Para que a Educação Inclusiva seja bem-sucedida na
escola é imprescindível que apresente acessibilidade desde
a entrada até os equipamentos que favorecem o ensino e a
aprendizagem de todos os alunos. A acessibilidade pode ser
definida como a forma de organizar os espaços para que
todas as pessoas possam utilizá-lo de forma autônoma e
está vinculada à superação das barreiras relacionadas ao
espaço físico classificadas como arquitetônicas,
instrumentais e ao relacionamento interpessoal ou as
comunicacionais, metodológicas, programáticas e
atitudinais. Leia as afirmações abaixo, acerca das barreiras
à educação inclusiva, completando-as com V, se
verdadeiras e F, se falsas:
( ) Por Barreira Comunicacional, entende-se a dificuldade
gerada pela falta de informações visuais a respeito do
local, em função dos sistemas de comunicação,
exclusivamente escritas, disponíveis em seu entorno.
( ) A Barreira Atitudinal é gerada pelas atitudes e
comportamento dos indivíduos, impedindo o acesso de
outras pessoas a algum local, quer isso aconteça de
modo intencional ou não.
( ) A Barreira Instrumental diz respeito aos instrumentos
utilizados pela fanfarra da escola na escola, que
interferem na inclusão de alunos com algum tipo de
necessidade especial.
A alternativa que completa corretamente as afirmações é:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️