Acerca das adaptações e estratégias pedagógicas voltadas ao atendimento de crianças com Deficiência
Mental e Deficiência Intelectual na escola regular, analise as afirmativas a seguir, marcando (V) para as
verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que indica a sequência correta:
(__) Os sistemas de apoio podem ser definidos como recursos e estratégias que promovem o interesse e as
capacidades da pessoa, bem como oportunidades de acesso a bens e serviços, informações e relações
no ambiente em que vive. O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a
funcionalidade no ambiente escolar e comunitário.
(__) As adequações significativas, de um modo geral, constituem estratégias necessárias quando os alunos
apresentam sérias dificuldades para aprender, como resultado, entre outros fatores: da defasagem entre
a sua competência curricular e a de seus colegas; da discrepância entre as suas necessidades e as
demandas das atividades e expectativas escolares; da crescente complexidade das atividades
acadêmicas que vai se ampliando, na medida do avanço na escolarização.
(__) As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades
de aprendizagem dos alunos. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de
ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️