Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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301Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados:

I- bens culturais em formato acessível;
II- espaços especiais em eventos culturais;
III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;
IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos;
V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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302Q895222 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Catarina é professora de uma turma do quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública que adotou uma política de educação inclusiva. Sua turma é composta por 25 crianças, entre elas estão matriculados: Fábio, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem dificuldades de comunicação e interação social e se sente facilmente sobrecarregado por estímulos sensoriais; Maria, com dislexia, que enfrenta desafios significativos na leitura e na escrita; e João com baixa visão, que precisa de abordagens próprias para que o aprendizado possa transcorrer da melhor maneira possível. Catarina está determinada a criar um ambiente de aprendizagem; no entanto, ela enfrenta vários desafios em relação à adaptação do currículo, desenvolvimento de atividades acessíveis e gestão do tempo para atender às necessidades de cada aluno. Sobre a situação hipotética apresentada e, ainda, considerando a promoção de um ambiente inclusivo e colaborativo de aprendizagem na sala de aula, analise as ações apresentadas a seguir.

I. A professora separa os alunos Fábio, Maria e João do restante da turma durante as atividades principais, fornecendo-lhes atividades alternativas em uma sala separada, pois assim eles realizarão atividades mais adequadas às suas dificuldades de aprendizagem. Portanto, Maria é enviada para uma sala de recursos para trabalhar individualmente, enquanto Fábio e João receberão tarefas simplificadas longe de seus colegas.

II. A professora adapta o ambiente da sala de aula para ser sensorialmente amigável e acessível para todos os alunos, quando cria uma área tranquila na sala de aula onde Fábio pode se retirar quando se sentir sobrecarregado. Também organiza a disposição dos móveis e materiais para garantir que João possa se mover facilmente pela sala. Para Maria, a professora fornece um ambiente de leitura com iluminação adequada e sem distrações.

III. A professora assegura a acessibilidade dos conteúdos pedagógicos e das tecnologias assistivas necessárias ao aprendizado dos alunos com deficiência. Portanto, a Fábio devem ser garantidos cronogramas estruturados para ajudar na comunicação e na organização do dia e ferramentas visuais; para Maria, textos em formatos acessíveis, utilização de tecnologias assistivas que facilitem a leitura; e para João, materiais disponíveis em formatos acessíveis, como textos com fontes grandes e em Braile, além de utilizar recursos de áudio.


Está correto o que se afirma em
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303Q952316 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Você está cuidando de uma criança. Ela cai do balanço e corta o couro cabeludo profundamente. Nesse tipo de situação, são verdadeiras as afirmativas abaixo, exceto:
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304Q905996 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que é enfatizado na avaliação justa dentro do contexto da educação inclusiva:
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305Q994109 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Diversas tecnologias assistivas têm o objetivo de promover a autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida cotidiana. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
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306Q987970 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Qual é o impacto da educação no fortalecimento da vida em grupo e na construção de uma sociedade mais inclusiva e colaborativa?
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307Q889667 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2024

A inclusão da pessoa com deficiência na sociedade demanda uma série de ações como, por exemplo, a eliminação das barreiras responsáveis por impedir sua participação social nos diferentes contextos existentes. Há muitas barreiras que precisam ser compreendidas para serem vencidas, logo é importante entender o conceito de cada uma delas. Nesse sentido, complete o enunciado a seguir com o tipo de barreira correspondente.

___________________ são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.

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308Q907854 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Com relação ao contexto educacional inclusivo brasileiro, ressalta-se que o ensino de Geografia com vistas à produção do pensamento geográfico na escola, necessita
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309Q897104 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

No contexto da educação inclusiva, como a acessibilidade para estudantes com deficiência física pode ser efetivamente implementada em escolas de ensino básico, considerando a legislação brasileira e os princípios de desenho universal?
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310Q988522 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As concepções de deficiência são fundamentais para entender as diferentes abordagens e políticas de inclusão na educação e na sociedade. Assinale a alternativa correta que melhor identifica uma das principais concepções de deficiência.
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311Q883316 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O sistema dosvox, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e disponibilizado gratuitamente, é uma tecnologia assistiva voltada para pessoas com
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312Q886171 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Secretário Escolar, AMCEVALE RN, FUNCERN, 2024

