Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

111Q894201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Pais, filhos e deficiência: estudos sobre relações familiares


As relações familiares são muito diversificadas, e seu funcionamento muda quando alterações ocorrem em um membro ou no sistema como um todo (Silva; Dessen, 2001). O nascimento de uma criança com deficiência, portanto, confronta toda a expectativa dos pais, e a família é acometida por uma situação inesperada. Os planos de futuro para essa criança são abdicados, e a experiência da família deve ser ressignificada. Segundo Silva e Dessen (2001), a família passa por um processo de superação até que aceite a criança com deficiência mental e institua um ambiente familiar propício para a inclusão dessa criança. Buscaglia (1997) destaca que, mesmo depois do impacto inicial, a presença de uma criança deficiente exige que o sistema se organize para atender às necessidades excepcionais. Esse processo pode durar dias, meses ou anos e mudar o estilo de vida da família, seus valores e papéis. A flexibilidade com que a família irá lidar com a situação depende das experiências prévias, aprendizado e personalidade dos seus membros.
Devido ao significado que o relacionamento fraterno adquire ao longo da vida, mudanças fundamentais na saúde e comportamento de um irmão irão afetar os outros, e essas mudanças correspondem sistematicamente às características da criança, da família, da doença ou deficiência (Lobato, Faust e Spirito, 1988). Segundo Casarin (1999), um filho especial desencadeia, na família, um processo semelhante ao luto. Trata-se de um luto pela perda da fantasia do filho perfeito, da criança sadia. Alguns projetos e expectativas são desfeitos por conta da nova realidade, e a aceitação de um filho com deficiência exige uma reorganização dos valores e objetivos da família (Amiralian, 1986). Os planos da família são geralmente postergados com o nascimento de uma criança, e alguns sacrifícios do casal são transitórios, mas, quando a criança nasce com deficiência, esse adiamento pode se prolongar (Núñez, 2003).
O stress é parte natural de qualquer ambiente familiar, e os irmãos de deficientes podem estar expostos a demandas excessivas que se propagam por outros setores de suas vidas. O estudo mostrou que essas crianças aprenderam a ficar atentas a problemas na dinâmica familiar e são inclinadas a agir em relação a esses conflitos. A caracterização de tais vivências como experiências de vulnerabilidade ou resiliência dependerá de fatores internos e externos pertinentes ao desenvolvimento da criança. Apesar da variação de reações aos desafios familiares apresentadas pelos indivíduos, os resultados apontam o significado potencial de irmãos e a influência no funcionamento de outras crianças da família. Outro resultado apresentado se relaciona à qualidade do relacionamento marital em que o grupo de crianças com irmãos deficientes não relatou mais histórias de conflito conjugal do que o grupo de irmãos de crianças não deficientes.

(Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/. Adaptado.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q902403 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e adolescentes que apresentam necessidades educacionais especiais. [...] Temos por objetivo compartilhar novos conceitos, informações e metodologias – no âmbito da gestão e também da relação pedagógica em todos os estudos brasileiros. (BRASIL, 2004, p.4). No que se refere ao texto, assinale a alternativa que corresponde aos princípios da Educação Inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q954653 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Ao longo das últimas décadas, no Brasil, o tema Inclusão tem sido amplamente discutido por especialistas, professores, gestores e pais de alunos. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:

“ A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da educação se evidencia o paradoxo inclusão/exclusão, quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola”.

Desta forma, a inclusão escolar tem início:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q898976 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Na frase, o segundo professor da turma é responsável, junto com o professor titular, a acompanhar o processo de aprendizagem de todos os estudantes, e não somente a aprendizagem do aluno com deficiência, como se esse aluno não fizesse parte do grupo. Esse contexto explica que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q888247 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

Qual é o papel dos profissionais da educação na implementação da Educação Especial/Inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q954808 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente Educador do Programa Caminhos, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com Wajskop (2012), a brincadeira constitui uma atividade social infantil que transcende o significado cotidiano e oferece uma oportunidade educativa única, especialmente para crianças de 4 a 5 anos. Com base no pressuposto acima e nas especificidades da Educação Infantil do Campo, assinale a alternativa CORRETA em relação ao conceito de brincadeira simbólica e a vivência cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q953082 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q905994 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que a educação inclusiva busca garantir relacionado ao acesso dos alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q901189 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola de Queimadas, PB, a implementação de práticas inclusivas revelou desafios tanto na adaptação do currículo quanto na formação dos professores. A escola precisa garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades educacionais especiais, possam aprender e participarplenamente do ambiente escolar. Considere as assertivas a seguir:

1. A educação inclusiva pressupõe a adaptação do currículo, dos métodos de ensino e dos materiais didáticos, para atender às necessidades específicas de cada aluno, garantindo sua plena participação no processo de aprendizagem.

2. A formação continuada dos professores é fundamental para a implementação eficaz da educação inclusiva, pois proporciona as competências necessárias para lidar com a diversidade de alunos.

3. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que as escolas devem oferecer atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

4. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais é responsabilidade exclusiva dos professores de apoio, não exigindo modificações significativas no trabalho pedagógico dos demais docentes.

