Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

251Q918226 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o atendimento de crianças com deficiência no transporte escolar, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q898773 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A psicomotricidade tem um papel relevante na superação de dificuldades de aprendizagem, especialmente ao considerar a importância do esquema corporal. Assim, avalie as proposições:

I.O esquema corporal é uma representação mental do próprio corpo e sua relação com o espaço, incluindo a consciência das partes do corpo e suas posições.
II.Crianças com dificuldades de aprendizagem frequentemente apresentam problemas no esquema corporal, como dificuldade na coordenação e até de lateralidade.
III.O esquema corporal influencia apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, sem impacto direto nas habilidades sociais. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q897527 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Os objetivos da Educação Escolar Indígena, conforme as DCNs, são proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos a ______________ de suas memórias históricas; a ____________ de suas identidades étnicas; a __________ de suas línguas e ciências e o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas. [...] A Educação Escolar Indígena deve se constituir num espaço de construção de __________ orientadas para a manutenção da pluralidade cultural, pelo reconhecimento de diferentes concepções pedagógicas e pela afirmação dos povos indígenas como sujeitos de direitos.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q956948 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Sala, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial, e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. Diante ao exposto, é correto afirmar que são objetivos do atendimento educacional especializado:

I- prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;
II- fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;
III- deixar de manter condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

As assertivas corretas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q900391 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor em Atividade de Coordenação e Planejamento PAC, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre os aspectos pedagógicos que devem ser considerados pelos coordenadores nas escolas, no que se refere à Educação Inclusiva, analisem-se as afirmativas a seguir:

I. O educador deve orientar seus alunos, no sentido de acolher e compreender as limitações físicas dos colegas.
II. A proposição de atividades competitivas devem ser estimuladas, para que cada aluno busque sua própria superação em relação ao outro.
III. O aluno com deficiência física deve participar das atividades oferecidas pela escola, junto com os outros alunos, desempenhando tarefas de acordo com suas possibilidades.

Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q897096 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A organização do espaço físico na escola é fundamental para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa organização deve considerar aspectos que facilitem a adaptação e o desenvolvimento desses estudantes, respeitando suas necessidades sensoriais e cognitivas.

Com base nos princípios pedagógicos voltados para o atendimento a esses estudantes, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática adequada para a organização do ambiente escolar de estudantes com TEA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q905807 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O documento “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” (MEC/SECADI, 2008) define a educação especial como modalidade não substitutiva à escolarização e o público-alvo da educação especial. Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com dificuldades de aprendizagem, deficiências físicas e intelectuais e síndromes em geral.
Em relação ao público-alvo da educação especial, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade costumam ser hiperativas, impulsivas e apresentar falta de atenção.
( ) Os estudantes disléxicos têm dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras, ao som que eles representam.
( ) Os transtornos de aprendizagem estão relacionados a fatores de ordem pedagógica e social e não neurológica e hereditária.
( ) As crianças com transtorno de atenção e hiperatividade podem apresentar dificuldades para escrever, ler, aprender e até falar.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q897879 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q899173 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em diferentes etapas e em virtude dos interesses e demandas dos alunos com altas habilidades/superdotação, um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) define-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q898152 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos que apresentam qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

261Q883318 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com relação à LIBRAS, analise as afirmativas a seguir.

I. É a língua universal da comunidade surda, sendo utilizada independentemente de diferenças culturais.
II. Funciona sem a necessidade de uma gramática, permitindo uma comunicação que não segue regras específicas.
III. É capaz de expressar tanto conceitos abstratos quanto concretos, permitindo o tratamento de qualquer assunto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q901505 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola inclusiva, a equipe pedagógica está planejando atividades que respeitem as diferenças individuais dos alunos. Eles decidem implementar uma abordagem histórico-crítica, fundamentada nos princípios da educação especial.

I.A abordagem histórico-crítica enfatiza a reprodução das condições sociais existentes.
II.A educação especial deve ser estruturada de forma a atender às necessidades específicas de cada aluno.
III.O planejamento de atividades inclusivas requer uma compreensão da sociologia da educação.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q911495 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Física, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Educação inclusiva se refere à criação de sistemas de educação equitativos, isto é, ambientes de aprendizagem que sejam capazes de atender a todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras.
Sobre a Educação Inclusiva, é CORRETO afirmar que:

I. A educação inclusiva busca a realização do potencial educativo de um aluno considerando as suas circunstâncias pessoais e sociais, incluindo fatores como gênero, origem étnica, status migratório, orientação sexual e identidade de gênero, necessidades educativas especiais e altas habilidades/superdotação.

