Catarina é professora de uma turma do quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública que adotou uma política
de educação inclusiva. Sua turma é composta por 25 crianças, entre elas estão matriculados: Fábio, diagnosticado com
Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem dificuldades de comunicação e interação social e se sente facilmente
sobrecarregado por estímulos sensoriais; Maria, com dislexia, que enfrenta desafios significativos na leitura e na escrita; e
João com baixa visão, que precisa de abordagens próprias para que o aprendizado possa transcorrer da melhor maneira
possível. Catarina está determinada a criar um ambiente de aprendizagem; no entanto, ela enfrenta vários desafios em
relação à adaptação do currículo, desenvolvimento de atividades acessíveis e gestão do tempo para atender às necessidades
de cada aluno. Sobre a situação hipotética apresentada e, ainda, considerando a promoção de um ambiente inclusivo e
colaborativo de aprendizagem na sala de aula, analise as ações apresentadas a seguir.
I. A professora separa os alunos Fábio, Maria e João do restante da turma durante as atividades principais, fornecendo-lhes
atividades alternativas em uma sala separada, pois assim eles realizarão atividades mais adequadas às suas dificuldades de
aprendizagem. Portanto, Maria é enviada para uma sala de recursos para trabalhar individualmente, enquanto Fábio e João
receberão tarefas simplificadas longe de seus colegas.
II. A professora adapta o ambiente da sala de aula para ser sensorialmente amigável e acessível para todos os alunos, quando
cria uma área tranquila na sala de aula onde Fábio pode se retirar quando se sentir sobrecarregado. Também organiza a
disposição dos móveis e materiais para garantir que João possa se mover facilmente pela sala. Para Maria, a professora
fornece um ambiente de leitura com iluminação adequada e sem distrações.
III. A professora assegura a acessibilidade dos conteúdos pedagógicos e das tecnologias assistivas necessárias ao aprendizado
dos alunos com deficiência. Portanto, a Fábio devem ser garantidos cronogramas estruturados para ajudar na comunicação
e na organização do dia e ferramentas visuais; para Maria, textos em formatos acessíveis, utilização de tecnologias assistivas
que facilitem a leitura; e para João, materiais disponíveis em formatos acessíveis, como textos com fontes grandes e em
Braile, além de utilizar recursos de áudio.
Está correto o que se afirma em
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