Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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341Q954837 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Os recursos pedagógicos acessíveis de tecnologia assistiva desempenham um papel importante no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Associe os tipos de recursos de tecnologia assistiva apresentados na 1ª coluna de acordo com as necessidades descritas na 2ª coluna.

1ª coluna:

1. Software de síntese de voz.

2. Lupa eletrônica.

3. Prancha de comunicação com símbolos.

4. Dispositivos de amplificação sonora individual.

5. Teclado adaptado.

2ª coluna:


( ) Facilitar a comunicação para pessoas com dificuldades de fala ou linguagem.

( ) Melhorar a acessibilidade de pessoas com baixa visão para leitura e visualização de detalhes.

( ) Oferecer suporte à escrita e navegação digital para pessoas com limitações motoras.

( ) Proporcionar acessibilidade auditiva para indivíduos com perda auditiva.

( ) Converter texto em áudio para pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura.

( ) permite que o usuário se conecte diretamente a dispositivos como smartphones proporcionando maior clareza de som em chamadas telefônicas.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

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342Q953356 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O cuidador infantil poderá ter que socorrer uma criança em crise convulsiva, sabendo diferenciar uma crise convulsiva febril de uma epilética. Sobre a convulsão febril, são verdadeiras as afirmativas abaixo, EXCETO:
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343Q987416 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio de promover a igualdade, justiça, respeito e solidariedade na comunidade escolar, assinale a alternativa que indica qual prática é mais alinhada com esses princípios e contribui para a construção de um ambiente inclusivo e equitativo:
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344Q984608 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Anos Iniciais, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

O movimento pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica no contexto mundial. Considerando−se a educação inclusiva e as políticas de acessibilidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A construção de sistemas educacionais inclusivos implica uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
( ) Atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade.
( ) O público−alvo da educação inclusiva são os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências.
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345Q897100 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Segundo Professor, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão fundamental para o diagnóstico de deficiência intelectual, envolvendo a capacidade de uma pessoa lidar com as demandas diárias de forma eficaz ,como comunicação e autocuidado.


De acordo com a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), as áreas-chaves que envolvem esse conceito são as habilidades conceituais, sociais e práticas.

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346Q896927 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com os princípios da adaptação curricular, qual é o principal objetivo dessa prática no contexto da educação inclusiva?
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347Q988114 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A Educação Inclusiva é uma abordagem que busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes escolares inclusivos. Qual a alternativa abaixo NÃO apresenta uma forma de aplicação dos princípios da Educação Inclusiva.
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348Q899047 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Sobre a Educação Inclusiva, analise a sentença abaixo:

A educação inclusiva não possui relevância para a sociedade, somente para o sistema de ensino, afinal é através das pesquisas e estudos realizados no contexto educacional que o mundo avança de forma constante em todos os campos do saber. (1ª PARTE). A educação inclusiva promoveu uma quebra de tabus e paradigmas no ambiente de ensino e por isso é tão importante que esta de fato aconteça na escola. (2ª PARTE). A partir do século XX, gradativamente, alguns cidadãos começaram a valorizar as pessoas com deficiência, e movimentos sociais de luta contra a discriminação emergiram em nível mundial, defendendo uma sociedade inclusiva. (3ª PARTE).

A sentença está:
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349Q985087 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à educação inclusiva na etapa da educação infantil, analisar os itens.

I. Espera-se que a inclusão se dê de forma mais artificial, tanto pelo meio social, em que estigmas e preconceitos já estão consolidados entre as crianças, quanto pelo lado do desenvolvimento, em que as possibilidades de construção de adaptações e mediações são diversas.

II. Refere-se à inclusão de todas as crianças no espaço educacional, crianças estas que enfrentam barreiras no acesso a uma educação formal, independentemente de suas características, diferenças ou limitações.

III. Não se trata apenas de incluir crianças com deficiências, mas de criar um ambiente educacional enriquecedor para todas as crianças, onde elas aprendam a competir e confrontem a diversidade humana desde cedo.

Está CORRETO o que se afirma:

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350Q987402 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146/2015), desenho universal é a(o):
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351Q994841 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Valorizar as diferentes identidades que fazem parte do processo educativo é crucial para garantir uma educação inclusiva e de qualidade na Educação Básica.
Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir melhor descreve uma prática que respeita e valoriza as especificidades independente da faixa etária?
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352Q994152 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A inclusão de pessoas com necessidades especiais é um desafio complexo que envolve diversos aspectos, incluindo a compreensão das diferenças neuropsicológicas. Nesse contexto, analise os itens a seguir.

I. A abordagem inclusiva reconhece que as diferenças neuropsicológicas são obstáculos intransponíveis. II. A colaboração entre profissionais da Neuropsicologia, educadores e familiares é essencial para desenvolver estratégias inclusivas que atendam às necessidades específicas de cada pessoa. III. A Neuropsicologia destaca que a inclusão efetiva demanda uma compreensão aprofundada das necessidades individuais, considerando fatores como estilo de aprendizagem, ritmo cognitivo e preferências sensoriais. IV. A inclusão bem-sucedida depende principalmente de intervenções farmacológicas para modificar as características neuropsicológicas dos indivíduos.

Está(ão) CORRETA(S):
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353Q955231 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Em uma escola que busca fortalecer a inclusão, um estudante com deficiência visual enfrenta dificuldades para acompanhar as leituras dos materiais impressos utilizados nas aulas. Para garantir acessibilidade e equidade no processo de ensino-aprendizagem, o uso de recursos pedagógicos acessíveis deve:
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354Q888685 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

Ao falarmos sobre Educação Inclusiva, marque a alternativa que melhor exemplifica essa prática:

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355Q953490 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária “masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.

II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.

III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos. Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como “verdadeiros(as)” mulheres e homens.

A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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356Q988635 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no seu artigo segundo, a definição de Desenho Universal, significa:
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357Q899065 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A respeito da Educação Inclusiva, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
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358Q994776 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Matriculada em uma escola regular, Mariana é uma aluna com deficiência visual. Em uma aula de Ciências, o professor em projeção de tela apresenta gráficos, tabelas e imagens para explicar o conteúdo. Mariana em razão da deficiência não consegue acompanhar a explicação, fica desinteressada e não entende o conteúdo ministrado. Diante do caso exposto, qual deveria ser a atitude correta do professor para garantir que Mariana seja incluída no processo de ensino e adequadamente atendida?
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359Q994787 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Assinale a alternativa correta que corresponda em qual concepção está fundamentada o paradigma da educação inclusiva.
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