com quantidades elevadas de bactérias e vírus, causadores de doenças.
(Adriano Liziero. “Cemitérios: risco potencial para o ambiente”. https://geografiavisual.com.br, 11.02.2019. Adaptado.)
Embora indesejável por questões ambientais e sanitárias, a incorporação de cemitérios às cidades exemplifica

13 Q906460 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Geografia, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Meio ambiente e indústria formam uma relação de reciprocidade de influência. A intervenção da indústria age como a força modeladora do entorno, criando e recriando o meio ambiente na forma e na força da escala técnica. A cada forma histórica de indústria corresponde, então, a uma forma correlata de entorno ambiental, cuja causa é a relação triangular que combina o nível técnico das forças produtivas, paradigma de matérias-primas e padrão de tipo de material produzido, e o efeito é a forma de relação homem-natureza e o modo de representação de mundo do tempo.
(MOREIRA, 2016, pág. 21.)
As questões associadas às dimensões ambientais, sociais e tecnológicas têm afetado a produção industrial que, por sua vez, tem buscado alternativas para mitigar os impactos relacionados às suas atividades. São medidas mitigadoras em relação aos impactos ambientais adotados pelas atividades industriais, EXCETO:

14 Q950215 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Dentre os problemas físicos aos quais os trabalhadores estão expostos, alguns dos que mais chamam a atenção são as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Com o advento da Revolução Industrial, as novas funções exercidas pelos trabalhadores estavam em desacordo com as suas capacidades físicas. As inovações tecnológicas, por sua vez, agravaram esse quadro, principalmente com o surgimento de um modelo de produção denominado Fordismo.
O Fordismo se caracteriza pela

15 Q939588 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP

Ao traçarem as origens do conceito de desenvolvimento sustentável, vários autores enfatizam sua utilização, a partir de meados da década de 1980, associando-o a uma mudança de enfoque na definição da problemática ambiental, de visões eminentemente preservacionistas dos anos de 1960 e 1970 para uma visão que relaciona o crescimento econômico à preocupação ambiental.

(Heloísa S. M. Costa. “Meio ambiente e desenvolvimento, um convite à leitura”. In: Cássio Eduardo V. Hissa (org.). Saberes ambientais, 2018.)

Coerente ao novo enfoque sobre a problemática ambiental, o desenvolvimento sustentável

16 Q901257 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Geografia, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Os aspectos físicos do Brasil, como relevo, clima, vegetação e hidrografia, são fundamentais para a compreensão das dinâmicas ambientais do país. Quais dos itens a seguir estão corretos sobre esses aspectos?

1. O Brasil é dominado por planaltos e depressões, com destaque para o Planalto Central e a Depressão Amazônica.

2. O clima predominante no Brasil é o tropical, caracterizado por altas temperaturas e estações chuvosas bem definidas.

3. A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, desempenhando um papel crucial na regulação do clima global.

4. A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das mais importantes do Brasil, atravessando várias regiões e estados, sendo fundamental para o abastecimento de água e energia.

5. O Cerrado, conhecido como a "savana brasileira", é o segundo maior bioma do Brasil e abriga uma rica biodiversidade, apesar de ser uma das áreas mais ameaçadas pelo desmatamento.


Alternativas:

17 Q937307 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada - poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008

A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de

18 Q936036 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, PPL, ENEM, INEP

Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal. IPEA. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.
No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o(a)

19 Q949205 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS

Na organização do espaço rural e urbano do Brasil, são evidenciados pontos críticos de tensão social, política e ambiental. Esse contexto, difícil de ser solucionado, tem origem, entre outros fatores, na(s)

20 Q949878 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

As populações movimentam-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo pais e, muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos horizontais da população são movimentos migratórios que compreendem a imigração e a emigração. As migrações internacionais no mundo globalizado realizaram-se de regiões não desenvolvidas para outras mais desenvolvidas e até mesmo em direção aos países emergentes. Além de procurar uma vida mais digna, costumam enviar dinheiro aos parentes que ficaram ou aos bancos de seu país de origem. Classificamos este tipo de migração por qual motivo?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.