Início

Questões de Concursos Imunização

Resolva questões de Imunização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q364744 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Entre as doenças crônico-degenerativas, a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares (DCV) e o diabetes melito apresentam altas taxas de incidência e prevalência no Brasil. Com relação à prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, julgue os itens seguintes. O preparo para o autocuidado e o desenvolvimento, na unidade básica de saúde, de ações educativas para o controle de doenças crônico-degenerativas objetivam, no que se refere à assistência a pacientes chagásicos, a verificação dos níveis de pressão arterial dos indivíduos com 30 ou mais anos de idade, e a verificação de glicosúria em indivíduos com idade igual ou superior a 20 anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

242Q359238 | Enfermagem, Imunização, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

As vacinas são muito importantes para a proteção da saúde dos indivíduos. Julgue os itens a seguir, que tratam sobre as vacinas e as doenças correlatas.

A vacina anti-rábica é de cultivo celular e sempre que um cão, gato, morcego ou macaco atacar uma pessoa, essa vacina deve ser nela aplicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q838774 | Enfermagem, Imunização, Tecnico de Enfermagem, IESES, 2021

Qual dessas doenças NÃO é prevenível por imunização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q366070 | Enfermagem, Imunização, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A vacina dupla infantil é indicada para crianças às quais haja contraindicação de receberem a vacina contra coqueluche (componente pertussis = P) da vacina tríplice (DPT). Ela é indicada para crianças com idade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q358730 | Enfermagem, Imunização, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Paciente com 77 anos de idade, portadora de diabetes melito e infectada com tuberculose, em consulta na unidade básica de saúde, disse para a enfermeira que a atendeu que sua doença infectocontagiosa foi castigo divino, mas que tem esperança de ficar curada. A enfermeira esclareceu a paciente quanto às formas de surgimento dessa condição e às possibilidades de tratamento terapêutico que, de acordo com avaliação médica, o serviço de saúde tem a oferecer.

A partir da situação apresentada acima, e sabendo que a paciente possui conhecimentos limitados sobre suas doenças, julgue os itens subsecutivos.

Mesmo que a paciente apresente cicatriz vacinal, recomenda-se, nesse caso, a vacina BGG, que provocará acréscimo na imunidade relacionada à tuberculose.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q658019 | Enfermagem, Imunização, FADESP, 2020

A cada ano, mais de 56 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero na América Latina e no Caribe e mais de 28 mil perdem a vida por conta dessa doença (OMS, 2018). De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) é a medida de prevenção mais eficaz para evitar essa doença, sendo indicada para meninas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q367971 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

O pneumococo faz parte da microbiótica normal da nasofaringe, sendo causa frequente de otite média aguda, pneumonias, bacteremias e meningites. A maior incidência de doença pneumocócica ocorre nos primeiros anos de vida e no idoso. De acordo com o CRIE – Centro de Referência de imunobiológicos especiais, a revacinação é indicada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q359802 | Enfermagem, Imunização, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

A administração de imunobiológicos tem por objetivo o controle, a eliminação ou a erradicação de doenças evitáveis. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A gravidez contra-indica a vacinação contra a hepatite B, pois o antígeno da vacina é constituído de partículas recombinantes de DNA, preparadas por método de isolamento do plasma humano, o que torna, portanto, a vacina infectante.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q362632 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação à vacinação contra a hepatite B, preconizada na NR 32 a todo trabalhador em serviços de saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q359564 | Enfermagem, Imunização

Neste ano, ampliou-se o público-alvo de seis vacinas. Atendendo a essa ampliação, os postos de saúde de todo o País já estão com o novo calendário de vacinação para 2017. Assim sendo, numere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Tríplice viral.

II. Tetra viral.

III. dTpa.

IV. HPV.

V. Meningocócica C.

VI. Hepatite A.

COLUNA B

( ) Passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos de idade.

( ) Para as crianças, passa a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade.

( ) Será ofertada, a partir de 2017, para meninos. O público-alvo incluirá também meninas de 14 anos. Ainda para este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens vivendo com HIV e Aids entre 9 e 26 anos de idade, e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.

( ) O Ministério da Saúde passou a disponibilizar para adolescentes de 12 a 13 anos. ( ) A vacina tipo adulto passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana de gestação.

( ) Outra alteração deu-se com a introdução da segunda dose para a população de 20 a 29 anos de idade.

Assinale a opção que indica a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q367035 | Enfermagem, Imunização

No ano de 2017, no calendário nacional de imunizações, a vacina HPV quadrivalente está disponibilizada para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q359619 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Em relação à vacina contra Febre Amarela, marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q369476 | Enfermagem, Imunização, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

De acordo com o Ministério da Saúde (2001), no preparo e administração da vacina BCG-ID (intradérmica)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q360368 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O programa nacional de imunização(PNI),há mais de 30 anos tem alcançado significativos avanços em termos de cobertura vacinal. Qual das informações abaixo está contida na cartilha do ministério da saúde de orientação para trabalhadores de saúde de sala de vacina?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q247871 | Enfermagem, Imunização, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação de Adultos, quando um trabalhador não vacinado é deslocado para áreas de risco, deve ser aplicada a vacina contra a febre amarela.

Quantos dias antes da partida o imunobiológico deve ser administrado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q367804 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das orientações do programa nacional de imunização, julgue os itens subsequentes.

A vacina contra a raiva para uso humano utilizada rotineiramente, é obtida em cultivo de células e aplicada em dose única diária, dependendo do esquema indicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q145630 | Enfermagem, Imunização, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

O calendário de vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do país.

O Calendário Básico de Vacinação da Criança contempla vacinas que devem ser administradas desde o nascimento até os 10 anos de idade. De acordo com esse calendário, aos 12 meses a criança deve receber

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q361538 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disciplina e organiza as ações de vacinação executadas em todo território nacional. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A vacina contra a raiva é administrada por via intramuscular, não havendo contra-indicações específicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q361820 | Enfermagem, Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Barra Mansa RJ, BIO RIO

Larissa é uma adolescente de 17 anos e chega ao posto de saúde apresentando a carteira de vacinação desejando fazer o reforço da dT . Está grávida de 6 meses e esta é sua segunda gestação em quatro anos. Na primeira gestação realizou três doses de vacina antitetânica.

Para prevenção de tétano neonatal, a conduta deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q359544 | Enfermagem, Imunização, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca de imunizações e do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Pode-se considerar protegida contra o sarampo toda pessoa que tenha tido a doença ou que tenha recebido duas doses da vacina MMR (contra sarampo, rubéola e caxumba) administradas após um ano de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.