II. Um dos pontos mais importantes da Educação Inclusiva é assegurar que todos os alunos sejam incluídos num sistema educacional comum.

III. A educação inclusiva quer alcançar a igualdade de acesso e sucesso escolar para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, promovendo a igualdade equitativa de oportunidades. Para tanto, a educação inclusiva também se preocupa em desenvolver a autonomia e a estabilidade emocional dos alunos, fornecendo suporte para que os alunos desenvolvam essas habilidades.

IV. A Educação Inclusiva visa preparar os alunos para o prosseguimento de estudos ou para uma transição adequada para a vida profissional e para a vida adulta de maneira geral.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q897707 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar visa a garantia de que todos os alunos, independentemente de suas.............. , tenham acesso a uma educação de qualidade. Essa perspectiva preconiza que a escola deve ser um espaço de caráter........... , onde todos os estudantes possam conviver e aprender juntos. Diante disso, é importante considerar as adaptações curriculares e a oferta de recursos............ como essenciais para que os estudantes com deficiência possam desenvolver seu potencial e participar ativamente das atividades escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q919483 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em uma sala de aula, a professora se dirige a uma criança negra e lhe pergunta: “Quem mandou você soltar esse cabelo? Não pode deixar solto desse jeito. Por que soltou? Ele é muito grande e muito armado! Precisa ficar preso!”. Em seguida, energicamente, pega a maria- -chiquinha do pulso da menina, prendendo-lhe o cabelo.
(CAVALLEIRO, 2024)

As atitudes direcionadas à menina negra são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q893373 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Durante as atividades de artes, a professora propôs para as crianças de pré-escola desenharem seus autorretratos e ouviu-as comentando, com frequência, que não tinham a “cor de pele”. A partir dessa situação e dos resultados dos autorretratos, elaborou um Projeto para uma educação infantil antirracista. Assinale a alternativa que NÃO apresenta ação desse Projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q894914 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

Você é um Agente de Apoio em uma escola que acaba de receber um novo aluno de uma comunidade indígena. A família do aluno expressou o desejo de que seu filho continue aprendendo sua língua nativa, além do português. No entanto, a escola atualmente não tem um programa de ensino de línguas indígenas.
Como Agente de Apoio, você tem um papel importante na promoção da diversidade e inclusão na escola. Como a escola pode garantir o direito do aluno indígena de aprender sua língua nativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q896716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual requer o uso de diversos recursos e metodologias específicas para promover o acesso ao conteúdo. São meios empregados na inclusão de estudantes com deficiência visual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q911573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (2002), para que um sistema educacional inclusivo seja bem-sucedido é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de transição ou ingresso do aluno que antes se encontrava em programas especiais ou sem frequentar a escola. Na organização das classes comuns, faz-se necessário prever, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q904943 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A educação inclusiva, segundo a Políticade Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008),enfatiza a importância de a escolaplanejar e operacionalizarmecanismos que suprem a exclusão. A participaçãoefetiva de todos os alunosnos processos de ensinoe aprendizagem sem nenhumtipo de discriminação é o queconstitui a educação inclusivasegundo a PEEPEI(Brasil, 2008).Para Montoan (2004), é necessário que a escolatenha ambientes adaptadose que osprofissionais sejam especializados para lidar com esses alunos.

Sobre a temática, analise as afirmativas abaixo:

I. A educação não se desenvolve apenas nas escolas,mas também no convívio social e humano,ou seja, nasociedade, formada pela diversidadehumana. II. Os alunos com deficiência são vistospelas escolascomo obstáculos parao funcionamento do planejamentoescolar, pois necessitam de apoio,recursos e diversosmateriais pedagógicospara auxiliar no ensino eaprendizagem. III. Dentre as diversas formas de aceitação, o que requeratenção do professor são as práticas pedagógicasinclusivas, ou seja, a busca porr inovações e alternativas pedagógicas para atenderà diversidade. IV. Muitos professores não tiveram acesso aos conhecimentoscientíficossobre como lidare atuar com aheterogeneidade de estudantes que adentram a escola,cabendo a ele buscar formação e novas estratégias deensino. V. Entre as dificuldades para a implementação de práticas mais inclusivas,temos: a ausência de políticas inclusivasefetivas, uma tendência em pensar a educação para a “normalidade”e consequente facilidade de abranger asdiferenças; a formação dos professores;o pequeno número de crianças nas salas de aula regulares; a falta derecursos para sustentação da prática pedagógica e deserviços de apoio e de equipes interdisciplinares; a faltade atendimento de saúde e assistência, entre outras.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.