Início

Questões de Concursos Imunofarmacologia

Resolva questões de Imunofarmacologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q475675 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

O primeiro marcador sorológico a ser detectado no sangue é o HBsAg, elevado na fase aguda da doença, seguido do HBeAg, que normalmente indica alto grau de replicação viral. O anti-HBs, quando presente, indica recuperação sorológica do estado de infecção e imunidade contra o HBV.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q478879 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

A rubéola continua a se manifestar na população, apesar das campanhas de vacinação. É uma doença normalmente moderada e o contágio ocorre por via respiratória, com um período de incubação variando entre 2 a 3 semanas. Os sintomas constituem-se de um rash cutâneo maculopapular, com linfadenopatia suboccipital. Os anticorpos antirrubéola são detectáveis logo após o desaparecimento do fenômeno cutâneo. Os primeiros a aparecer são da classe IgM, detectáveis cerca de 4 a 5 semanas após a infecção (ou vacinação). Atualmente, métodos ultrassensíveis possibilitam sua detecção por mais tempo (6 meses ou mais). A seguir, aparecem os da classe IgG, que, quer por infecção natural ou por vacinação, persistem pelo resto da vida. A infecção quase sempre confere imunidade permanente. Entretanto, a reinfecção pode ocorrer, especialmente nos indivíduos vacinados, apresentando aumento da concentração de anticorpos da classe IgG. A resposta de anticorpos da classe IgM está tipicamente ausente ou baixa, mas pode acontecer, embora raramente, o que dificulta significativamente sua interpretação.

Assinale a alternativa que contém o agente causador da rubéola:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q477201 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A identificação de cisticerco no sangue pode ser feita pelo método de fixação do complemento. No resultado do exame de um paciente, não houve lise de hemácias para detecção do referido patógeno. Esse resultado significa que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q477003 | Farmácia, Imunofarmacologia, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em relação às doenças passíveis de transmissão e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.

A malária transfusional acomete principalmente indivíduos imunocomprometidos, mas trás um sério risco de transmissão por doadores imunocompotentes subclínicos provenientes de países endêmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q476812 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

A imunidade conferida a um receptor virgem ou irradiado mediante a transferência de células linfóides a partir de um doador ativamente imunizado denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q478409 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Com relação a sífilis, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q480363 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Diante de um caso suspeito ou confirmado de Dengue pelo sorotipo DENV4, nos estados sem transmissão endêmica deste sorotipo, o profissional de saúde deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q475337 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Em relação aos componentes do sistema imunológico, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q475300 | Farmácia, Imunofarmacologia, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da imunologia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q475031 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

O agente etiológico da sífilis, o Treponema pallidum, não pode ser cultivado em meios de cultura de laboratório e seu diagnóstico é realizado por microscopia e sorologia. Em relação aos testes sorológicos para diagnóstico da sífilis, analise as seguintes afirmativas:

1. A detecção de anticorpos no soro de pacientes é freqüentemente usada para diagnosticar a sífilis.

2. Os testes sorológicos que não utilizam Treponema usam uma mistura de cardiolipina-lecitina-colesterol como antígeno.

 3. A cardiolipina, utilizada no teste sorológico da sífilis, corresponde ao difosfatidil-glicerol, é um lipídio extraído do coração de bovino sadio.

4. Os testes VDRL (do inglês, Venereal Diseases Research Laboratory) e RPL (do inglês, Rapid Plasma Reagin) não utilizam Treponema e são realizados em triagem.

 São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q475535 | Farmácia, Imunofarmacologia, Biomédico, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

A rigorosa manutenção das constantes físico-químicas dos líquidos corporais é essencial à vida. Quanto aos desequilíbrios hidroeletrolíticos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q476614 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Em relação à imunidade celular e humoral, analise as seguintes afirmativas:

 1. A diferenciação da célula reticular primitiva em células T tem lugar no timo

2. Os linfócitos B e T circulam na corrente sanguínea e na linfa, estando armazenados nos linfonodos e no baço.

 3. Os linfócitos T e B são estruturalmente idênticos e apenas os estudos de microscopia eletrônica são capazes de fazer distinção entre eles.

4. Os linfócitos B possuem imunoglobulinas em sua superfície, o que possibilita serem identificados também pela técnica de anticorpos fluorescentes pela utilização de anti-soro para imunoglobulina humana.

 5. A introdução de uma substância imunogênica em um indivíduo imunocompetente resulta na ativação e proliferação dos linfócitos T e B portadores de receptores de membrana específicos para os determinantes antigênicos do imunógeno atuante.

 São verdadeiras as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q476456 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

São marcadores imunológicos da infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) o antígeno de superfície (HBsAg) e o antígeno "e" (HBeAg).

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q478079 | Farmácia, Imunofarmacologia, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), causada por um vírus da família Retroviridae, é tida como a maior pandemia do século XX. Tendo em vista os vários exames laboratoriais utilizados em indivíduos portadores dessa síndrome, considere as afirmações a seguir.

I. O teste de ELISA (Ensaio Imunoenzimático) é amplamente utilizado e pode detectar anticorpos anti-HIV geralmente a partir da quarta semana de infecção.

II. A reação de Imunoeletrotransferência ou Western-blot é considerada técnica de escolha para confirmação do ELISA, porque identifica proteínas específicas do vírus.

III. A contagem de linfócitos TCD4 e TCD8 é inversamente proporcional à carga viral. Pode-se afirmar que está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q476017 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna e, para ser usada de forma adequada, necessita de técnicas eficientes e seguras, garantindo os produtos a serem transfundidos. A respeito dos testes aplicados no sangue coletado, julgue os itens de 63 a 66.

O princípio dos testes de antiglobulina humana (AGH) baseia-se na aglutinação de hemácias sensibilizadas previamente com anticorpos humanos ou frações do complemento por meio do antissoro AGH. Esses testes podem ser feitos de maneira direta — como em fenotipagem eritrocitária, pesquisa de anticorpos irregulares e prova cruzada — e indireta, como nas investigações das reações transfusionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q476589 | Farmácia, Imunofarmacologia, Biomédico, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

A principal molécula reguladora da osmolaridade plasmática é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q478149 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

O sistema do complemento é o principal mediador das reações antígeno-anticorpo. Em relação a este sistema, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q479353 | Farmácia, Imunofarmacologia, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito à imunologia celular, julgue os próximos itens. Linfócitos T CD8 são capazes de induzir a morte de células alvo, tanto por um mecanismo dependente de granzima e perforina como pela sinalização da via Fas-Fas ligante.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q476279 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

Os marcadores sorológicos da infecção pelo VHB utilizados rotineiramente são os anticorpos específicos contra o antígeno do core (anti-HBc), o AgPré-S1/anti-Pré-S1 e o AgPré-S2/anti-Pré-S2.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.