Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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181Q897428 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A inclusão escolar de alunos com altas habilidades/superdotação é um desafio que exige adaptações curriculares e pedagógicas. Qual das alternativas abaixo descreve uma estratégia adequada para atender a esses alunos?
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182Q898979 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma reunião de pais, um educador apresentou as diretrizes da Educação Especial e sua importância para alunos com deficiência. Qual das afirmações a seguir destaca um dos principais objetivos da Educação Especial, conforme mencionado no trecho?
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183Q906408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O 4º objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é “educação de qualidade”: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Como um desdobramento desse objetivo, a Meta 4.1 para o Brasil é, até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.

Cada meta possui ao menos um indicador que permite avaliar se ela está sendo alcançada. Nesse caso, o indicador correspondente à meta citada é:
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184Q906682 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Um professor, em sala de aula, percebeu que um de seus alunos, com diagnóstico de autismo, apresentava dificuldades em interagir com os colegas e em seguir as rotinas da sala de aula. Para auxiliar esse aluno, o professor pensou em algumas estratégias pedagógicas.
Considerando essa situação e os princípios da educação inclusiva, assinale a alternativa que apresenta a estratégia mais adequada para promover a autonomia desse aluno.
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185Q881088 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Ao identificar uma escola como inclusiva se faz necessário saber se a Instituição de ensino realmente garante o direito de todos à educação. Os princípios da Educação inclusiva representam uma referência essencial tanto para educadores que estão começando como para aqueles que já possuem uma bagagem de experiência a não se perderem no caminho. No que se refere aos princípios da educação inclusiva, assinale a alternativa que não está correta.
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186Q881093 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

(Moysés & Collares, 1997), a autora, que é médica, avalia crianças apontadas pelos professores como futuros repetentes logo no início do ano. E seu método de avaliação visa superar a artificialidade dos testes e, em uma via contrária, parte do que a criança gosta de fazer para avaliar o seu desenvolvimento e conhecimentos de leitura e escrita. A título de exemplo, ouçamos o caso de Daniela, que no momento da pesquisa tinha 8 anos e 4 meses. Para todas as crianças avaliadas, a autora faz um resumo sobre a fala da professora, da mãe ou pai, da própria criança e, para finalizar, sua fala de médica:

A professora
É muito magrinha, muito enjoada, nunca come a merenda. Acho que é subnutrida. Ah! É sim, o caso dela é gritante... De desnutrição, de relaxo da mãe. É assim mesmo, a gente vê muito, não sabe a alimentação que a criança precisa comer, dá porcaria, aí fica desnutrido. O médico já explicou isso várias vezes, ele vinha aqui examinava e dizia: “desnutrição, a criança quer aprender, mas não aprende”. Mas não adianta, as mães não se interessam, não levam no postinho, a mãe acho que nunca levou no médico.
A mãe Ela nasceu bem, de nove meses, no hospital. Pesou três duzentos e cinquenta. Teve alta no segundo dia. Nunca teve nenhum problema. Sempre acompanhei no Centro de Saúde. O médico sempre dizia que ela estava crescendo bem, gordinha sempre. Entrou na escola com seis anos e meio, queria muito ir, mas não aprendeu a ler, foi reprovada. Não sei por que, a professora nunca falou nada, nunca me chamou pra nada.

Daniela
Eu? Quando crescer quero trabalhar. De vender doce, é um bom trabalho, todo mundo compra. Eu repeti porque não aprendi. {Por que você não aprendeu?} Por quê? Não sei...

A médica
A mãe tem o cartão com a evolução de peso e altura nos dois primeiros anos de vida: normal. Nunca teve qualquer doença nutricional. Teve um acompanhamento modelo na saúde, trazendo para a consulta de hoje todos os cartões, de agendamento, de vacinação e de medidas.

(Criança normal. Desenvolvimento normal. Estado nutricional normal. Moysés, 2001, p. 173/174.)


