Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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331Q904126 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo sobre a inclusão escolar no Brasil.

I- A Lei Brasileira de Inclusão que é a Lei nº 13.146/2015, garante o acesso e a permanência de estudantes com deficiência no sistema de ensino regular, com o suporte necessário para que possam participar plenamente das atividades escolares.

II- A legislação brasileira prevê que as escolas devem oferecer adaptações e recursos de acessibilidade para atender às necessidades dos alunos com deficiência.

III- A inclusão escolar no Brasil requer a formação e capacitação contínua dos profissionais de educação para lidar com a diversidade e as necessidades específicas dos alunos com deficiência.


Então podemos afirmar:
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332Q898764 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

No processo de intervenção psicopedagógica para crianças com dislexia, a integração de abordagens multissensoriais é essencial. Assim, avalie as proposições:

I.A consciência fonológica pode ser estimulada em crianças disléxicas através de atividades com rimas e músicas, facilitando o reconhecimento dos sons das palavras.
II.A fluência na leitura é irrelevante para o desenvolvimento de habilidades leitoras em crianças disléxicas, pois a compreensão dos códigos escritos é o único fator importante.
III.Problemas no processamento semântico afetam a capacidade de extrair significados dos textos e são incomuns em crianças com dislexia, mas comumente encontradas em casos de transtorno do espectro autista.

Assinale a alternativa correta:
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333Q956365 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva da inclusão escolar, ao abordar a questão da identidade e das diferenças na escola, Ropoli (2010) defende o ponto de vista de que as identidades são
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334Q899043 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca das adaptações e estratégias pedagógicas voltadas ao atendimento de crianças com Deficiência Mental e Deficiência Intelectual na escola regular, analise as afirmativas a seguir, marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que indica a sequência correta:

(__) Os sistemas de apoio podem ser definidos como recursos e estratégias que promovem o interesse e as capacidades da pessoa, bem como oportunidades de acesso a bens e serviços, informações e relações no ambiente em que vive. O apoio tende a favorecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário.
(__) As adequações significativas, de um modo geral, constituem estratégias necessárias quando os alunos apresentam sérias dificuldades para aprender, como resultado, entre outros fatores: da defasagem entre a sua competência curricular e a de seus colegas; da discrepância entre as suas necessidades e as demandas das atividades e expectativas escolares; da crescente complexidade das atividades acadêmicas que vai se ampliando, na medida do avanço na escolarização.
(__) As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos.
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335Q953356 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O cuidador infantil poderá ter que socorrer uma criança em crise convulsiva, sabendo diferenciar uma crise convulsiva febril de uma epilética. Sobre a convulsão febril, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:
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336Q987416 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio de promover a igualdade, justiça, respeito e solidariedade na comunidade escolar, assinale a alternativa que indica qual prática é mais alinhada com esses princípios e contribui para a construção de um ambiente inclusivo e equitativo:
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337Q890136 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Transcritor do Sistema de Braille, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que apresenta princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
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338Q881718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educador Social, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

No contexto de Queimadas-PB, os educadores sociais estão desenvolvendo um projeto para promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Para que a iniciativa seja eficaz, é essencial adotar práticas educativas que incentivem a participação e a autonomia dos participantes. Considere as afirmativas abaixo:

1. A inclusão social deve ser promovida através de práticas educativas que respeitem as diferenças culturais e individuais dos participantes, valorizando suas histórias de vida e experiências, mas o foco principal deve estar na uniformização dos conteúdos para garantir equidade no acesso ao conhecimento.
2. A educação inclusiva deve focar na adaptação dos conteúdos curriculares para atender às necessidades específicas dos jovens, sem discriminação, mas essa adaptação não deve interferir nos padrões acadêmicos tradicionais, para que todos tenham as mesmas exigências.
3. A participação ativa dos jovens no processo educativo é fundamental para garantir sua autonomia e o desenvolvimento de suas potencialidades, incentivando que eles assumam um papel protagonista em suas trajetórias educacionais e sociais.
4. As práticas de inclusão social devem se concentrar na integração dos jovens no mercado de trabalho como uma das formas de promover sua independência, mas essa não deve ser a única abordagem, já que aspectos como educação, cultura e saúde também são fundamentais para a inclusão plena.
5. A educação inclusiva exige a construção de um ambiente acolhedor e seguro, onde todos os jovens se sintam valorizados e respeitados, promovendo a confiança e o bem-estar necessário para que possam se desenvolver integralmente.

