Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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221Q900315 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Social da Educação, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em um município brasileiro, a Secretaria Municipal de Educação decidiu implementar um projeto que visa a inclusão de alunos com deficiências nas escolas regulares. A proposta inclui a criação de núcleos interdisciplinares que contam com a participação de assistentes sociais, psicólogos e educadores especializados. O objetivo é garantir um ambiente educacional inclusivo e promover a plena participação dos alunos com deficiências. Considerando as perspectivas do serviço social no âmbito da política de educação, analise a seguinte situação hipotética: o projeto propõe a implementação de ações que envolvem a avaliação das necessidades específicas de cada aluno com deficiência, a adaptação do ambiente escolar e o desenvolvimento de programas de capacitação para educadores. Além disso, o projeto busca fortalecer a relação entre a escola e a família, promovendo a participação ativa dos pais no processo educativo. Qual das alternativas melhor reflete uma prática adequada do assistente social no contexto desse projeto?
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222Q899044 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre as Tecnologias Assistivas, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

COLUNA 1
1. Auxílios para mobilidade e postura. 2. Adaptações automotoras. 3. Recursos computacionais.

COLUNA 2
(__) Englobam tecnologias que auxiliam pessoas com deficiência física a se locomover em diferentes ambientes de maneira autônoma. Incluem cadeiras de rodas motorizadas, scooters de mobilidade, exoesqueletos, andadores, estabilizadores ortostáticos etc.
(__) Correspondem às tecnologias que visam a inclusão de pessoas com deficiência no mundo digital. Com elas é possível ter acesso a publicações por meio de áudios ou traduções, dar comandos de digitação por voz, ampliar imagens e textos.
(__) Categoria que se volta para as tecnologias que auxiliam na adaptação de pessoas com deficiências físicas. São exemplares deste tipo as órteses e próteses.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?
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223Q956427 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a adaptação curricular para alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem, analise as assertivas:

I. A adaptação curricular tem como objetivo atender às necessidades individuais dos alunos, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e proporcionando a equidade no processo educacional.
II. Atividades práticas, lúdicas e interativas são essenciais para o desenvolvimento de alunos com transtornos de aprendizagem, pois favorecem a compreensão e retenção dos conteúdos.
III. A adaptação curricular deve ser realizada por especialistas externos que possam auxiliar no planejamento e na implementação das estratégias.

Das assertivas, está correto o que se afirma em:
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224Q902928 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A escola pública no Brasil, especialmente em regiões periféricas, tem sido apontada como um instrumento essencial de inclusão social. Considerando os desafios e as potencialidades desse papel, qual das seguintes afirmações melhor representa uma estratégia eficaz para transformar a escola pública em um verdadeiro agente de inclusão social?
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225Q892453 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

O que é necessário para que o monitor possa atuar efetivamente na Educação Inclusiva:
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226Q899623 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

No contexto da Educação Especial inclusiva, qual é o principal objetivo do uso do Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes com necessidades educacionais especiais?
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227Q909363 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

Quais são as práticas pedagógicas recomendadas para promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva?

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228Q901175 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é definido como:
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229Q902712 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto e analise as asserções a seguir.


A ciência tem privilegiado o trabalho mental referenciado em princípios de pensamento que enfatizam análise objetiva de dados, busca organizada de explicação para fatos registrados e controlados, método disciplinado conduzindo a organização e explicação para fatos registrados e controlados, método disciplinado conduzindo a respostas apropriadas em direções previamente hipotetizadas segundo o conhecimento existente. Por outro lado, pode-se trabalhar a partir de uma postura oposta para captar o que está acontecendo, isso implica em pensar com dados, mas não necessariamente sobre eles, gerando configurações, ideias, conhecimentos e construções mentais novas, não derivados dos dados presentes, embora, em sentido amplo, tendo a ver com o assunto estudado. Jerome Bruner investigou a questão do pensamento nas ciências matemáticas, mostrando a dificuldade de aceitação do trabalho mental mais subjetivo, embora ele seja marcante nas áreas mais férteis de pesquisa, precisamente nas ciências exatas, e faça contribuições relevantes às ciências. É nesse aspecto que a educação para alunos superdotados/com altas habilidades encontra um lugar realmente especial. Por suas características, modo próprio de ser, responder e agir, adquirem a instrumentação mais rápida e prontamente que os outros; portanto, sobra-lhes uma boa parcela do tempo escolar, e há a tendência de simplificar a instrumentação, o que abre espaço de ação ainda mais amplo. Aí também está um grande desafio para os educadores: visualizar vias para estimular o pensamento, cultivar a intuição, libertar e exercitar a imaginação criadora, prover tempo, espaço e meios apropriados para que o aluno talentoso possa efetivamente pensar. Pensar nos seus próprios termos, da maneira mais produtiva e satisfatória para ele, sobre aspectos de seu mundo físico, psicológico e social que lhe captaram o interesse e estimularam a curiosidade.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)


