Início

Questões de Concursos Imputabilidade Penal

Resolva questões de Imputabilidade Penal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q460524 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da imputabilidade penal, julgue os itens a seguir. A doença mental e o desenvolvimento mental incompleto ou retardado, por si só, afastam por completo a responsabilidade penal do agente.
  1. ✂️
  2. ✂️

122Q460116 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da prescrição, da reabilitação e da imputabilidade.

O CP prevê uma redução de pena para aquele que, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não seja inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, circunstância que enseja uma menor reprovabilidade da conduta do agente comprovadamente naquelas condições. Tem-se, nesse caso, a denominada semi-imputabilidade, também nominada pelos doutrinadores como responsabilidade penal diminuída.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q461788 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Defensor Público de Classe Inicial, DPE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da aplicação do direito penal e do entendimento jurisprudencial firmado nos tribunais superiores, julgue os itens seguintes. As medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes em razão da prática de fatos análogos às infrações penais não se submetem aos prazos prescricionais estabelecidos no Código Penal, visto que possuem finalidades distintas da sanção penal.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q462110 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

É isento de pena o agente que, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, por motivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q358227 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A respeito da imputabilidade penal, é certo que a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q459508 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Auxiliar de Segurança Interna, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Acerca das noções elementares de direito penal, indispensáveis aos profissionais de segurança, julgue os itens a seguir.

A imputabilidade penal inicia-se aos 21 anos de idade. Dos 18 aos 21 anos de idade, o autor de um crime somente será responsabilizado penalmente após realizado exame psicotécnico que confirme inteira capacidade de entendimento do indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q460876 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que concerne a infração penal, fato típico e seus elementos, formas consumadas e tentadas do crime, culpabilidade, ilicitude e imputabilidade penal, julgue os itens que se seguem. Considere que João, maior de dezoito anos de idade, tenha praticado crime de natureza grave, sendo, por consequência, processado e, ao final, condenado. Considere, ainda, que, no curso da ação penal, tenha sido constatado pericialmente que João, ao tempo do crime, tinha reduzida a capacidade de compreensão ou vontade, comprovando-se a sua semi-imputabilidade. Nessa situação, caberá a imposição cumulativa de pena, reduzida de um terço a dois terços e de medida de segurança.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q461809 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Tício, portador de grave enfermidade psíquica, foi preso e autuado em flagrante após a prática de estupro. Encaminhado para exame de insanidade mental por determinação do juiz, o laudo pericial concluiu que, no momento do crime, faltava ao agente plena capacidade de entender o caráter ilícito do fato.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem.

A conduta de Tício, apesar de típica e ilícita, não é culpável, pois que a doença mental é causa excludente da imputabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q358006 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Roberto foi julgado por ter ferido uma pessoa, mas foi absolvido porque agiu em legítima defesa. Descrevendo esse fato, um jornalista afirmou que Roberto foi julgado penalmente inimputável pelo crime de lesões corporais que lhe era atribuído, porque feriu seu agressor em legítima defesa. Nessa situação, o jornalista utilizou de maneira equivocada o conceito de imputabilidade penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q461166 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens.

É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardo, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q462924 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

Exclui a imputabilidade penal, nos termos preconizados pelo Código Penal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q462404 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito penal, julgue os itens subsequentes. Nos termos do Código Penal, é inimputável aquele que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinarse de acordo com esse entendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q462975 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à aplicação inicial da lei penal e processual penal.

No modelo adotado no Código Penal brasileiro, a embriaguez voluntária por bebida alcoólica, mesmo que completa, não exclui a imputabilidade penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q460988 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Auxiliar Técnico de Perícia, CPC PA, CESPE CEBRASPE

       Pedro foi denunciado pelo Ministério Público como incurso nas penas do art. 312 do Código Penal - crime de peculato. Por ocasião do interrogatório, o juiz entendeu que havia dúvida fundada sobre a integridade mental do acusado, motivo pelo qual instaurou incidente de insanidade mental, sendo que o laudo final concluiu que o réu, em virtude de perturbação de saúde mental, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q461603 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Soldado Combatente, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Um adulto e dois menores resolveram praticar o crime chamado popularmente de “sequestro relâmpago” e dividir o produto do crime. O adulto levou os menores, em seu carro, ao local para a realização do crime e retornou para a sua casa. Os menores abordaram uma vítima que estava entrando em seu veículo e a levaram consigo, deixando-a na rodovia mais próxima trinta minutos depois. Saíram do local na posse do veículo subtraído e, posteriormente, venderam-no para outro grupo de receptadores.

A respeito da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q357616 | Direito Penal, Imputabilidade Penal

Quanto à imputabilidade penal, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q461098 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Titularidade de Serviços Notariais e de Registro, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores, julgue os itens de 51 a 61 com base no direito penal brasileiro.

No estabelecimento da inimputabilidade (ou semiimputabilidade), vigora o critério biopsicológico normativo, o que significa que deve existir prova de que o transtorno mental afetou a capacidade de compreensão do agente quanto ao caráter ilícito da sua ação (requisito intelectual) ou a sua capacidade de determinação segundo esse conhecimento (requisito volitivo) à época do fato, não bastando, portanto, apenas a existência da enfermidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q460946 | Direito Penal, Imputabilidade Penal, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos temas de direito processual penal e direito penal, julgue os itens de 92 a 102.

Considere a seguinte situação hipotética.

Fernando, Cláudio e Maria, penalmente imputáveis, associaram-se com Geraldo, de 17 anos de idade, com o fim de cometer estelionato. Alugaram um apartamento e adquiriram os equipamentos necessários à prática delituosa, chegando, em conluio, à concretização de um único crime. Nessa situação, o grupo, com exceção do adolescente, responderá apenas pelo crime de estelionato, não se caracterizando o delito de quadrilha ou bando, em face da necessidade de associação de, no mínimo, quatro pessoas para a tipificação desse delito, todas penalmente imputáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.