Início

Questões de Concursos Imunologia

Resolva questões de Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q385014 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Para correta imunolocalização estrutural das células e tecidos é necessário analisar o material por imunofluorescência para a detecção e localização do anticorpo.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q385120 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere que um paciente com suspeita de meningite infecciosa foi submetido à punção lombar e coleta de LCR para análises laboratoriais. Considerando tal situação, julgue os itens subsequentes.

Um método de contagem de leucócitos e eritrócitos com sensibilidade adequada para a amostra mencionada envolve o uso de citômetro de fluxo.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q380543 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Na imunofluorescência direta, identificamos um agente infeccioso através da fluoresceína conjugada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q385565 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de colorações imunoistoquímicas, julgue os itens seguintes.

O marcador imunoistoquímico actina de músculo liso é utilizado para evidenciar células musculares lisas, miofibroblastos ou células mioepiteliais e células parabasais na próstata.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q386658 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

A detecção por imunoistoquímica de formas amastigotas de Leishmania em cortes fixados por formalina tamponada e embebidos em parafina tanto de tecidos humanos como de cães tem sido descrita e rotineiramente utilizada em muitos laboratórios.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q383568 | Biologia, Imunologia, Técnico de Nível Superior em Análises Clínicas, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Qual dos exames citados a seguir é usado na doença de chagas que apresenta alta sensibilidade a parti do 15º dia de infecção, detectando anticorpos da classe IGM, que ocorre raramente na fase crônica da doença, mas que são constantes na fase aguda, sendo uma reação sorológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q384629 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Técnicas de imunologia que utilizam imunomarcadores, como imunofluorescência e imunoistoquímica, são utilizadas no diagnóstico de varias doenças. A respeito dessas técnicas, julgue os itens a seguir.

Um dos métodos clássicos para o diagnóstico da raiva é a imunofluorescência indireta, com o emprego de um conjugado antirrábico policlonal antirribonucleico.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q380959 | Biologia, Imunologia, Analista em Biologia, MPE RO, CESGRANRIO

As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON). Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q387132 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a sua estrutura, as imunoglobulinas podem ser classificadas em classes, sendo que cada uma delas possui características diferenciadas quanto à estrutura e à função na imunologia. Acerca das funções das classes de imunoglobulinas, julgue os itens seguintes.

A IgG se apresenta em forma de monômeros e as subclasses diferem no número de pontes dissulfeto e no comprimento da região da dobradiça. Ela é considerada a mais versátil imunoglobulina porque é capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas. A IgG corresponde a 75% das imunoglobulinas presentes no soro.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q379183 | Biologia, Imunologia, Analista em Biologia, MPE RO, CESGRANRIO

A enorme variedade de anticorpos produzidos por um indivíduo é resultado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q384079 | Biologia, Imunologia, Biólogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Os anticorpos anti-Rh constituem a principal causa de doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) e também podem causar reações transfusionais hemolíticas tardias. Investigações recentes elucidaram a base genética dos antígenos Rh primários: D,C,c,E, e analise atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sabe-se que o gene RHD codifica o polipeptídio D presente nos eritrócitos de indivíduos Rh-positivos. O gene RHD está totalmente ausente em indivíduos Rhnegativos.

II. D é o mais imunogênico dos antígenos Rh.

III. Não existe nenhum anti-soro para detectar ausência de D.

IV. As amostras de doadores de sangue que apresentarem o antígeno D fraco serão rotuladas como Rh-positivas.

V. No sistema Wiener cada antígeno possui uma designação correspondente sendo que D e d atuam como alelos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q386728 | Biologia, Imunologia, Perito Criminal, Polícia Civil DF, IADES

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Quanto às respostas imunológicas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q385456 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Alterações estruturais dos órgãos nem sempre provocam distúrbios, podendo corresponder a variações da normalidade, sem repercussão funcional. Julgue os itens seguintes relativos à correlação existente entre as alterações estruturais e as respectivas repercussões funcionais.

Fibrose e distorção arquitetural dos linfonodos inguinais são alterações frequentemente observadas, não necessariamente associadas com doenças coexistentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q378747 | Biologia, Imunologia, Biólogo, SES CE, UECE

A capacidade que um bioagente patogênico tem para induzir imunidade no hospedeiro é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q383494 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue os itens que se seguem.

As moléculas de classe II apresentam peptídios antigênicos aos linfócitos T CD4+ e são expressas predominantemente em algumas populações celulares do sistema imunitário, incluindo linfócitos B, células T ativadas, macrófagos e células dendríticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

106Q383081 | Biologia, Imunologia, VUNESP

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou AIDS é causada pela infecção com o vírus HIV, o qual pode ser transmitido por sangue contaminado ou pelo contato sexual com indivíduo portador do vírus. Existem testes laboratoriais que detectam a infecção pelo HIV. Pode-se afirmar corretamente que em um indivíduo recentemente contaminado, esses testes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q386210 | Biologia, Imunologia, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a sua estrutura, as imunoglobulinas podem ser classificadas em classes, sendo que cada uma delas possui características diferenciadas quanto à estrutura e à função na imunologia. Acerca das funções das classes de imunoglobulinas, julgue os itens seguintes.

A IgA pode-se apresentar de forma monomérica ou polimérica. Ela não fixa complemento pela via clássica, mas agregados dessa imunoglobulina podem fixar complemento pela via alternativa. Normalmente ela é encontrada em níveis elevados na presença de infecções parasitárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q383754 | Biologia, Imunologia, Bioquímico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Uma hiperfosfatemia deve ser tratada, já que ativa a enzima alfa-hidroxilase, e em decorrência, provoca hipercalcemia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q378667 | Biologia, Imunologia, Analista em Bioquímica, MPE RO, CESGRANRIO

No leucograma faz-se a leitura diferencial dos neutrófilos,

que são discriminados, e, então, contados. Dessa forma,

libera-se um resultado percentual de cada um dos seguintes

tipo de célula, presentes no sangue periférico:

I - basófilo;

II - eosinófilo;

III - segmentado;

IV - monócito;

V - linfócito;

VI - bastão;

VII - mielócito;

VIII - metamielócito.

Qual é a ordem seqüencial dos tipos de célula a ser seguida

pelo Citologista?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q384800 | Biologia, Imunologia, Biólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à tolerância imunológica, julgue os itens a seguir. Falhas no reconhecimento de antígenos próprios podem desencadear o surgimento de doenças autoimunes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.