Início

Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q57026 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q57031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

O Plano Distrital da Educação (PDE) (2015–2024), a exemplo  do Plano Nacional da Educação (PNE), é um documento que  expressa as demandas da sociedade, estabelece prioridades  e metas e aponta caminhos para a sua efetivação por meio de  estratégias. Assim, configura‐se como uma política pública de  Estado  que  favorece  o  planejamento  de  ações  diante  das  demandas da educação. No que se refere a esse tema, julgue  o item.

O PDE propõe, mas não garante, a matrícula de crianças  e adolescentes com deficiência em todas as etapas nas  escolas da rede pública do Distrito Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q57027 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 

Recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q57033 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, CESPE CEBRASPE

As diretrizes nacionais para a educação especial na educação  básica afirmam que o atendimento escolar desses alunos terá  início na educação infantil. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

São  considerados  como  educandos  com  necessidades  educacionais  especiais  os  que,  durante  o  processo  educacional, apresentarem  dificuldades acentuadas  de  aprendizagem  ou  limitações  e  dificuldades  de  comunicação  e  sinalização  diferenciadas  dos  demais  alunos  e  os  que  apresentarem  altas  habilidades  ou  superdotação.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q902407 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O desenho universal para a aprendizagem surgiu, inicialmente, na Carolina do Norte. Ron Mace arquiteto americano, usuário de cadeira de rodas e respirador artificial, criou o Universal Design, acreditando na ideia de que tudo que é projetado e utilizado precisa ser acessível a todos os indivíduos, sem distinção. É a acessibilidade plena. O ano de surgimento do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q917064 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária “masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:



I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.


II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.


III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos. Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como “verdadeiros(as)” mulheres e homens.



A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q902496 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] Uma instituição educacional com orientação inclusiva é aquela que se preocupa com a modificação da estrutura, do funcionamento e da resposta educativa que se deve dar a todas as diferenças individuais, inclusive às associadas a alguma deficiência em qualquer instituição de ensino, e em todos os níveis de ensino.

(OLIVEIRA, Fabiana Barros. Desafios na inclusão dos surdos e o intérprete de Libras. Revista Diálogos & Saberes, v. 8, n. 1, 2012.)

Neste contexto, compreende-se que a Educação Inclusiva tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q880731 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CIDPD), ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 186, de 2008, define pessoas com deficiência como aquelas que enfrentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses impedimentos, quando interagem com várias barreiras, podem limitar a participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade, em igualdade de condições com os demais (Brasil, 2009). Com base na definição fornecida pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as informações específicas sobre deficiências sensoriais, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q898050 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Considerando as seis áreas de habilidades abordadas pelo Plano Educacional Individualizado (PEI), assinale a alternativa que apresenta a importância de integrar essas áreas no planejamento educacional de estudantes com necessidades educacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q897694 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.
Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é importante considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q880724 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre os fundamentos da Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:

I- A Educação Inclusiva envolve um processo de reforma e reestruturação das escolas para garantir que todos os alunos tenham acesso às oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola, incluindo currículo, avaliação, práticas pedagógicas e oportunidades de esporte e lazer.

II- A Educação Inclusiva defende uma escola que reconhece as diferenças e se desenvolve com a diversidade, criando um ambiente de aprendizagem de qualidade para todos os alunos e promovendo a equidade social.

III- A inclusão se desenvolveu como um movimento mundial complexo, impulsionado pela luta social das pessoas com deficiência e seus familiares por direitos básicos e pela criação de leis e políticas que visam a garantir esses direitos e a igualdade de todos perante a Lei.

IV- A filosofia da escola inclusiva defende que apenas alunos com deficiências leves devem ser educados em escolas regulares, enquanto aqueles com deficiências graves devem ser encaminhados para instituições especializadas.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q898975 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Analise as afirmações a seguir sobre a ação pedagógica e a diversidade no cotidiano escolar. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)O respeito às particularidades dos alunos é fundamental para uma educação inclusiva e eficaz.

(__)Apenas as dificuldades acadêmicas dos alunos devem ser levadas em consideração no planejamento pedagógico.

(__)Os conhecimentos de vida dos estudantes devem ser valorizados e integrados ao processo de ensino-aprendizagem.

(__)Cada estudante é influenciado por fatores que incluem seu desenvolvimento físico e socioemocional.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q895236 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino parte do pressuposto da própria natureza da escola comum, segundo a qual todos os meninos e meninas de uma comunidade têm o direito de estudar juntos na mesma escola. É importante ressaltar que a escola não pode pedir requisitos, não pode selecionar as crianças para realizar a matrícula.

(Brasil – RCNEI, vol. I, p. 23.)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) prevê alguns pressupostos para a construção de uma escola inclusiva. Assinale a afirmativa que está INCORRETA quanto a esses pressupostos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q955110 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O processo de valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade deve ser uma das premissas do trabalho pedagógico a ser desenvolvido quando da função atribuída na Educação Social ampla. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q918196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas:

I. A inclusão escolar visa adaptar o aluno ao ambiente escolar tradicional, sem necessidade de alterar práticas pedagógicas.
II. A educação inclusiva busca atender as necessidades específicas de cada aluno, promovendo a participação plena na vida escolar.
III. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) garante o direito de pessoas com deficiência à educação em ambientes segregados, quando necessário.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q886360 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No que se refere à negligência nos cuidados com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Muitas vezes a identificação da negligência pode ser complexa devido às dificuldades socioeconômicas da população, o que leva ao questionamento da existência de intencionalidade. ( ) Independentemente da culpabilidade do responsável pelos cuidados de uma vítima de negligência, é necessária uma atitude de proteção em relação a esta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q896718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo da ciência que se dedica a apoiar pessoas que estão permanentemente ou temporariamente impossibilitadas de falar, seja por deficiência ou condição de saúde. Considerando os usos na educação inclusiva, NÃO é um recurso utilizado na CAA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q894028 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O serviço do profissional de apoio, como uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto educacional, deve ser disponibilizado sempre que identificada a necessidade individual do estudante, visando acessibilidade às comunicações e atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Dentre os aspectos a serem observados na oferta desse serviço educacional, destaca-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q880723 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Educação Inclusiva, como conceito e proposta institucional, avançou significativamente na última década do século XX. Esses avanços foram impulsionados pela Declaração de Salamanca e pela Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtiem, Tailândia, em 1990. Analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA sobre os acontecimentos históricos da Educação Inclusiva no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q894031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Calcula-se que em torno de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros sejam superdotados. Algumas dificuldades se impõem em relação ao provimento adequado e suficiente de educação para essa população tão peculiar, pois a falta de oportunidades poderá acarretar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.