Início

Questões de Concursos Imunologia

Resolva questões de Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q384066 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue os itens que se seguem.

A molécula de classe I HLA-G apresenta distribuição restrita a determinados tecidos, não sendo expressa constitutivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q387166 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando que um pesquisador, com o intuito de acompanhar experimentalmente a diferenciação de uma população de CTHs, transfecte-as com a proteína EYFP (enhanced yellow fluorescent protein), e assumindo que o espectro de emissão de EYFP varia de 510 nm a 600 nm, com emissão máxima ao redor de 520 nm, julgue os itens que se seguem.

A utilização de um anticorpo anti-CD45 conjugado a PerCP permitiria a determinação da porcentagem de células iniciais que deu origem a leucócitos versus plaquetas e eritrócitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q379503 | Biologia, Imunologia, Analista em Bioquímica, MPE RO, CESGRANRIO

O processo da Reação de Arthus (reação alérgica) é desencadeado por ação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q387345 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

No câncer bucal, a imunoistoquímica não se tem apresentado muito eficiente devido à falta de genes específicos alterados nessa doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q387181 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue os itens seguintes.

CD8 liga-se a moléculas de classe I e é expresso em células T cujos TCRs reconheçam peptídios associados a MHC de classe I. A maioria das células T restritas a MHC de classe I serve para erradicar infecções intracelulares.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q384725 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos da resposta imune celular e sua avaliação, julgue os itens a seguir.

A incorporação de nucleosídeos com marcadores radioativos é um método que permite avaliar a capacidade proliferativa de linfócitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q386769 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de colorações imunoistoquímicas, julgue os itens seguintes.

As colorações imunoistoquímicas identificam a natureza química das substâncias e estruturas celulares por meio de reações coloridas.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q383881 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, respeito das técnicas de imunomarcação.

A formação do complexo antígeno-anticorpo gera forças hidrofóbicas que expulsam a água intramolecular, produzindo, conforme a concentração do antígeno e do anticorpo, compostos que se precipitam.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q385704 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos métodos empregados no processamento histológico e em imunomarcações e das características microscópicas de tecidos e células, julgue os próximos itens.

Histiócitos e macrófagos apresentam reatividade com anticorpos monoclonais para CD11b, CD35 e CD68.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q386531 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Imunofluorescência é constituída por reações que utilizam provas de fluorescência para marcar reações entre antígenos e anticorpos. Com base nas técnicas de imunofluorescência, julgue os itens seguintes.

A técnica chamada de imunofluorescência sanduíche recebe esse nome porque o anticorpo fica entre dois antígenos, sendo um o anticorpo a ser estudado e o outro um marcador.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q385014 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Para correta imunolocalização estrutural das células e tecidos é necessário analisar o material por imunofluorescência para a detecção e localização do anticorpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q385120 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere que um paciente com suspeita de meningite infecciosa foi submetido à punção lombar e coleta de LCR para análises laboratoriais. Considerando tal situação, julgue os itens subsequentes.

Um método de contagem de leucócitos e eritrócitos com sensibilidade adequada para a amostra mencionada envolve o uso de citômetro de fluxo.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q380543 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Na imunofluorescência direta, identificamos um agente infeccioso através da fluoresceína conjugada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q385565 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de colorações imunoistoquímicas, julgue os itens seguintes.

O marcador imunoistoquímico actina de músculo liso é utilizado para evidenciar células musculares lisas, miofibroblastos ou células mioepiteliais e células parabasais na próstata.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q386658 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

A detecção por imunoistoquímica de formas amastigotas de Leishmania em cortes fixados por formalina tamponada e embebidos em parafina tanto de tecidos humanos como de cães tem sido descrita e rotineiramente utilizada em muitos laboratórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q383568 | Biologia, Imunologia, Técnico de Nível Superior em Análises Clínicas, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Qual dos exames citados a seguir é usado na doença de chagas que apresenta alta sensibilidade a parti do 15º dia de infecção, detectando anticorpos da classe IGM, que ocorre raramente na fase crônica da doença, mas que são constantes na fase aguda, sendo uma reação sorológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q384629 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Um dos métodos clássicos para o diagnóstico da raiva é a imunofluorescência indireta, com o emprego de um conjugado antirrábico policlonal antirribonucleico.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q380959 | Biologia, Imunologia, Analista em Biologia, MPE RO, CESGRANRIO

As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON). Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q387132 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a sua estrutura, as imunoglobulinas podem ser classificadas em classes, sendo que cada uma delas possui características diferenciadas quanto à estrutura e à função na imunologia. Acerca das funções das classes de imunoglobulinas, julgue os itens seguintes.

A IgG se apresenta em forma de monômeros e as subclasses diferem no número de pontes dissulfeto e no comprimento da região da dobradiça. Ela é considerada a mais versátil imunoglobulina porque é capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas. A IgG corresponde a 75% das imunoglobulinas presentes no soro.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q379183 | Biologia, Imunologia, Analista em Biologia, MPE RO, CESGRANRIO

A enorme variedade de anticorpos produzidos por um indivíduo é resultado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.