Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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161Q901573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Letras/Português e Inglês, Prefeitura de Rondinha RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Educação Especial, analise as assertivas a seguir:

I. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é de oferta obrigatória no EnsinoFundamental e facultativa no Ensino Médio.

II. Seu público-alvo são os estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

III. A Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino do sistema educacional brasileiro.


Quais estão corretas?

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162Q895230 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

O contexto que abrange as questões de gênero e diversidade sexual é aspecto discutido de forma mais enfática com perspectivas recentes no âmbito educacional do Brasil, assim como a busca pela igualdade, respeito e reconhecimento da diversidade de gênero. Segundo Junqueira (2009), a escola ainda demonstra ser um espaço de discriminação e preconceito, desencadeadores de distintas formas de violência e exclusão. Considerando que a escola tem um desafio acirrado – enfrentar tudo o que venha a contribuir para a produção e reprodução perversa de preconceitos com relação às diversidades – ela NÃO deverá:
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163Q898047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A educação inclusiva visa garantir o acesso e a permanência de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, no sistema regular de ensino. As diretrizes estabelecidas pelo Ministério daEducação (MEC) orientam as práticas pedagógicas e administrativas para promover a inclusão e a equidade na educação. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A oferta de ensino noturno regular deve ser adequada às condições do educando.
(__)A educação infantil é obrigatória e gratuita para todas as crianças de zero a seis anos.
(__)A gestão democrática do ensino público é um princípio da educação nacional.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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164Q894219 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade” (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: a fundamentação filosófica. Brasília: Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, 2004).

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta como princípios do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2004).

( ) Identidade pessoal e social e construção da igualdade na diversidade. ( ) Escola inclusiva enquanto espaço de construção de cidadania. ( ) Exercício da cidadania e promoção da paz. ( ) Proteção e capacitismo como primados da inclusão.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
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165Q953357 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Alguns ponderamentos sobre a educação inclusiva foram definidos a seguir. Analise-os, marque a alternativa que foi mal elaborada.
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167Q900628 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), assinale a alternativa que indica corretamente os principais compromissos e garantias para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
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168Q901177 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A educação inclusiva, embasada em fundamentos filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, implica uma reformulação nas concepções pedagógicas, na formação dos professores e na gestão educacional, visando garantir o direito de todos à educação. Isso envolve a transformação das estruturas educacionais que perpetuam a dicotomia entre ensino regular e especial, bem como a eliminação de espaços segregados para alunos considerados público-alvo da educação especial. Nesse contexto:

I- o desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas[...] para
II- assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condições.
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169Q901951 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Gestor Pedagógico 40h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Mittler, sobre a escola inclusiva, analise as assertivas a seguir:

I. Deve atender ao pluralismo cultural dos professores.
II. Deve buscar respostas individuais para as necessidades especiais individuais.
III. Nela, dentro da concepção da escola inclusiva, é o aluno quem deve se adaptar a escola.

Quais estão corretas?
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170Q897101 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise as citações abaixo:


“Atividade de mediação linguística que transforma o visual em verbal. É um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual por meio de informação sonora. Permite a equiparação de oportunidades, o acesso ao universo imagético e a eliminação de barreiras comunicacionais no contexto cultural, educacional e social.”


MOTTA; FILHO, 2010, p. 11.


“Proporciona ao indivíduo com deficiência não somente a ampliação do repertório imagético, simbólico e léxico, mas também desenvolve a capacidade de se colocar no mundo com autonomia, de estabelecer juízo sobre as coisas de modo próprio, além de promover a interação entre os sujeitos envolvidos nas práticas leitoras.”


ALMEIDA, 2023, p. 21.


Ambas as citações apresentadas referem-se a:

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171Q899918 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O estudante, independentemente de suas singularidades, tem direito a uma educação inclusiva de qualidade, e para isso, família e escola devem trabalhar juntas. Essa colaboração é fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. Uma ação essencial é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que deve ser elaborado pela comunidade de aprendizagem, incluindo família e escola. O PDI deve considerar as necessidades específicas do estudante e não se basear apenas no diagnóstico médico, buscando nas próprias características do estudante as estratégias para garantir seu acesso e permanência na instituição de ensino.
ORRÚ, Sílvia Ester. Redes de inclusão entre família e escola. Diversa. Disponível em https://diversa.org.br/artigos/redes-de-inclusao-entre-familia-e-escola/. Acesso em: 16 jul. 2024. Adaptado.