Alternativas:
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339Q918602 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor, Prefeitura de Posse GO, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

A. é uma estudante com deficiência visual matriculada em uma escola regular. Durante as aulas, ela tem enfrentado dificuldades para acompanhar o conteúdo apresentado, pois os materiais didáticos utilizados não estão adaptados, para sua necessidade. Além disso, os professores demonstram falta de conhecimento sobre como apoiá-la de forma eficaz.
Elaborado pelo(a) autor(a).

Com base no tema “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva”, a ação apropriada para promover a inclusão e o acesso ao ensino de A. é
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340Q897100 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão fundamental para o diagnóstico de deficiência intelectual, envolvendo a capacidade de uma pessoa lidar com as demandas diárias de forma eficaz ,como comunicação e autocuidado.


De acordo com a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), as áreas-chaves que envolvem esse conceito são as habilidades conceituais, sociais e práticas.

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341Q985729 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educador Infantil, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Educação Inclusiva a partir da Política Nacional de Educação Especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Na Educação Infantil, o atendimento educacional especializado ocorre por meio da intervenção precoce, com objetivo de otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
( ) O atendimento educacional especializado deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado em que realize esse serviço educacional
( ) A inclusão escolar tem início no Ensino Fundamental — Anos Iniciais, em que se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e para o seu desenvolvimento global.
( ) O atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta facultativa em sistemas de Educação Infantil.
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342Q899221 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A Educação Especial e inclusiva é de responsabilidade de todos, sem exclusividade ou exclusão dos poderes públicos e particulares. A partir das trocas e interações, as crianças ampliam suas chances de se apropriarem, com mais qualidade, do mundo ao seu redor. As limitações encontradas no sistema educacional são inúmeras para uma educação de qualidade social a pessoas com necessidades especiais e para que essas limitações sejam diminuídas, é pertinente que os poderes públicos invistam em políticas públicas.
Marque a alternativa que indica esse investimento de forma global.
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343Q987602 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio de promover a inclusão e equidade no contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual estratégia de adaptação curricular é mais apropriada para atender às necessidades específicas de um aluno com deficiência visual em uma turma regular.
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344Q954837 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Os recursos pedagógicos acessíveis de tecnologia assistiva desempenham um papel importante no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Associe os tipos de recursos de tecnologia assistiva apresentados na 1ª coluna de acordo com as necessidades descritas na 2ª coluna.

1ª coluna:

1. Software de síntese de voz.

2. Lupa eletrônica.

3. Prancha de comunicação com símbolos.

4. Dispositivos de amplificação sonora individual.

5. Teclado adaptado.

2ª coluna:


( ) Facilitar a comunicação para pessoas com dificuldades de fala ou linguagem.

( ) Melhorar a acessibilidade de pessoas com baixa visão para leitura e visualização de detalhes.

( ) Oferecer suporte à escrita e navegação digital para pessoas com limitações motoras.

( ) Proporcionar acessibilidade auditiva para indivíduos com perda auditiva.

( ) Converter texto em áudio para pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura.

( ) permite que o usuário se conecte diretamente a dispositivos como smartphones proporcionando maior clareza de som em chamadas telefônicas.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

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345Q985087 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens.

I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas.

II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações.

III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo.

Está CORRETO o que se afirma:

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346Q987402 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), desenho universal é a(o):
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347Q984608 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

O movimento pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica no contexto mundial. Considerando−se a educação inclusiva e as políticas de acessibilidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A construção de sistemas educacionais inclusivos implica uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
( ) Atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade.
( ) O público−alvo da educação inclusiva são os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências.
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348Q896927 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com os princípios da adaptação curricular, qual é o principal objetivo dessa prática no contexto da educação inclusiva?
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349Q988114 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A Educação Inclusiva é uma abordagem que busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes escolares inclusivos. Qual a alternativa abaixo NÃO apresenta uma forma de aplicação dos princípios da Educação Inclusiva.
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350Q899047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a Educação Inclusiva, analise a sentença abaixo:

A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª PARTE). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmas no ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª PARTE). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começaram a valorizar as pessoas com deficiência, e movimentos sociais de luta contra a discriminação emergiram em nível mundial, defendendo uma sociedade inclusiva. (3ª PARTE).

A sentença está:
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