Os pais de uma adolescente transexual de 13 anos se mudaram recentemente para o município de Fernando Pedroza – RN e procuraram a escola pública mais próxima da nova residência para efetuar a matrícula da filha. Ao chegarem à escola, solicitaram ao secretário escolar Comenius que a filha fosse matriculada com o nome social Lis e não com o nome de registro que consta em seus documentos. Levando-se em consideração o disposto na Resolução CNE/CP Nº 1, de 19 de janeiro de 2018, o secretário da escola deverá
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313Q951982 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A importância de uma alimentação adequada para cada faixa etária é fundamental para garantir o crescimento saudável, o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Relacione a 1ª coluna, de acordo com as práticas alimentares da 2ª coluna.

1ª coluna:



1. 6 meses a 1 ano.

2. 1 a 3 anos.

3. 4 a 6 anos.



2ª coluna:


( ) Incentivo ao consumo de alimentos diversificados, com atenção ao desenvolvimento de hábitos saudáveis e prevenção de deficiências nutricionais. Incluir vegetais variados, frutas, proteínas (carne, ovos, leguminosas) e fontes de cálcio, evitando alimentos ultraprocessados que possam interferir no desenvolvimento do paladar da criança.

( ) Oferecimento de refeições equilibradas em termos de macronutrientes e micronutrientes, respeitando a autonomia e as preferências alimentares da criança. Reforça-se a importância de refeições em família, garantindo que a criança participe do processo de escolha alimentar e desenvolva uma relação positiva com os alimentos.

( ) Introdução de alimentos em pedaços maiores, permitindo que a criança explore diferentes texturas e desenvolva habilidades motoras orais. Incentivar a mastigação é essencial para o fortalecimento dosmúsculos faciais e para a transição para a alimentação independente.

( ) Redução gradual do uso de mamadeiras e estímulo ao uso de copos e utensílios adequados à idade. Essa prática contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina e reduz riscos de problemas dentários e atraso na fala

( ) introdução gradual de alimentos sólidos e pastosos, respeitando sinais de prontidão alimentar, papas de frutas, legumes amassados, cereais integrais e proteínas em forma de purê, garantindo texturas adequadas e evitando o uso de sal, açúcar e alimentos ultraprocessados.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:
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314Q897208 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

“Será que o fato de apregoarmos que a constituição do povo brasileiro é marcada pela miscigenação, pela pluralidade e pela diversidade cultural faz do nosso país uma nação inclusiva?”, indagou Nilma Lino Gomes na reflexão sobre as diferentes presenças na escola. Para a autora, refletir sobre a escola e a diversidade cultural significa
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315Q956361 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação ao transporte de materiais e objetos pessoais de alunos portadores de necessidades educacionais especiais dentro da escola, considerando as necessidades específicas do estudante, a prática mais adequada que o Agente de Inclusão Escolar deve adotar é
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316Q988115 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O papel dos pais na promoção da Educação Inclusiva é fundamental e abrange diversas áreas que influenciam diretamente o desenvolvimento educacional, social e emocional de seus filhos. Qual é o papel dos pais na promoção da Educação Inclusiva?
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317Q1001939 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor, Prefeitura de Rio das Ostras RJ, IBAM, 2019

A educação especial já passou por várias trajetórias. Em uma delas a pessoa com deficiência seria responsável pela sua inserção na sociedade, ou seja, a pessoa com deficiência deve buscar os meios necessários par participar das instituições sociais.
Essa trajetória recebe o nome de:
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318Q899054 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A sexualidade das pessoas com deficiência intelectual é frequentemente ignorada ou reprimida. No contexto educacional, qual das práticas abaixo é mais adequada para trabalhar esse tema com os alunos?
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319Q984822 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Técnico Pedagógico, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre os distúrbios de aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.
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320Q898045 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Marcelo, um aluno com deficiência, está matriculado em uma escola pública regular. A escola precisa adaptar seu currículo e métodos de ensino para atender às necessidades de Marcelo. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A escola deve garantir a João atendimento educacional especializado gratuito, preferencialmente na rede regular de ensino.
(__)A escola é obrigada a oferecer programas suplementares de material didático-escolar, transporte e alimentação para Marcelo, devendo os pais ficarem encarregados da assistência à saúde.
(__)A escola deve assegurar a João o acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo sua capacidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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