Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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291Q894798 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em 2010, o MEC define que a Educação Inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento, segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.

Avalie as afirmações sobre Educação Inclusiva.

I - As práticas inclusivas oferecem ações pedagógicas diferentes aos alunos deficientes. II - Propõe um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações. III - São atendidos, nas salas de recursos multifuncionais, alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, alunos com altas habilidades/superdotação. IV - Alunos público-alvo da Educação Especial devem ser submetidos a salas e práticas pedagógicas separadas dos demais estudantes

Está correto apenas o que se afirma em
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292Q897104 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

No contexto da educação inclusiva, como a acessibilidade para estudantes com deficiência física pode ser efetivamente implementada em escolas de ensino básico, considerando a legislação brasileira e os princípios de desenho universal?
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293Q955237 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Uma estudante com deficiência intelectual enfrenta dificuldades na compreensão de conteúdos complexos e na realização de tarefas escolares. Acerca do tema, assinale a alternativa que representa a abordagem mais adequada do Assistente Educacional para apoiar sua aprendizagem.
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294Q900203 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A inclusão escolar é um princípio garantido por lei no Brasil, exigindo que as escolas adotem adaptações curriculares e medidas de acessibilidade para alunos com deficiência. Qual é o principal objetivo dessas adaptações no contexto da inclusão escolar?
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295Q901500 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Uma escola está revisando suas práticas pedagógicas para promover uma educação mais inclusiva. Assinale a seguir a alternativa correta:
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296Q895366 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Acesso, acessibilidade e inclusão são palavras do léxico da educação inclusiva. Atribua (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:


(__) São inseparáveis, mas não são sinônimas.


(__) Têm sido utilizadas com grande embaralhamento de sentido, predominando, no cotidiano escolar, estratégias argumentativas que se valem dos repertórios da acessibilidade para “demonstrar egarantir” o compromisso com a educação inclusiva.


(__) Outras palavras recentemente acrescentadas a esse léxico, como desaceleração e convivialidade, pouco ou nada estão presentes em nossos projetos pedagógicos.


Assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA:

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297Q901510 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Um professor de uma escola privada no Rio de Janeiro está sendo acusado de negar o acesso à educação de qualidade a um aluno com deficiência. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)De acordo com a Declaração de Salamanca, crianças com deficiências graves devem ser atendidas no mesmo ambiente de ensino que todas as demais.
(__)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) afirma que o atendimento especializado só pode ocorrer em classes ou escolas especiais.

(__)A Constituição da República assegura o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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298Q886938 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a ação correta na promoção da inclusão escolar de alunos com deficiência em uma escola de educação infantil:
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299Q890527 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A educação inclusiva é uma ação pedagógica que aspira garantir o direito de todos os alunos de participar do ambiente educacional, baseando no princípio da equidade, seja qual for suas diferenças – sejam elas físicas, cognitivas, sensoriais, emocionais ou sociais. Sobre a educação inclusiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
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300Q904363 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A promoção da cidadania e dos direitos humanos na educação exige a inclusão de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e incentivem o engajamento dos alunos. No que se refere às práticas pedagógicas, assinale a alternativa que é eficaz para garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica e inclusiva desses temas.
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301Q951982 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A importância de uma alimentação adequada para cada faixa etária é fundamental para garantir o crescimento saudável, o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Relacione a 1ª coluna, de acordo com as práticas alimentares da 2ª coluna.

1ª coluna:



1. 6 meses a 1 ano.

2. 1 a 3 anos.

3. 4 a 6 anos.



2ª coluna:


( ) Incentivo ao consumo de alimentos diversificados, com atenção ao desenvolvimento de hábitos saudáveis e prevenção de deficiências nutricionais. Incluir vegetais variados, frutas, proteínas (carne, ovos, leguminosas) e fontes de cálcio, evitando alimentos ultraprocessados que possam interferir no desenvolvimento do paladar da criança.

( ) Oferecimento de refeições equilibradas em termos de macronutrientes e micronutrientes, respeitando a autonomia e as preferências alimentares da criança. Reforça-se a importância de refeições em família, garantindo que a criança participe do processo de escolha alimentar e desenvolva uma relação positiva com os alimentos.

( ) Introdução de alimentos em pedaços maiores, permitindo que a criança explore diferentes texturas e desenvolva habilidades motoras orais. Incentivar a mastigação é essencial para o fortalecimento dosmúsculos faciais e para a transição para a alimentação independente.