A partir da leitura do texto pode-se afirmar que
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172Q954705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao discutir a questão da inclusão escolar, Mantoan (2013) defende o ponto de vista de que
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173Q894803 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for.
Avalie o que se afirma sobre a Declaração de Salamanca.

I - Oferece um ordenamento de ações que preconizam os encaminhamentos educativos com ênfasse na Educação Inclusiva. II - O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter. III - Trouxe o fortalecimento da Educação Especial na escola especializada, reafirmando e garantindo não apenas o acesso, mas a permanência do aluno nos diversos níveis, respeitando sua individualidade.

Está correto apenas o que se afirma em
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174Q898388 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas a seguir que tratam sobre inclusão escolar e em seguida aponte a alternativa CORRETA.
I. A inclusão escolar visa garantir que todos os alunos tenham acesso à educação em um ambiente inclusivo e acolhedor.
II. A adaptação curricular é uma ferramenta essencial para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência.
III. A inclusão deve ser integral e abranger todos os alunos com deficiência, independentemente do tipo e do grau de necessidade, garantindo o acesso à educação na escola regular.
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175Q899925 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A inclusão escolar visa criar um ambiente educacional acolhedor e acessível que promova o desenvolvimento igualitário de todos os alunos, independentemente de suas diferenças ou necessidades especiais. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta desafios enfrentados pelos professores ao implementar o ensino colaborativo no contexto da inclusão escolar de alunos com deficiência mental:
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176Q899178 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a descrição a seguir.
O professor do AEE observa e registra os avanços do aluno na utilização de seu recurso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), questionando:
1. Consegue responder a perguntas objetivas sinalizando o SIM e o NÃO?
2. Consegue utilizar expressões e sinalizações para se comunicar?
3. Consegue responder a perguntas objetivas, apontando para objetos que estão no ambiente?
4. Consegue responder perguntas objetivas, apontando a resposta em símbolos gráficos?
5. Faz a associação de mais de um símbolo em suas respostas?
6. Toma iniciativa na comunicação, ou espera sempre por perguntas?
7. Usa criatividade e tenta responder às perguntas, cujas respostas não estão na prancha, fazendo uso de analogias entre símbolos ou dos símbolos com outras formas de comunicação (gestos, expressões, objetos do ambiente etc.)?
8. Faz uso da escrita sempre que o que deseja comunicar não está na prancha?
9. Questiona e argumenta?
10.Manifesta a ausência de vocabulário e consegue solicitar a atualização do recurso?
11.Participa do planejamento de suas pranchas de comunicação?
A competência analisada é:
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177Q908149 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

A inclusão digital de pessoas com deficiência visual pode ser significativamente melhorada por meio de tecnologias assistivas. Qual das seguintes opções descreve corretamente uma dessas tecnologias e sua aplicação?

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178Q900740 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Acerca dessa temática, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(_)Numa escola inclusiva, o ensino é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a caminhada do aluno no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.
(_)A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeita suas potencialidades e necessidades, e a elas responde, com qualidade pedagógica.
(_)Para que uma escola se torne inclusiva há que se contar com a participação consciente e responsável de todos os atores que permeiam o cenário educacional: gestores, professores, familiares e membros da comunidade na qual cada aluno vive.
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179Q896645 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor, Prefeitura de Rancho Queimado SC, Instituto Fênix, 2024

A educação especial no contexto inclusivo requer adaptações de materiais e atividades para garantir o aprendizado de alunos com necessidades educacionais especiais. Analise as assertivas abaixo:

I. Adaptações curriculares devem respeitar as necessidades específicas de cada aluno, garantindo sua plena participação nas atividades.
II. A utilização de recursos pedagógicos diferenciados facilita o acesso ao conhecimento para alunos com deficiência.
III. A educação especial é restrita ao ambiente da sala de recursos multifuncionais e não precisa ser integrada ao currículo regular.

A respeito das assertivas, pode-se afirmar que:
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180Q897428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação é um desafio que exige adaptações curriculares e pedagógicas. Qual das alternativas abaixo descreve uma estratégia adequada para atender a esses alunos?
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