5. A educação inclusiva deve promover não apenas o acesso dos alunos com deficiência à escola, mas também sua participação ativa e significativa em todas as atividades escolares.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q897098 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

João tem 8 anos e está no 2º ano do Ensino Fundamental. Ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta dificuldades na comunicação verbal. Embora João consiga entender comandos simples e tenha interesse em atividades lúdicas, ele se sente frustrado quando precisa expressar necessidades ou desejos, o que acaba gerando momentos de irritação e choro.


Na sala de aula, a professora percebe que João tem dificuldades em pedir materiais escolares, comunicar quando precisa ir ao banheiro, ou expressar que está com fome ou sede. Além disso, ele frequentemente fica agitado durante transições entre atividades, pois não consegue entender ou expressar o que espera dessas mudanças.


Considerando essa situação, assinale a alternativa que indica corretamente qual tecnologia assistiva poderia auxiliar de forma mais efetiva as necessidades apresentadas pelo estudante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q880735 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa a criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acessível para todos os alunos, independentemente de suas condições ou habilidades. Baseado na premissa de que o currículo deve se adaptar à diversidade dos alunos, o DUA propõe três princípios: engajamento, representado por múltiplos meios de motivação e autorregulação; representação, que envolve a apresentação do conteúdo em vários formatos para garantir a compreensão; e expressão, permitindo diversas formas de demonstrar o aprendizado.


Com base no texto acima, qual das seguintes situações exemplifica CORRETAMENTE a aplicação dos princípios do DUA em sala de aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q889996 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Ao analisar a concepção de ensino colaborativo e suas contribuições para a promoção da inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. O ensino colaborativo é o trabalho desenvolvido em parceria entre o professor da sala de aula comum e o professor de Educação Especial, que compartilham os objetivos e dividem as responsabilidades.
II. O ensino colaborativo deve ser desenvolvido considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial e dos demais estudantes.
III. O ensino colaborativo é planejado no âmbito do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), documento no qual são elencadas as diretrizes para a adaptação do conteúdo pelo professor regente em sala de aula.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q898970 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Perante uma sociedade que necessita superar seus preconceitos, nos deparamos com a realidade de como se processa a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas e o papel do professor frente a este desafio. Mas quem é esse público-alvo do atendimento educacional especializado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q898231 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma professora de Educação Especial em uma escola, em suas aulas, busca promover a participação ativa dos estudantes com deficiência nas atividades pedagógicas, desenvolvendo estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada um. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A construção do conhecimento na Educação Especial deve sempre priorizar a individualização das práticas pedagógicas, desconsiderando o contexto social e cultural do educando para focar exclusivamente em suas necessidades específicas.
(__)O papel do educador na Educação Especial inclui a mediação entre o conhecimento científico e os saberes cotidianos do aluno, buscando integrar esses dois tipos de conhecimento no processo educativo.
(__)A sociedade tem um papel fundamental na construção do conhecimento, pois a inclusão de estudantes com deficiência depende diretamente da construção de uma cultura escolar que valorize a diversidade e promova a equidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q881644 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito das Integração Escolar, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência, de cima para baixo, CORRETA:

( ) Na integração escolar os alunos com deficiência, se não contemplarem a normalização, não podem ser agrupados em salas especiais dentro da escola regular.
( ) A integração escolar é a prática de inserir parcialmente os alunos com deficiências em centros especializados ou em sala de aula regular numa série de possibilidade educacional.
( ) O princípio da integração escolar norteou, por muito tempo, os ideais da Educação Especial, trata-se de um processo que visa a integrar o aluno à escola, gerando meios para que o aluno com necessidades especiais se integre graças ao atendimento que lhe é oferecido, nesse modelo ao invés de a escola ter que se adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar-se à escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q894198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades. Os prejuízos qualitativos que definem essas condições representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo (APA, 2000). Esses transtornos, em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida da criança e, frequentemente, estão associados com algum grau de comprometimento intelectual e características descritivas, podendo haver anormalidades no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Ao longo do seu processo evolutivo, a criança pode deixar-se envolver passivamente em interações sociais; mesmo nesses casos elas podem tratar as pessoas de maneira incomum. Os índices do transtorno são quatro a cinco vezes superiores para o sexo masculino, sendo que entre as meninas com o transtorno registra-se prevalência de comprometimento mental mais grave. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) constituem um conjunto composto pelo autismo e outros transtornos que estão associados a este espectro, tais como: transtorno de Rett; transtorno desintegrativo da infância; transtorno de Asperger e transtorno global do Desenvolvimento sem outra especificação; além de estarem incluídas outras nomenclaturas referentes ao autismo como: autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico.

(DSM-IV, 2002.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q882942 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, SEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem em instituições de ensino, é uma competência do(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q900629 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) possui quatro eixos principais organizados para afirmar e fortalecer a política pública.
Assinale a alternativa que indica corretamente esses quatro eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q911439 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Como um professor de educação especial pode colaborar com os pais e outros profissionais para desenvolver um Plano Educacional Individualizado (PEI) eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q912985 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Itá SC, Creative Group, 2023

A discussão pedagógica acerca da inclusão tem pontuado a importância dos currículos não estarem apenas centrados na diversidade, mas na diferença, concebida como processo, com uma pedagogia e currículo que não se limitam apenas a celebrar a identidade e a diferença, mas que buscam problematizá-las. Dessa função social a escola não pode se furtar porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.