Início

Questões de Concursos Imunofarmacologia

Resolva questões de Imunofarmacologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q475047 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A triagem sorológica de potenciais doadores de sangue é obrigatória devido à grande variedade de patógenos que podem ser transmitidos durante a doação de sangue. Para a correta condução dessa triagem, uma série de ações é indicada. Baseado nas indicações preconizadas pela Resolução ANVISA RDC nº 153 para a triagem sorológica, julgue os itens de 45 a 49.

Atualmente, é obrigatória a triagem de anticorpos para os vírus transmissores de síndrome da imunodeficiência adquirida, hepatites A, B e C, sífilis, doença de Chagas, malária e estrongiloidíase.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q475288 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sabe-se que na infecção causada pelo HIV, a glicoproteína CD4 é inativada pelo vírus, resultando em uma deficiência da resposta imune à invasão de outros patógenos. A célula portadora dessa glicoproteína afetada pelo vírus relaciona-se à resposta imunológica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q476325 | Farmácia, Imunofarmacologia, Farmácia, HEMOPE PE, IPAD

Entendendo-se a resposta imune como a resposta do organismo à introdução em seus tecidos de substâncias que lhe são estranhas, no andamento dessa resposta desenvolvem-se atividades complexas que garantem o reconhecimento dessas substâncias e, a seguir, sua eliminação. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q475811 | Farmácia, Imunofarmacologia, Bioquímico, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta.

Na reação de precipitação, qual a característica do anticorpo ideal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q477903 | Farmácia, Imunofarmacologia, Biomédico, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os anticorpos são produzidos pelo organismo em resposta às infecções, sendo os métodos imunológicos de grande aplicação no diagnóstico laboratorial. Neste contexto, considere as seguintes afirmativas:

1. Ocorre reação de precipitação entre um antígeno multivalente e um anticorpo do tipo IgA.

2. Não ocorre reação de precipitação entre um antígeno multivalente e um anticorpo do tipo IgG.

3. As reações de precipitação podem ser realizadas em gel de ágar.

4. A proteína C-reativa (PCR) é uma proteína anormal que aparece no soro na fase aguda de várias infecções.

5. A proteína C-reativa (PCR) pode aparecer no soro em estados necróticos, como no infarto do miocárdio.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q479335 | Farmácia, Imunofarmacologia, Multiprofissional em Atenção Básica, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

No que diz respeito à imunologia celular, julgue os próximos itens. Microrganismos como Leishmania, micobactérias e Listeria infectam células dendríticas e macrófagos, o que culmina no desenvolvimento de células Th1.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q477394 | Farmácia, Imunofarmacologia, Analista em CampT Pleno, MCT, CESPE CEBRASPE

Em junho de 2008, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança recebeu parecer favorável à liberação da vacina Porcilis circumvent, produzida a partir de uma proteína recombinante do capsídeo viral do circovírus suíno tipo 2, expressa em baculovírus. A produção dessa vacina é um grande avanço tecnológico para que se resolvam os problemas da suinocultura no mundo. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir com relação à produção de organismos transgênicos, à lei de biossegurança vigente no Brasil e a vacinas.

A imunidade desenvolvida por um indivíduo contra determinado microrganismo apresenta diferenças de acordo com a via de administração da respectiva vacina.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q476901 | Farmácia, Imunofarmacologia, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.

Os ensaios utilizados rotineiramente para a determinação de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência humana são as técnicas de imunoabsorção enzimática (ELISA) e o teste de western-blot.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q475790 | Farmácia, Imunofarmacologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando a condução laboratorial de diagnóstico da hepatite por vírus B, julgue os itens de 71 a 75.

Para o perfil sorológico de um indivíduo infectado pelo HBV em que se observe: HBsAg (-), anti-HBc IgM (-), anti-HBc IgG (+) e anti-HBs (-), uma das possibilidades a ser considerada é a de janela imunológica. Essa possibilidade deriva do fato de, no perfil sorológico, o único marcador a detectar o estado de infecção pelo HBV é o anti-HBc IgG.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q476858 | Farmácia, Imunofarmacologia, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.

A técnica mais comumente empregada para o diagnóstico da sífilis, doença de notificação compulsória, é o VDRL. Para a confirmação do VDRL positivo realiza-se o FAN, porque apresenta maior sensibilidade e especificidade ao Treponema pallidum.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.