No que se refere ao caso apresentado, assinale a alternativa incorreta.
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187Q882664 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de CMEI, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

No que se refere ao cotidiano escolar, assinale a alternativa correta sobre como é possível combinar a valorização da pluralidade cultural e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
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188Q911372 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Sobre a tecnologia assistiva ou ajuda técnica são os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Fonte: Lei nº 13.146/2015. (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Nesse contexto, qual alternativa corresponde a um dos eixos de atuação do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva?
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189Q901938 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

A inclusão escolar brasileira enfrenta desafios para a questão de acesso e permanência do aluno na escola, diante das inovações propostas pelas políticas educacionais. Em relação à dinâmica necessária para concretizar a proposta da inclusão escolar, analise as assertivas abaixo:

I. O movimento pela inclusão escolar tem mostrado que o aluno, antes de tudo, é uma pessoa que possui necessidades e desejos individuais que devem ser contemplados na escola.
II. A integração e a inclusão expressam a inserção do aluno ao ensino regular em situações iguais, pois ambas visam que a escola se organize e faça todas as mudanças necessárias para atender à diversidade.
III. A busca por equidade na educação demanda que a escola esteja aberta à pluralidade e à diversidade, reafirmando o compromisso de reverter a situação de exclusão, bem como o compromisso com os alunos com deficiência, ao reconhecer a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas.
IV. A escola inclusiva tem como princípio que todas as crianças devem apender juntas, independentemente das suas diferenças.

Quais estão corretas?
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190Q901173 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

A base fundamental da educação inclusiva consiste em assegurar que a escola seja um ambiente de aprendizado acessível a todos, promovendo o respeito e a valorização das diferenças como elementos enriquecedores para o desenvolvimento coletivo.

Neste contexto, podemos afirmar que:
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191Q902709 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A atenção educacional aos aprendizes com necessidades especiais tem se modificado ao particularizar diversos paradigmas nas relações das sociedades com esse segmento populacional. Leia o texto a seguir.
“Este paradigma associou a ideia da diversidade como fator de enriquecimento social e o respeito às necessidades de todos os cidadãos como pilar central de uma nova prática social: a construção de espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade, de forma a garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, independente das suas necessidades educacionais especiais, do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que estas apresentem. A transformação dos sistemas educacionais tem se efetivado para garantir o acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos os cidadãos.”
Considerando o exposto, é possível afirmar que se trata do paradigma
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192Q906807 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Os novos paradigmas na educação de alunos com deficiência rompem a barreira da integração em prol da construção de uma educação inclusiva. Nesse modelo, a aprendizagem é centrada em aspectos variados que se alternam, destacando-se os aspectos lógico, intuitivo, sensorial, social e afetivo dos alunos. Dentro dessa sistemática, percebe-se que nas práticas pedagógicas há o predomínio de alguns aspectos do conhecimento, destacados a seguir, exceto:

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193Q906820 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor I, Prefeitura de Valinhos SP, Avança SP, 2024

Uma das formas de tratar a deficiência é por meio do modelo social da deficiência, sendo algumas de suas características destacadas a seguir, exceto:

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194Q899930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Quais são as práticas pedagógicas que contribuem significativamente para a escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes regulares?
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195Q904029 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo com base no processo de Inclusão escolar.


1. As atividades competitivas devem ser evitadas.


2. A prática uniformizadora da escola vem comprometendo a pluralidade e a diacronicidade da aprendizagem, anulando ou minimizando a importância do respeito à diversidade.


3. Os profissionais da escola devem estimular todos os alunos a tomarem suas próprias decisões.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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196Q884833 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

A Educação Especial abrange uma ampla gama de necessidades, que vão desde deficiências físicas e intelectuais até transtornos do espectro autista. Cuidadores, sejam eles profissionais especializados ou familiares, desempenham um papel crucial no apoio e na promoção do desenvolvimento desses indivíduos. No entanto, a formação adequada para cuidadores na área da Educação Especial muitas vezes é escassa. As escolas podem ser um ponto de partida importante para oferecer suporte e capacitação a esses cuidadores, ajudando-os a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para fornecer o melhor cuidado possível. Como as escolas podem contribuir para a formação de cuidadores na área da Educação Especial:
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197Q895360 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Considerando a afirmação de Libâneo (2002) sobre a educação como uma prática social que modifica os seres humanos em vários aspectos, como o professor pode aplicar a didática para abordar a diversidade cultural na sala de aula?
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198Q902277 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

Um dos pontos que solidificou a importância da diversidade cultural dos países foi:
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199Q896913 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Com relação à educação inclusiva, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, é um suporte legal para amparar o combate:

1. À integração.
2. À segregação.
3. Ao anticapacitismo.
4. Ao Capacitismo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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200Q897702 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Considerando uma escola inclusiva, é importante pensar sobre as práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência.
Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática pedagógica inclusiva na educação especial.
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