Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q894914 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

Você é um Agente de Apoio em uma escola que acaba de receber um novo aluno de uma comunidade indígena. A família do aluno expressou o desejo de que seu filho continue aprendendo sua língua nativa, além do português. No entanto, a escola atualmente não tem um programa de ensino de línguas indígenas.
Como Agente de Apoio, você tem um papel importante na promoção da diversidade e inclusão na escola. Como a escola pode garantir o direito do aluno indígena de aprender sua língua nativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q896716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de estudantes com deficiência visual requer o uso de diversos recursos e metodologias específicas para promover o acesso ao conteúdo. São meios empregados na inclusão de estudantes com deficiência visual, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q918226 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre o atendimento de crianças com deficiência no transporte escolar, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q911573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (2002), para que um sistema educacional inclusivo seja bem-sucedido é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de transição ou ingresso do aluno que antes se encontrava em programas especiais ou sem frequentar a escola. Na organização das classes comuns, faz-se necessário prever, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q869621 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Governo Federal reforça política de Educação Inclusiva

Serão mais de R$ 3 bilhões em ações para ampliar acesso, permanência, participação e aprendizagem de estudantes em escolas comuns, além de formação de educadores.

O governo federal lançou nesta terça-feira, 21 de novembro de 2023, o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). A proposta faz parte da estratégia de retomar as premissas originais dessa Política, que completou 15 anos em janeiro de 2023.


(Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: 28/11/2023. Adaptado.)

A educação é um direito constitucional garantido a todos os indivíduos, e a prática da educação inclusiva auxilia na garantia desse direito. Assinale a afirmativa que melhor define educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q956948 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Sala, Prefeitura de Sena Madureira AC, DECORP, 2025

O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da educação especial, e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. Diante ao exposto, é correto afirmar que são objetivos do atendimento educacional especializado:

I- prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;
II- fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;
III- deixar de manter condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

As assertivas corretas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q917022 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Ana, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades em interagir com os colegas e frequentemente se incomoda com barulhos altos. Como o monitor pode promover sua inclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q897096 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A organização do espaço físico na escola é fundamental para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa organização deve considerar aspectos que facilitem a adaptação e o desenvolvimento desses estudantes, respeitando suas necessidades sensoriais e cognitivas.

Com base nos princípios pedagógicos voltados para o atendimento a esses estudantes, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática adequada para a organização do ambiente escolar de estudantes com TEA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q955232 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma professora percebe que um de seus alunos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta dificuldades de comunicação verbal e interação social. Como Assistente Educacional, a melhor estratégia para facilitar a comunicação e inclusão desse estudante na rotina escolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q899173 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em diferentes etapas e em virtude dos interesses e demandas dos alunos com altas habilidades/superdotação, um dos objetivos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) define-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q955239 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma escola recebe um estudante cadeirante e percebe que a acessibilidade física da instituição é insuficiente, dificultando sua locomoção nos espaços escolares. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém a estratégia a ser priorizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q898152 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor de Ensino Pedagógico, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos que apresentam qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q883314 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um dos recursos fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência é o desenho universal.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, exemplos desse conceito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q895866 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A inclusão escolar implica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q904362 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A Educação para a Diversidade visa promover uma convivência respeitosa e inclusiva entre indivíduos de diferentes origens culturais e sociais. Para atingir esse objetivo, é essencial que a prática educativa incorpore estratégias que abordem questões de desigualdade e direitos humanos de maneira crítica e reflexiva. No que se refere às abordagens, assinale a alternativa que é adequada para garantir que a educação para a diversidade contribua efetivamente para a cidadania global e a promoção dos direitos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q897708 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q893373 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Durante as atividades de artes, a professora propôs para as crianças de pré-escola desenharem seus autorretratos e ouviu-as comentando, com frequência, que não tinham a “cor de pele”. A partir dessa situação e dos resultados dos autorretratos, elaborou um Projeto para uma educação infantil antirracista. Assinale a alternativa que NÃO apresenta ação desse Projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q863946 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A escola deve garantir o uso igualitário dos seus espaços, eliminando barreiras que permitam o uso de todos na sua máxima extensão para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q904943 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A educação inclusiva, segundo a Políticade Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008),enfatiza a importância de a escolaplanejar e operacionalizarmecanismos que suprem a exclusão. A participaçãoefetiva de todos os alunosnos processos de ensinoe aprendizagem sem nenhumtipo de discriminação é o queconstitui a educação inclusivasegundo a PEEPEI(Brasil, 2008).Para Montoan (2004), é necessário que a escolatenha ambientes adaptadose que osprofissionais sejam especializados para lidar com esses alunos.

Sobre a temática, analise as afirmativas abaixo:

I. A educação não se desenvolve apenas nas escolas,mas também no convívio social e humano,ou seja, nasociedade, formada pela diversidadehumana. II. Os alunos com deficiência são vistospelas escolascomo obstáculos parao funcionamento do planejamentoescolar, pois necessitam de apoio,recursos e diversosmateriais pedagógicospara auxiliar no ensino eaprendizagem. III. Dentre as diversas formas de aceitação, o que requeratenção do professor são as práticas pedagógicasinclusivas, ou seja, a busca porr inovações e alternativas pedagógicas para atenderà diversidade. IV. Muitos professores não tiveram acesso aos conhecimentoscientíficossobre como lidare atuar com aheterogeneidade de estudantes que adentram a escola,cabendo a ele buscar formação e novas estratégias deensino. V. Entre as dificuldades para a implementação de práticas mais inclusivas,temos: a ausência de políticas inclusivasefetivas, uma tendência em pensar a educação para a “normalidade”e consequente facilidade de abranger asdiferenças; a formação dos professores;o pequeno número de crianças nas salas de aula regulares; a falta derecursos para sustentação da prática pedagógica e deserviços de apoio e de equipes interdisciplinares; a faltade atendimento de saúde e assistência, entre outras.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q952328 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A inclusão escolar no Brasil é orientada por legislações e diretrizes específicas que buscam assegurar a igualdade de oportunidades. Com base nesses princípios, um aspecto central da inclusão escolar nas instituições de ensino regular afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.