Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q898975 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Analise as afirmações a seguir sobre a ação pedagógica e a diversidade no cotidiano escolar. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

(__)O respeito às particularidades dos alunos é fundamental para uma educação inclusiva e eficaz.

(__)Apenas as dificuldades acadêmicas dos alunos devem ser levadas em consideração no planejamento pedagógico.

(__)Os conhecimentos de vida dos estudantes devem ser valorizados e integrados ao processo de ensino-aprendizagem.

(__)Cada estudante é influenciado por fatores que incluem seu desenvolvimento físico e socioemocional.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q918196 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Educacional, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre a educação inclusiva, analise as assertivas:

I. A inclusão escolar visa adaptar o aluno ao ambiente escolar tradicional, sem necessidade de alterar práticas pedagógicas.
II. A educação inclusiva busca atender as necessidades específicas de cada aluno, promovendo a participação plena na vida escolar.
III. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) garante o direito de pessoas com deficiência à educação em ambientes segregados, quando necessário.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q894028 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O serviço do profissional de apoio, como uma medida a ser adotada pelos sistemas de ensino no contexto educacional, deve ser disponibilizado sempre que identificada a necessidade individual do estudante, visando acessibilidade às comunicações e atenção aos cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Dentre os aspectos a serem observados na oferta desse serviço educacional, destaca-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q911201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências Física Biológica, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a biologia clássica, o que determina o sexo de uma pessoa são seus órgãos reprodutivos. No entanto, um órgão reprodutivo, biologicamente não define o comportamento feminino ou masculino das pessoas, tal fato é marcado por aquilo que chamamos de cultura. Quando pensamos a sexualidade humana ela é formada por 4 elementos (identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, e sexo biológico) na luta por re(existência) sem violência e pela obtenção de direitos, pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ... vêm buscando o direito de existir com mais ênfase na década de 70. Faz-se necessário vários espaços da nossa sociedade o debate deste tema, sendo a escola um deles. Sendo assim, o professor José não abre mão de lecionar em suas aulas de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental tal tema. Ao explicar os conceitos de identidade de gênero o professor se equivocou de forma proposital em um conceito com o intuito de verificar a atenção dos estudantes. O conceito equivocado foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q895236 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente I, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino parte do pressuposto da própria natureza da escola comum, segundo a qual todos os meninos e meninas de uma comunidade têm o direito de estudar juntos na mesma escola. É importante ressaltar que a escola não pode pedir requisitos, não pode selecionar as crianças para realizar a matrícula.

(Brasil – RCNEI, vol. I, p. 23.)

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) prevê alguns pressupostos para a construção de uma escola inclusiva. Assinale a afirmativa que está INCORRETA quanto a esses pressupostos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q902410 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A ampliação do acesso dos estudantes da Educação Especial às escolas de ensino comum possibilitou uma mudança de foco, dando origem ao movimento de inclusão escolar. Na perspectiva da Educação Inclusiva, todos os estudantes, com ou sem deficiência, passaram a ser ensinados na mesma sala. Assim, as escolas vivem um constante desafio de reorganizarem-se, para atender aos estudantes e não o contrário. Surge então um trabalho de parceria entre o professor de ensino comum e o professor de Educação Especial, dividindo a responsabilidade do ensino, considerando as especificidades, os ritmos e os estilos de aprendizado, para favorecer o acesso e a aprendizagem de todos, inclusive dos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). A partir das informações, assinale a alternativa que indica o nome deste trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q880723 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Educação Inclusiva, como conceito e proposta institucional, avançou significativamente na última década do século XX. Esses avanços foram impulsionados pela Declaração de Salamanca e pela Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtiem, Tailândia, em 1990. Analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA sobre os acontecimentos históricos da Educação Inclusiva no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q911484 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor da Educação Infantil, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir:

I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses caminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado.

II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum.

III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular.

IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q896718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo da ciência que se dedica a apoiar pessoas que estão permanentemente ou temporariamente impossibilitadas de falar, seja por deficiência ou condição de saúde. Considerando os usos na educação inclusiva, NÃO é um recurso utilizado na CAA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q890115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, uma finalidade do atendimento educacional especializado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q886360 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No que se refere à negligência nos cuidados com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Muitas vezes a identificação da negligência pode ser complexa devido às dificuldades socioeconômicas da população, o que leva ao questionamento da existência de intencionalidade. ( ) Independentemente da culpabilidade do responsável pelos cuidados de uma vítima de negligência, é necessária uma atitude de proteção em relação a esta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q882788 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Apoio Escolar, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A inclusão educacional é um processo que busca garantir que todos os estudantes tenham acesso e permaneçam na escola. Analise as alternativas e marque a opção CORRETA quanto à informação que não está relacionada ao processo de inclusão escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q894032 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa visa a contemplar especificamente um público-alvo representado pelos seguintes indivíduos, EXCETO as pessoas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q955110 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O processo de valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade deve ser uma das premissas do trabalho pedagógico a ser desenvolvido quando da função atribuída na Educação Social ampla. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q902408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Os sete princípios do desenho universal, visto que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: “busca identificar e remover barreiras promovendo a acessibilidade” (Kittel et al. 2022, p. 42), em todos os setores. Assinale a alternativa que indica estes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q894031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Calcula-se que em torno de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros sejam superdotados. Algumas dificuldades se impõem em relação ao provimento adequado e suficiente de educação para essa população tão peculiar, pois a falta de oportunidades poderá acarretar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q955238 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre adaptação curricular e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A adaptação curricular deve considerar as necessidades individuais do estudante, garantindo acessibilidade e equidade no ensino.

( ) Todos os estudantes com deficiência devem seguir um currículo específico, separado do ensino regular.

( ) A flexibilização de conteúdos e metodologias permite que estudantes com necessidades educacionais especiais desenvolvam suas potencialidades.

( ) A adaptação curricular deve ser planejada exclusivamente pelo professor regente, sem a participação de outros profissionais.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q905198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em janeiro de 2008, marca um avanço significativo nas diretrizes para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve os princípios fundamentais dessa política?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q910419 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A exclusão escolar manifesta‑se das mais diversas e perversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno diante dos padrões de cientificidade do saber escolar. Ocorre que a escola se democratizou abrindo‑se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos. Exclui, então, os que ignoram o conhecimento que ela valoriza e, assim, entende que a democratização é massificação de ensino e não cria a possibilidade de diálogo entre diferentes lugares epistemológicos, não se abre a novos conhecimentos que não couberam, até então, dentro dela. Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

Considerando o exposto no texto, na perspectiva da autora, a inclusão escolar implica, principalmente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.