( ) Redução gradual do uso de mamadeiras e estímulo ao uso de copos e utensílios adequados à idade. Essa prática contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina e reduz riscos de problemas dentários e atraso na fala

( ) introdução gradual de alimentos sólidos e pastosos, respeitando sinais de prontidão alimentar, papas de frutas, legumes amassados, cereais integrais e proteínas em forma de purê, garantindo texturas adequadas e evitando o uso de sal, açúcar e alimentos ultraprocessados.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:
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302Q895923 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

De acordo com Johnson e Myklebust (1987, p. 235), qual é o distúrbio de aprendizagem caracterizado por uma desordem na integração visual-motora, em que a criança vê o que deseja escrever, mas não consegue transmitir as informações visuais ao sistema motor, resultando na incapacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números?
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303Q897208 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

“Será que o fato de apregoarmos que a constituição do povo brasileiro é marcada pela miscigenação, pela pluralidade e pela diversidade cultural faz do nosso país uma nação inclusiva?”, indagou Nilma Lino Gomes na reflexão sobre as diferentes presenças na escola. Para a autora, refletir sobre a escola e a diversidade cultural significa
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304Q898500 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O Jongo é uma manifestação cultural de matriz africana enraizada pelo sudeste do país e com algumas comunidades de destaque no estado do Rio de Janeiro. No ano de 2005, o Jongo, também intitulado tambu, tambor, batuque e caxambu, foi registrado como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Já no ano de 2013, o Jongo foi também incluído no chamado “Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil”, elaborado pelo Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI-UFF). Nesse sentido, conforme reflete Martins (2021), incluir o Jongo enquanto objeto de estudo da Educação Física escolar é uma forma de:
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305Q956361 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação ao transporte de materiais e objetos pessoais de alunos portadores de necessidades educacionais especiais dentro da escola, considerando as necessidades específicas do estudante, a prática mais adequada que o Agente de Inclusão Escolar deve adotar é
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306Q954836 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Leia a situação hipotética abaixo.

Lucas é um estudante de 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculado no 2º ano do ensino fundamental. Ele tem dificuldades significativas de comunicação oral, mas demonstra interesse por atividades visuais e interativas. A prática pedagógica alinhada às diretrizes do AEE para atender as necessidades do aluno é:

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307Q984822 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre os distúrbios de aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
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308Q895222 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Catarina é professora de uma turma do quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública que adotou uma política de educação inclusiva. Sua turma é composta por 25 crianças, entre elas estão matriculados: Fábio, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem dificuldades de comunicação e interação social e se sente facilmente sobrecarregado por estímulos sensoriais; Maria, com dislexia, que enfrenta desafios significativos na leitura e na escrita; e João com baixa visão, que precisa de abordagens próprias para que o aprendizado possa transcorrer da melhor maneira possível. Catarina está determinada a criar um ambiente de aprendizagem; no entanto, ela enfrenta vários desafios em relação à adaptação do currículo, desenvolvimento de atividades acessíveis e gestão do tempo para atender às necessidades de cada aluno. Sobre a situação hipotética apresentada e, ainda, considerando a promoção de um ambiente inclusivo e colaborativo de aprendizagem na sala de aula, analise as ações apresentadas a seguir.

I. A professora separa os alunos Fábio, Maria e João do restante da turma durante as atividades principais, fornecendo-lhes atividades alternativas em uma sala separada, pois assim eles realizarão atividades mais adequadas às suas dificuldades de aprendizagem. Portanto, Maria é enviada para uma sala de recursos para trabalhar individualmente, enquanto Fábio e João receberão tarefas simplificadas longe de seus colegas.

II. A professora adapta o ambiente da sala de aula para ser sensorialmente amigável e acessível para todos os alunos, quando cria uma área tranquila na sala de aula onde Fábio pode se retirar quando se sentir sobrecarregado. Também organiza a disposição dos móveis e materiais para garantir que João possa se mover facilmente pela sala. Para Maria, a professora fornece um ambiente de leitura com iluminação adequada e sem distrações.

III. A professora assegura a acessibilidade dos conteúdos pedagógicos e das tecnologias assistivas necessárias ao aprendizado dos alunos com deficiência. Portanto, a Fábio devem ser garantidos cronogramas estruturados para ajudar na comunicação e na organização do dia e ferramentas visuais; para Maria, textos em formatos acessíveis, utilização de tecnologias assistivas que facilitem a leitura; e para João, materiais disponíveis em formatos acessíveis, como textos com fontes grandes e em Braile, além de utilizar recursos de áudio.


Está correto o que se afirma em
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309Q905996 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é enfatizado na avaliação justa dentro do contexto da educação inclusiva:
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310Q987970 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual é o impacto da educação no fortalecimento da vida em grupo e na construção de uma sociedade mais inclusiva e colaborativa?
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