Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

131Q899171 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O meio pelo qual o texto é apresentado e interpretado na escola pode limitar a acessibilidade do aluno com deficiência e privá-lo da participação nas aulas, constituindo-se conhecimento crucial para construir a acessibilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q899172 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

João é um aluno neurotípico com deficiência física nos membros inferiores; frequenta sala de ensino regular do 8º ano e faz uso de cadeira de rodas. Ele e seus colegas foram à sala de informática com um determinado professor para utilizar o computador com os objetivos de: pesquisar na web, construir um texto, tabular informações, organizar suas apresentações etc. O computador é para João:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q955240 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Durante as atividades recreativas, um estudante com deficiência física manifesta o desejo de participar de jogos coletivos, mas enfrenta barreiras para se integrar plenamente às dinâmicas propostas. O papel do Assistente Educacional nesse contexto deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q899180 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos surdos, em conformidade com as imposições da proposta inclusiva e da sua exigência de minuciosa observação e planejamento, é conhecimento verdadeiro que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q883317 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao Método Braille, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os graus 1, 2 e 3 do Braille representam, nessa ordem, a integralidade crescente do original na transcrição do texto.
( ) Cada célula Braille é composta por 6 pontos, os quais podem estar vazios ou preenchidos.
( ) O Braille não é uma língua, mas um sistema de escrita e leitura tátil aplicável às línguas existentes.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q881094 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Segundo Mantoan (2006), os sistemas escolares estão formados no princípio que recorta a realidade, dividindo alunos em normais e deficientes, o ensino em regular e especial, e fazendo professores em especialistas sobre diferentes necessidades especiais. Construindo uma lógica com visão determinista, mecanicista, formalista, reducionista própria do pensamento científico moderno, ignorando o subjetivo, afetivo, criador, não conseguindo assim romper o velho modelo escolar, para efetivar a mudança que a inclusão busca. Acerca da Educação Inclusiva, assinale a alternativa que não está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q990164 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual dos seguintes aspectos é fundamental para favorecer a educação inclusiva nas escolas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q953103 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

A educação ambiental é essencial para o desenvolvimento de uma consciência crítica e responsável sobre os impactos ambientais das ações humanas, além de ser uma ferramenta poderosa para a promoção da sustentabilidade. Ensinar as crianças sobre o meio ambiente e a sustentabilidade nas séries iniciais é um passo crucial para formar cidadãos que compreendam a importância de preservar os recursos naturais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a educação ambiental e sustentabilidade no ensino fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q891965 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A missão de promover a inclusão escolar exige uma transformação das instituições educacionais, assegurando que elas estejam voltadas, desde a base, a acolher todos os alunos e proporcionar trajetórias de aprendizagem adaptadas às suas diferenças individuais.
Identifique a opção que não contribui para a realização efetiva da inclusão nesses termos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q901958 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Rosita Edler, o trabalho docente na educação inclusiva envolve muitos profissionais, alguns especializados e outros não (1ª parte), alguns que são do ensino regular e oferecem atendimento educacional nas salas de aula, sempre com a presença de outro professor especialista (2ª parte), outros que trabalham em escolas e classes especiais, específicas para determinados alunos, porque se especializaram naquela área de manifestação da deficiência (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

141Q898943 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Leia as afirmações a seguir e selecione a alternativa que indica a classificação correta (V = Verdadeiro; F = Falso):


(__)A escola deve focar prioritariamente no desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos alunos, pois aspectos emocionais e sociais são melhor desenvolvidos fora do ambiente escolar.

(__)A colaboração entre escola, família e comunidade éessencial para promover um desenvolvimento integral, uma vez que cada uma dessas esferas contribui com valores e experiências complementares.

(__)A promoção de atividades extracurriculares, como esportes e artes, contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, incentivando habilidades como criatividade, disciplina e trabalho em equipe.

(__)A escola tem o papel de educar para a cidadania, desenvolvendo a consciência crítica e o respeito às diferenças, o que ajuda a formar indivíduos socialmente responsáveis e engajados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q897698 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o papel do professor frente aos alunos com deficiência.

( ) Os professores devem adaptar suas metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência.
( ) O papel do professor é apenas garantir o acesso dos alunos com deficiência na sala de aula.
( ) A inclusão de alunos com deficiência na educação regular promove a diversidade e a empatia.
( ) O trabalho em parceria exercido pelo professor com especialistas, como terapeutas e psicólogos, auxilia no suporte adequado aos alunos com deficiência.
( ) A metodologia de trabalho e as atividades em grupo devem ser evitadas pelos professores, ou a participação dos alunos com deficiência nessas atividades deve ser limitada para evitar conflitos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q898981 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para promover a inclusão e a autonomia de alunos com deficiência motora, é essencial que a escola ofereça adaptações específicas no ambiente. Qual das opções a seguir é uma prática recomendada para alcançar esse objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q897706 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

1. As causas do transtorno autista são desconhecidas.
2. A origem do autismo está associada a anormalidades em alguma parte do cérebro e de origem genética.
3. É causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação e/ou no momento do parto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q995002 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais presentes nas unidades educativas polo e denominadas Salas Multimeios, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens que compõem a configuração desses espaços.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q906428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao conceito de letramento racial, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O letramento racial é um método de alfabetização que leva em conta a realidade social de cada aluno.
( ) O letramento racial, diferentemente do letramento clássico, não é requisito para a vida em sociedade.
( ) O letramento racial é um aprendizado de interpretação do mundo pela dimensão das desigualdades baseadas em raça.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q893639 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A concepção de educação especial que busca superar a visão do caráter substitutivo dessa modalidade e a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q865001 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos pilares fundamentais da escola inclusiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q894196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Lewek e Machado (2006) apresentam uma nova visão sobre o conceito de superdotação/alta habilidade – AH/SD que está relacionada à concepção de inteligência como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q882677 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno. Nesse sentido, o PEI contém os objetivos e as metas que nortearão o ensino desses alunos, bem como todo o histórico de aprendizado, inclusive os conteúdos que os estudantes já dominem previamente.

( ) Esse plano orienta os professores sobre como lidar com alunos que tenham necessidades educacionais diferenciadas, valorizando a individualidade de cada um.
( ) O PEI deve ser revisado para corroborar ou realinhar estratégias pedagógicas e observar o desempenho dos alunos com deficiência.
( ) Por meio do PEI, a escola será capaz de enxergar cada aluno de forma individualizada, considerando todas as peculiaridades de seu desenvolvimento.
( ) A adaptação curricular não poderá ser promovida para cada necessidade, em virtude dos desafios motores e intelectuais e o estilo de aprendizagem de cada aluno.

Completando com (V), se verdadeiras e (F), se falsas, as afirmações acima, a opção CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.