Início

Questões de Concursos Imunologia

Resolva questões de Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q385795 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue os itens a seguir.

A doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD, do inglês graft-versus-host disease) é uma condição que ocorre após um transplante de medula óssea, causada pela reação de células T maduras do doador contra o tecido enxertado.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q384452 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Técnicas de imunoistoquímica como métodos de diagnóstico se tornaram específicas a partir da utilização da técnica de peroxidase-antiperoxidase e têm sido utilizada no diagnóstico pós-morte de diversos agentes infecciosos, particularmente do Toxoplasma gondii.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q383994 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As técnicas de imunoistoquímica (IHQ) detectam antígenos teciduais, sendo de grande valor nos diagnósticos anatomopatológicos e na investigação científica. O mecanismo básico é o reconhecimento do antígeno por um anticorpo associado a diversos tipos de processos de visualização. Com relação a esse tema, julgue os próximos itens.

Atualmente, há disponibilidade de grande número de anticorpos para uso em tecidos fixados em formol e incluídos em blocos de parafina, permitindo o estudo de blocos arquivados por longos períodos.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q385772 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos da resposta imune celular e sua avaliação, julgue os itens a seguir.

A citometria de fluxo é uma técnica que permite avaliar a presença de marcadores fluorescentes tanto na superfície quanto no interior de células.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q382963 | Biologia, Imunologia, Instituto Quadrix, 2017

Acerca do sistema imunológico humano, julgue os próximos itens. Ao receber sinais de várias partes do corpo e enviar moléculas sinalizadoras capazes de alterar a atividade fisiológica de outros órgãos, o sistema imunológico atua como uma espécie de ?órgão sensorial?.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q384631 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Para diagnosticar determinadas doenças, é necessário que as amostras sejam coletadas, fixadas em formol 10% e incluídas em parafina, o que facilita o transporte e a integridade do material para ser enviado aos centros de referência de diagnóstico, porém, isso inviabiliza o uso de imunofluorescência tanto direta quanto indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q386756 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue os itens seguintes.

Para a ativação de linfócitos CD8+ imaturos é necessária a presença do antígeno específico em um contexto de MHC de classe I na superfície da célula alterada, além da presença de coestimuladores nas células apresentadoras de antígenos ou sinais provenientes de células CD4+.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q387282 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

A resposta de fase aguda é a resposta inespecífica das proteínas séricas que ocorre como resultado de infecção, traumatismo, inflamação aguda e neoplasia.

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

I- Proteína C reativa está normal na resposta de fase aguda.

II- Proteína C reativa e albumina estão elevadas na resposta de fase aguda.

III- Proteína C reativa e ferritina estão elevadas na resposta de fase aguda.

IV- Proteína C reativa, ferritina e ceruloplasmina estão elevadas na resposta de fase aguda.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q379142 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Os ensaios imunológicos permitem a detecção de níveis mínimos de proteínas no soro, o que aumentou muito a sensibilidade dos métodos utilizados. Com relação às provas sorológicas, julgue os itens subseqüentes.

Os ensaios utilizados rotineiramente para a determinação de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência humana são as técnicas de imunoabsorção enzimática (ELISA) e o teste de western-blot.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q383388 | Biologia, Imunologia, Biomédico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Analise as seguintes afirmativas relacionadas às leucemias.

I. Com a evolução da leucemia mieloide crônica, o hemograma é esclarecedor. Há anemia, trombocitose, grande leucocitose, à custa de toda série mieloide, e basofilia, geralmente acentuada.

II. É típico encontrar-se 90% ou mais de linfócitos adultos, com poucas formas jovens e com o número total de leucócitos elevado na leucemia linfocítica crônica.

III. Nas leucemias linfocíticas agudas, são facilmente encontrados bastonetes de Auer no citoplasma dos blastos.

IV. Nas LLA-L1, são encontrados grandes blastos uniformes com citoplasma intensamente basófilo, que geralmente contém vacúolos (células de Burrkitt).

Estão CORRETAS, apenas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q387358 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Código Internacional de Doenças para a Oncologia (CID-O), julgue os itens seguintes.

Na classificação dos linfomas, os que nascem nos linfonodos, amídalas, timo, baço, anel de Waldeyer e placas de Peyer do intestino delgado são classificados como linfoma nodal.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q383964 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As imunoglobulinas são anticorpos de origem humana, obtidos de plasma com concentrações adequadas de anticorpos para a doença contra a qual se quer estabelecer imunidade, ou de origem animal, sob prévia imunização ativa. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Receptores de linfócitos B possuem a mesma estrutura de imunoglobulinas, mais especificamente de IgG e IgD, diferindo apenas em um prolongamento a mais na cadeia pesada para poder se ancorar na superfície do linfócito.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q385144 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à estrutura das moléculas de classe I e II.

A fenda de ligação das moléculas de classe I do MHC acomoda peptídios de maior tamanho, comparada à fenda de ligação das moléculas de classe II.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q387021 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As imunoglobulinas são anticorpos de origem humana, obtidos de plasma com concentrações adequadas de anticorpos para a doença contra a qual se quer estabelecer imunidade, ou de origem animal, sob prévia imunização ativa. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Quando imunoglobulinas se unem formando dímeros, trímeros ou pentâmeros, o número de antígenos a que o anticorpo poderá ligar-se aumenta. Esse fenômeno se chama valência de um anticorpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q385132 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue os itens que se seguem.

As moléculas de classe I são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, onde se associam a peptídios antigênicos em seus sítios de ligação a peptídeos.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q384469 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue os itens subsequentes.

Utilizando-se kits comerciais baseados em PCR-SSP (polymerase chain reaction-sequence specific Primer) para tipificar os genes do complexo HLA, a eletroforese em gel de agarose e a exposição à luz UV são empregadas para visualizar os produtos amplificados.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q387340 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de colorações imunoistoquímicas, julgue os itens seguintes.

O tempo de fixação para a imunoistoquímica não deve exceder 72 horas, para que não haja formação excessiva de aldeído fórmico, o qual vai alterar a reação do anticorpo com o antígeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q383497 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Uma das exigências mais importantes da imunomarcação é a disponibilidade de um anticorpo contra a proteína que se pretende detectar.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q386846 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue os itens seguintes.

Uma molécula de classe I ou II apresenta uma única fenda de ligação a peptídeos. Essa fenda, embora associada a apenas um peptídio, possui capacidade para acomodar uma variedade de peptídios diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q382026 | Biologia, Imunologia, Necrotomista, Polícia Civil PB, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema imunológico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.