I. Em âmbitos científicos, o pensamento intuitivo tem sido preterido em relação ao analítico.


II. O pensamento subjetivo e intuitivo, embora relacionado aos dados disponíveis para estudo, tem alcance além deles.


III. Absorver conhecimentos e memorizar dados deve ser o objetivo primordial da educação direcionada aos superdotados/com altas habilidades, tendo em vista sua capacidade e produtividade excepcionais.


Está correto o que se afirma apenas em

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230Q902714 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Conceitos básicos relacionados à orientação e mobilidade são necessários para a pessoa com deficiência visual movimentar-se com segurança e eficiência. O conhecimento corporal é fundamental, merecendo especial atenção para construção desse conhecimento:
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231Q901181 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Educação Inclusiva, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O Método PECS (Picture Exchange Communication System) é uma abordagem educacional e de comunicação desenvolvida para auxiliar pessoas com dificuldades na comunicação verbal. Esse método utiliza o sistema de comunicação através de imagens, onde a pessoa aprende a trocar ou entregar uma figura ou símbolo pictográfico para comunicar suas necessidades, desejos, pensamentos ou sentimentos. O PECS foi desenvolvido na década de 1980 pelo Dr. Andrew S. Bondy e Lori Frost e é amplamente utilizado em ambientes educacionais, terapêuticos e familiares em todo o mundo. É correto afirmar que:
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232Q884835 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com Alba (2006), o que é necessário para profissionais atuarem na Educação Inclusiva dentro do novo paradigma tecnológico:
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233Q899174 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) busca propiciar que o aluno com deficiência intelectual possa construir seu conhecimento dentro do quadro de recursos intelectuais que lhe é disponível. NÃO é referencial para o atingimento de tal objetivo:
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234Q907416 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Araruna PR, OBJETIVA, 2024

Ler o trecho abaixo.

“A Educação inclusiva não é uma moda passageira. Ela é o resultado de muitas discussões, estudos teóricos e práticas que tiveram a participação e o apoio de organizações de pessoas com deficiência e educadores, no Brasil e no mundo.”

(Educação inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? — USP — Universidade de São Paulo, 2005).

Entre 1824 e 1829, foi desenvolvido um sistema de leitura que é utilizado no mundo todo até os dias de hoje, permitindo que deficientes visuais leiam. Quem foi o criador desse sistema?

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235Q956362 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na escola pública, ao apoiar uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sala de aula, uma prática adequada para promover a inclusão e o desenvolvimento dela é
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236Q988638 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe:
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237Q907498 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

A Política Nacional de Educação Especial sobre a perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar:

I. A transversalidade da educação especial somente durante a educação infantil.

II. Atendimento educacional especializado.

III. A continuidade da escolarização nos anos iniciais do ensino.

É correto o que se afirma em:

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238Q892149 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Em conformidade com a Política Nacional de Inclusão na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.


( ) Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Não se incluem nesse grupo alunos com autismo.


( ) Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.


( ) Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e transtorno de atenção e hiperatividade, nesses casos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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239Q953087 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O papel do professor na educação básica vai além de transmitir conteúdo acadêmico; ele desempenha funções essenciais no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. A forma como o professor interage com os estudantes e organiza o ambiente de aprendizagem é crucial para a formação integral da criança.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o papel do professor na formação de crianças na educação básica.
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240Q894229 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Secretário Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“Desde que o Instituto Rodrigo Mendes aprofundou seus esforços no campo da pesquisa e da produção de conhecimento sobre educação inclusiva, cinco princípios têm sido adotados para a identificação e investigação de práticas exemplares, para a estruturação de conteúdos formativos e para o desenvolvimento de ações de advocacy” (Mendes, 2020, p. 36).

A esse respeito, avalie as afirmações sobre os sugeridos princípios.

I - Toda pessoa tem o direito de acesso à educação de qualidade. II - Toda criança aprende. III - O processo de aprendizagem de cada criança é plural. IV - O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. V - A educação inclusiva diz respeito a todos.

Está correto apenas o que se afirma em
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