Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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141Q898981 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para promover a inclusão e a autonomia de alunos com deficiência motora, é essencial que a escola ofereça adaptações específicas no ambiente. Qual das opções a seguir é uma prática recomendada para alcançar esse objetivo?
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142Q897706 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Espectro Autista.

1. As causas do transtorno autista são desconhecidas.
2. A origem do autismo está associada a anormalidades em alguma parte do cérebro e de origem genética.
3. É causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação e/ou no momento do parto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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143Q990164 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual dos seguintes aspectos é fundamental para favorecer a educação inclusiva nas escolas?
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144Q865001 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos pilares fundamentais da escola inclusiva:

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145Q894196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Lewek e Machado (2006) apresentam uma nova visão sobre o conceito de superdotação/alta habilidade – AH/SD que está relacionada à concepção de inteligência como
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146Q901174 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O modelo médico de deficiência é uma abordagem que se concentra nas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas da pessoa com deficiência e as vê como características individuais que precisam ser corrigidas, tratadas ou curadas. Nesse modelo, a deficiência é considerada uma condição patológica ou anormalidade que requer intervenção médica para mitigar seus efeitos. Críticas ao modelo médico de deficiência destacam que ele pode contribuir para a estigmatização, a exclusão social e a falta de autonomia das pessoas com deficiência, além de ignorar fatores sociais, culturais e ambientais que influenciam sua experiência de vida. A escola atual tem se baseado no referido modelo de deficiência quando condiciona o acesso a direitos básicos de educação àapresentação de diagnóstico clínico ou laudo médico, fortalecendo uma visão equivocada de seu próprio papel na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades. Ao adotar essa abordagem, a escola muitas vezes coloca a responsabilidade pelo acesso à educação inclusiva exclusivamente sobre o aluno com deficiência, ignorando as barreiras sociais, estruturais e atitudinais que podem estar presentes no ambiente escolar. Logo:

I- Essa prática reforça a ideia de que a deficiência é uma questão individual a ser tratada pelos profissionais de saúde, em vez de reconhecer a responsabilidade coletiva da sociedade e da própria instituição educacional em garantir a participação plena e igualitária de todos os alunos.

II- Além disso, ao exigir um diagnóstico clínico como pré-requisito para o acesso a serviços e recursos educacionais especializados, a escola pode perpetuar estigmas e exclusão, desconsiderando as necessidades específicas de cada aluno e promovendo a segregação em vez da inclusão.
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147Q891965 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Coordenador de Turno, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A missão de promover a inclusão escolar exige uma transformação das instituições educacionais, assegurando que elas estejam voltadas, desde a base, a acolher todos os alunos e proporcionar trajetórias de aprendizagem adaptadas às suas diferenças individuais.
Identifique a opção que não contribui para a realização efetiva da inclusão nesses termos.
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148Q897347 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A inclusão implica, pedagogicamente, a consideração da diferença em processos iguais para todos. O processo de construção da inclusão escolar, na realidade brasileira, deve abranger a
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149Q900446 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial em Interpretação de Libras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Com base no entendimento de que o paradigma da inclusão constitui princípio fundamental orientador da educação escolar contemporânea, assinale a alternativa que melhor descreve a educação inclusiva:
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150Q907873 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Tendo como pressuposto que a escola é uma das mais importantes instâncias de democratização da sociedade e de promoção da inclusão social, cabe ao ensino de Geografia propiciar os recursos necessários à apropriação dos saberes sistematizados pela ciência geográfica, formados socialmente e ensinados por intermédio dos
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151Q981376 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, MTE, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído de Ropoli (2010):

“A escola comum se torna inclusiva quando reconhece _____ dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de _____ , adotando novas práticas pedagógicas”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

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152Q994956 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considerar as identidades que configuram o processo educativo no ensino fundamental é essencial para promover uma educação inclusiva e respeitosa, que valorize as características únicas de cada estudante.

Nesse sentido e considerando as características das diferentes faixas etárias no contexto educativo, assinale a alternativa correta.
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153Q951971 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Secretária, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante a organização de um evento escolar, o planejamento adequado de tarefas e prazos foi considerado crucial. Sobre a utilização de fluxogramas, marque a alternativa correta:
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154Q912055 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente Operacional Motorista, Prefeitura de Barra do Bugres MT, SELECON, 2023

As medidas indicadas a seguir são fundamentais para o bom convívio social com pessoas com deficiência:
1) Ao auxiliar uma pessoa com deficiência, procure dar uma pista sonora de sua aproximação.
2) Deve-se falar de forma clara e pausada, olhando para a pessoa sem gritar. Normalmente, também é possível a comunicação com o uso de gestos.
3) Deve-se observar o ritmo da fala e do caminhar da pessoa e dar o tempo necessário para que ela possa se comunicar com você.
As medidas 1 a 3 devem ser adotadas no convívio com pessoas, respectivamente:
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155Q995002 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre as Salas de Recursos Multifuncionais presentes nas unidades educativas polo e denominadas Salas Multimeios, assinale a alternativa que apresenta corretamente os itens que compõem a configuração desses espaços.
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156Q906428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação ao conceito de letramento racial, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O letramento racial é um método de alfabetização que leva em conta a realidade social de cada aluno.
( ) O letramento racial, diferentemente do letramento clássico, não é requisito para a vida em sociedade.
( ) O letramento racial é um aprendizado de interpretação do mundo pela dimensão das desigualdades baseadas em raça.

As afirmativas são, respectivamente,
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157Q893639 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

A concepção de educação especial que busca superar a visão do caráter substitutivo dessa modalidade e a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência é conhecida como:
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158Q882677 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

O Plano Educacional Individualizado – PEI é considerado uma proposta de organização curricular desenvolvida especialmente para cada educando com deficiência que tem o objetivo de nortear a mediação pedagógica do professor e de desenvolver os potenciais ainda não consolidados do aluno. Nesse sentido, o PEI contém os objetivos e as metas que nortearão o ensino desses alunos, bem como todo o histórico de aprendizado, inclusive os conteúdos que os estudantes já dominem previamente.

( ) Esse plano orienta os professores sobre como lidar com alunos que tenham necessidades educacionais diferenciadas, valorizando a individualidade de cada um.
( ) O PEI deve ser revisado para corroborar ou realinhar estratégias pedagógicas e observar o desempenho dos alunos com deficiência.
( ) Por meio do PEI, a escola será capaz de enxergar cada aluno de forma individualizada, considerando todas as peculiaridades de seu desenvolvimento.
( ) A adaptação curricular não poderá ser promovida para cada necessidade, em virtude dos desafios motores e intelectuais e o estilo de aprendizagem de cada aluno.

Completando com (V), se verdadeiras e (F), se falsas, as afirmações acima, a opção CORRETA é:
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159Q895230 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O contexto que abrange as questões de gênero e diversidade sexual é aspecto discutido de forma mais enfática com perspectivas recentes no âmbito educacional do Brasil, assim como a busca pela igualdade, respeito e reconhecimento da diversidade de gênero. Segundo Junqueira (2009), a escola ainda demonstra ser um espaço de discriminação e preconceito, desencadeadores de distintas formas de violência e exclusão. Considerando que a escola tem um desafio acirrado – enfrentar tudo o que venha a contribuir para a produção e reprodução perversa de preconceitos com relação às diversidades – ela NÃO deverá:
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160Q953357 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Alguns ponderamentos sobre a educação inclusiva foram definidos a seguir. Analise-os, marque a alternativa que foi mal elaborada.
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