Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q894199 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das deficiências cujos portadores constituem-se público-alvo do AEE.

Até o século XVIII era confundida com doença mental e tratada exclusivamente pela medicina por meio da institucionalização que se caracterizava pela retirada das pessoas de suas comunidades de origem, mantendo-as em instituições situadas em localidades distantes de suas famílias, permanecendo isoladas do resto da sociedade, fosse a título de proteção, de tratamento, ou de processo educacional (Aranha, 2001). A partir do século XIX, passou-se a levar em conta as potencialidades desse tipo de pessoa e, aos poucos, estudiosos da área da psicologia e da pedagogia envolveram-se com a questão e realizaram as primeiras intervenções educacionais, principalmente nos países da Europa. Trata-se de uma especificidade ligada a condições genéticas ou outros fatores que ocasionaram alterações no desenvolvimento cerebral da pessoa no período intrauterino, no parto ou nos primeiros anos de vida; portanto, não é uma doença, mas diz respeito ao desenvolvimento que ocorreu de maneira diferenciada, manifestando-se necessariamente no período até os 18 anos de vida. Pessoas com essa especificidade apresentam diferenças significativas em áreas como comunicação, comportamento, autocuidado, vida no lar, segurança e saúde, raciocínio, resolução de problemas, aprendizagem, entre outras, sendo as diferenças observadas em pelo menos duas dessas áreas. O desenvolvimento delas nas áreas envolvidas fica abaixo da média esperada para a sua faixa etária, o que não significa que sua condição é estática. Essa condição demanda algumas intervenções, não apenas de auxílio para o desenvolvimento das atividades cotidianas, mas para a potencialização da sua capacidade intelectual, o que pode ser apoiado e favorecido por um trabalho colaborativo entre família, escola e profissionais especializados, que mobilizarão uma série de estratégias para ampliar o desenvolvimento nas diversas áreas da sua vida e não apenas na área acadêmica.

(Disponível em: https://www.tuasaude.com. Adaptado.)


Tais informações dizem respeito à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q952327 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento:

I – desumano
II – violento
III – aterrorizante
IV - vexatório ou constrangedor
V – corretivo

Completa corretamente o artigo 18 do ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q898973 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Educação Inclusiva busca garantir o acesso e a permanência de todos os alunos no ambiente escolar, promovendo a diversidade e o respeito às diferenças. Qual das alternativas a seguir expressa corretamente um dos princípios fundamentais da Educação Inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q906399 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir define uma prática curricular no âmbito da educação inclusiva:
O conjunto das modificações no planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação de modo a acomodar todos os alunos no ambiente escolar.

O trecho refere-se à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q881640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Acerca do Atendimento Educacional Especializado, analise as assertivas a seguir:

I. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
II. O Atendimento Educacional Especializado foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.
III. O Atendimento Educacional Especializado ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Em outros momentos, o profissional também deve realizar um diálogo constante com professores e estudantes. Esse trabalho deve estar previsto no PPP de cada escola e organizado pelo conjunto de profissionais: gestores escolares, secretaria de Educação e educadores.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q894201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Pais, filhos e deficiência: estudos sobre relações familiares


As relações familiares são muito diversificadas, e seu funcionamento muda quando alterações ocorrem em um membro ou no sistema como um todo (Silva; Dessen, 2001). O nascimento de uma criança com deficiência, portanto, confronta toda a expectativa dos pais, e a família é acometida por uma situação inesperada. Os planos de futuro para essa criança são abdicados, e a experiência da família deve ser ressignificada. Segundo Silva e Dessen (2001), a família passa por um processo de superação até que aceite a criança com deficiência mental e institua um ambiente familiar propício para a inclusão dessa criança. Buscaglia (1997) destaca que, mesmo depois do impacto inicial, a presença de uma criança deficiente exige que o sistema se organize para atender às necessidades excepcionais. Esse processo pode durar dias, meses ou anos e mudar o estilo de vida da família, seus valores e papéis. A flexibilidade com que a família irá lidar com a situação depende das experiências prévias, aprendizado e personalidade dos seus membros.
Devido ao significado que o relacionamento fraterno adquire ao longo da vida, mudanças fundamentais na saúde e comportamento de um irmão irão afetar os outros, e essas mudanças correspondem sistematicamente às características da criança, da família, da doença ou deficiência (Lobato, Faust e Spirito, 1988). Segundo Casarin (1999), um filho especial desencadeia, na família, um processo semelhante ao luto. Trata-se de um luto pela perda da fantasia do filho perfeito, da criança sadia. Alguns projetos e expectativas são desfeitos por conta da nova realidade, e a aceitação de um filho com deficiência exige uma reorganização dos valores e objetivos da família (Amiralian, 1986). Os planos da família são geralmente postergados com o nascimento de uma criança, e alguns sacrifícios do casal são transitórios, mas, quando a criança nasce com deficiência, esse adiamento pode se prolongar (Núñez, 2003).
O stress é parte natural de qualquer ambiente familiar, e os irmãos de deficientes podem estar expostos a demandas excessivas que se propagam por outros setores de suas vidas. O estudo mostrou que essas crianças aprenderam a ficar atentas a problemas na dinâmica familiar e são inclinadas a agir em relação a esses conflitos. A caracterização de tais vivências como experiências de vulnerabilidade ou resiliência dependerá de fatores internos e externos pertinentes ao desenvolvimento da criança. Apesar da variação de reações aos desafios familiares apresentadas pelos indivíduos, os resultados apontam o significado potencial de irmãos e a influência no funcionamento de outras crianças da família. Outro resultado apresentado se relaciona à qualidade do relacionamento marital em que o grupo de crianças com irmãos deficientes não relatou mais histórias de conflito conjugal do que o grupo de irmãos de crianças não deficientes.

(Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/. Adaptado.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q954653 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Ao longo das últimas décadas, no Brasil, o tema Inclusão tem sido amplamente discutido por especialistas, professores, gestores e pais de alunos. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“ A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola”.

Desta forma, a inclusão escolar tem início:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q909354 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

No contexto do desenho universal de aprendizagem, qual estratégia é eficaz para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q902716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Tendo como foco a área da Tecnologia Assistiva denominada Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), assinale a afirmativa que contém dados corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q898976 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Na frase, o segundo professor da turma é responsável, junto com o professor titular, a acompanhar o processo de aprendizagem de todos os estudantes, e não somente a aprendizagem do aluno com deficiência, como se esse aluno não fizesse parte do grupo. Esse contexto explica que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q911533 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“De acordo com Boy (2019), a escola inclusiva é aquela que não apenas aceita a matrícula do educando no sistema de ensino, mas fortalece um sistema educacional que respeite aceite e possibilite o acesso ea permanência de todos os educandos, garantindo-lhes uma escolarização com competência e qualidade.”

Sobre os conceitos que formam o tripé de Educação Inclusiva na escola, assinale:

1. Acessibilidade 2. Mobilidade 3. Materialidade

( )Diz respeito ao acesso a aprendizagem, para isso é usados recursos como o ensino do braile, de libras, bem como confecção de materiais diferenciados.

( ) Está relacionado a aspectos físicos da instituição escolar, se refere ao deslocamento, ou seja, é preciso dispor de rampas, elevadores, guias para deficientes visuais.

( ) Refere-se a qualquer instrumento necessário ao educando para que ele possa ser incluído.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q888247 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

Qual é o papel dos profissionais da educação na implementação da Educação Especial/Inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q953082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902403 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais. [...] Temos por objetivo compartilhar novos conceitos, informações e metodologias – no âmbito da gestão e também da relação pedagógica em todos os estudos brasileiros. (BRASIL, 2004, p.4). No que se refere ao texto, assinale a alternativa que corresponde aos princípios da Educação Inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q905994 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que a educação inclusiva busca garantir relacionado ao acesso dos alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q901189 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola de Queimadas, PB, a implementação de práticas inclusivas revelou desafios tanto na adaptação do currículo quanto na formação dos professores. A escola precisa garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, possam aprender e participarplenamente do ambiente escolar. Considere as assertivas a seguir:

1. A educação inclusiva pressupõe a adaptação do currículo, dos métodos de ensino e dos materiais didáticos, para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo sua plena participação no processo de aprendizagem.

2. A formação continuada dos professores é fundamental para a implementação eficaz da educação inclusiva, pois proporciona as competências necessárias para lidar com a diversidade de alunos.

3. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que as escolas devem oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

4. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é responsabilidade exclusiva dos professores de apoio, não exigindo modificações significativas no trabalho pedagógico dos demais docentes.

5. A educação inclusiva deve promover não apenas o acesso dos alunos com deficiência à escola, mas também sua participação ativa e significativa em todas as atividades escolares.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q897098 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

João tem 8 anos e está no 2º ano do Ensino Fundamental. Ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta dificuldades na comunicação verbal. Embora João consiga entender comandos simples e tenha interesse em atividades lúdicas, ele se sente frustrado quando precisa expressar necessidades ou desejos, o que acaba gerando momentos de irritação e choro.


Na sala de aula, a professora percebe que João tem dificuldades em pedir materiais escolares, comunicar quando precisa ir ao banheiro, ou expressar que está com fome ou sede. Além disso, ele frequentemente fica agitado durante transições entre atividades, pois não consegue entender ou expressar o que espera dessas mudanças.


Considerando essa situação, assinale a alternativa que indica corretamente qual tecnologia assistiva poderia auxiliar de forma mais efetiva as necessidades apresentadas pelo estudante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q880735 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa a criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível para todos os alunos, independentemente de suas condições ou habilidades. Baseado na premissa de que o currículo deve se adaptar à diversidade dos alunos, o DUA propõe três princípios: engajamento, representado por múltiplos meios de motivação e autorregulação; representação, que envolve a apresentação do conteúdo em vários formatos para garantir a compreensão; e expressão, permitindo diversas formas de demonstrar o aprendizado.


Com base no texto acima, qual das seguintes situações exemplifica CORRETAMENTE a aplicação dos princípios do DUA em sala de aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.