Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

271Q869621 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Governo Federal reforça política de Educação Inclusiva

Serão mais de R$ 3 bilhões em ações para ampliar acesso, permanência, participação e aprendizagem de estudantes em escolas comuns, além de formação de educadores.

O governo federal lançou nesta terça-feira, 21 de novembro de 2023, o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). A proposta faz parte da estratégia de retomar as premissas originais dessa Política, que completou 15 anos em janeiro de 2023.


(Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: 28/11/2023. Adaptado.)

A educação é um direito constitucional garantido a todos os indivíduos, e a prática da educação inclusiva auxilia na garantia desse direito. Assinale a afirmativa que melhor define educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q952328 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A inclusão escolar no Brasil é orientada por legislações e diretrizes específicas que buscam assegurar a igualdade de oportunidades. Com base nesses princípios, um aspecto central da inclusão escolar nas instituições de ensino regular afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q917022 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Ana, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem dificuldades em interagir com os colegas e frequentemente se incomoda com barulhos altos. Como o monitor pode promover sua inclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q988708 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) a respeito da Educação Indígena.

( ) As escolas de regiões que estiverem inseridas em um contexto comum e homogêneo é que devem incluir o ensino da história e cultura dos povos indígenas. E os componentes curriculares e os estudos de literatura devem incorporar a contribuição dos negros e indígenas à cultura brasileira;
( ) Ainda é preciso um efetivo controle por parte do movimento indígena e de seus aliados para que as importantes conquistas não fiquem apenas no papel;
( ) A educação escolar indígena exige a educação de toda a sociedade, no sentido de minimizar a visão etnocêntrica as ações discriminadoras e preconceituosas e, igualmente, requer a veiculação, em todas as escolas brasileiras, da história e da cultura dos povos indígenas, sem idealizações nem estereótipos;
( ) A escola não pode ser própria do índio e com professores do próprio povo, deve haver profissionais qualificados que falem a língua. A rede deve decidir o que vai ser ensinado na escola, como vai funcionar a escola e quem vão ser os professores;
( ) A luta do movimento indígena por educação escolar específica e diferenciada, comunitária, intercultural e bilíngue (ou multilíngue), possibilita à sociedade brasileira a concretização de um processo efetivamente original, qual seja, o rompimento radical com o padrão escolar vigente e a convivência simultânea com diversos modelos de escola.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q984640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

A Educação Inclusiva trouxe para a Educação Especial dimensões fundamentais de trabalho educativo. Essas dimensões são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q897103 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente uma intervenção com eficácia comprovada no trabalho com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Exemplos: Treinamento de Habilidades Sociais, Intervenção Comportamental Positiva (PBS), Treinamento de Comunicação Funcional (FCT) e Análise de Tarefas (TASK Analysis).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q984400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a educação inclusiva, analisar os itens.

I. É indicado que todos os alunos aprendam juntos, sempre que possível, levando em consideração suas dificuldades e diferenças.
II. A escola precisa ser um espaço ao qual todos pertencem, sendo aceitos e apoiados pelos membros da comunidade escolar.
III. A inclusão resulta de um complexo processo de integração, de mudanças necessárias para definir e aplicar soluções adequadas.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q898395 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A adaptação curricular é uma prática essencial para garantir a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas. Analise as assertivas a seguir que tratam sobre adaptção curricular e em seguida aponte a alternativa CORRETA.

I. A adaptação curricular pode incluir mudanças nos objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino e instrumentos de avaliação.

II. A adaptação deve ser feita de forma individualizada, respeitando as características e potencialidades de cada aluno.

III. A adaptação curricular é opcional e depende da autonomia do professor, não sendo obrigatória para todos os alunos com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q955232 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma professora percebe que um de seus alunos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresenta dificuldades de comunicação verbal e interação social. Como Assistente Educacional, a melhor estratégia para facilitar a comunicação e inclusão desse estudante na rotina escolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q955239 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma escola recebe um estudante cadeirante e percebe que a acessibilidade física da instituição é insuficiente, dificultando sua locomoção nos espaços escolares. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém a estratégia a ser priorizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

281Q883314 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um dos recursos fundamentais para a inclusão da pessoa com deficiência é o desenho universal.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, exemplos desse conceito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q895866 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A inclusão escolar implica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q904362 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A Educação para a Diversidade visa promover uma convivência respeitosa e inclusiva entre indivíduos de diferentes origens culturais e sociais. Para atingir esse objetivo, é essencial que a prática educativa incorpore estratégias que abordem questões de desigualdade e direitos humanos de maneira crítica e reflexiva. No que se refere às abordagens, assinale a alternativa que é adequada para garantir que a educação para a diversidade contribua efetivamente para a cidadania global e a promoção dos direitos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q897708 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q863946 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A escola deve garantir o uso igualitário dos seus espaços, eliminando barreiras que permitam o uso de todos na sua máxima extensão para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados:

I- bens culturais em formato acessível;
II- espaços especiais em eventos culturais;
III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;
IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos;
V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q952316 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Você está cuidando de uma criança. Ela cai do balanço e corta o couro cabeludo profundamente. Nesse tipo de situação, são verdadeiras as afirmativas abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q904221 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A educação inclusiva é um princípio que visa garantir o acesso e a permanência de todos os alunos, independentemente de suas características ou necessidades, em um ambiente escolar que valorize a diversidade. Nesse contexto, qual das alternativas a seguir descreve corretamente um dos pilares da educação inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q994109 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Diversas tecnologias assistivas têm o objetivo de promover a autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida cotidiana. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q911436 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional vivenciado, percebemos que muitas práticas pedagógicas são complexas, em especial quando se trata da inclusão e da integração de pessoas com deficiência. Qual das alternativas está correta, quanto ao conceito de inclusão e integração?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.