Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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41Q886360 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No que se refere à negligência nos cuidados com crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Muitas vezes a identificação da negligência pode ser complexa devido às dificuldades socioeconômicas da população, o que leva ao questionamento da existência de intencionalidade. ( ) Independentemente da culpabilidade do responsável pelos cuidados de uma vítima de negligência, é necessária uma atitude de proteção em relação a esta.
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42Q882788 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Apoio Escolar, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

A inclusão educacional é um processo que busca garantir que todos os estudantes tenham acesso e permaneçam na escola. Analise as alternativas e marque a opção CORRETA quanto à informação que não está relacionada ao processo de inclusão escolar.
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43Q894032 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa visa a contemplar especificamente um público-alvo representado pelos seguintes indivíduos, EXCETO as pessoas:
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44Q955110 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

O processo de valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade deve ser uma das premissas do trabalho pedagógico a ser desenvolvido quando da função atribuída na Educação Social ampla. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:
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45Q884830 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Segundo Skliar (1999), qual crítica é feita ao modelo de inclusão na educação especial:
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46Q905198 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em janeiro de 2008, marca um avanço significativo nas diretrizes para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve os princípios fundamentais dessa política?
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47Q902408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Os sete princípios do desenho universal, visto que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: “busca identificar e remover barreiras promovendo a acessibilidade” (Kittel et al. 2022, p. 42), em todos os setores. Assinale a alternativa que indica estes princípios.
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48Q894031 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Calcula-se que em torno de 5% das crianças e dos adolescentes brasileiros sejam superdotados. Algumas dificuldades se impõem em relação ao provimento adequado e suficiente de educação para essa população tão peculiar, pois a falta de oportunidades poderá acarretar:
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49Q955238 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre adaptação curricular e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A adaptação curricular deve considerar as necessidades individuais do estudante, garantindo acessibilidade e equidade no ensino.

( ) Todos os estudantes com deficiência devem seguir um currículo específico, separado do ensino regular.

( ) A flexibilização de conteúdos e metodologias permite que estudantes com necessidades educacionais especiais desenvolvam suas potencialidades.

( ) A adaptação curricular deve ser planejada exclusivamente pelo professor regente, sem a participação de outros profissionais.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

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50Q910419 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Português e sua Literaturas, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A exclusão escolar manifesta‑se das mais diversas e perversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno diante dos padrões de cientificidade do saber escolar. Ocorre que a escola se democratizou abrindo‑se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos. Exclui, então, os que ignoram o conhecimento que ela valoriza e, assim, entende que a democratização é massificação de ensino e não cria a possibilidade de diálogo entre diferentes lugares epistemológicos, não se abre a novos conhecimentos que não couberam, até então, dentro dela. Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

Considerando o exposto no texto, na perspectiva da autora, a inclusão escolar implica, principalmente, a
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51Q899169 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva, EXCETO:
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52Q890250 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com referência às concepções de deficiência e à inclusão escolar, assinale a opção correta.
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53Q898040 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Considerando as atribuições do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE), descreva como deve ser elaborado o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) para um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), destacando os principais aspectos a serem considerados.
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54Q905788 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia o excerto a seguir:

“A inclusão educacional requer professores preparados para atuar na diversidade, compreendendo as diferenças e valorizando as potencialidades de cada estudante de modo que o ensino favoreça a aprendizagem de todos. A inexistência desta formação gera o fenômeno da pseudoinclusão, ou seja, apenas da figuração do estudante com deficiência na escola regular, sem que o mesmo esteja devidamente incluído no processo de aprender. Estar matriculado e frequentando a classe regular não significa estar envolvido no processo de aprendizagem daquele grupo.”
Fonte: Pimentel, Susana Couto. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. In: Org: Theresinha Guimarães Miranda eTeófilo Alves Galvão Filho. Formação de professores para a inclusão saberes necessários e percursos formativos. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 140.

Após a leitura do excerto e a partir da tese defendida por Pimentel, analise que tipo de ação é necessária, em sua prática inclusiva, pelo docente:
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55Q897694 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.
Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é importante considerar que:
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56Q865002 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Inspetor de Alunos, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos, entre outras. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem de todos, sem exceção.

De acordo com a definição acima, qual é o nome desse conceito?

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57Q902409 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Professora, a Thaís está falando! Disse Maria Eduarda, de 4 anos, maravilhada com o tablet da colega em que, ao clicar, uma voz anunciava: “Quero brincar!” Todos da sala vieram “ouvir” Thaís, comunicar-se com ela! Naquele dia, a rodinha tratou de retomar com a turma os diferentes jeitos de se comunicar. E, digo a vocês, achei que eu iria ensinar algo, mas na verdade fui eu que aprendi. Independentemente da condição de Thaís, o momento relatado no trecho por uma professora interlocutora, chama atenção em um ponto, nesse contexto assinale a alternativa correta.
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58Q899170 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Quando “o professor propõe frequentemente atividades que não provocam dificuldades verdadeiras para o aluno, com medo que ele perca a motivação para aprender ou com receio que não seja capaz de realizar a atividade; aprova o trabalho do aluno sem que ele tenha demonstrado um esforço para a realização; resolve o problema no lugar do aluno, logo que ele apresenta dificuldades; não desafia ou provoca dúvida, contrapondo ideias; coloca na mochila do aluno o material necessário para os deveres e para as lições de casa ou resolve a tarefa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para Alunos com Deficiência Intelectual” está praticando a Pedagogia:
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59Q899185 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A identidade pessoal e social é essencial para o desenvolvimento de todo indivíduo, enquanto ser humano e enquanto cidadão. Para que a igualdade seja real, ela tem que ser relativa. Isto significa que as pessoas são diferentes, têm necessidades diversas e o cumprimento da lei exige que a elas sejam garantidas as condições apropriadas de atendimento às peculiaridades individuais, de forma que todos possam usufruir as oportunidades existentes. Há que se enfatizar que tratamento diferenciado não se refere à instituição de privilégios, e sim à disponibilização das condições exigidas, na garantia da igualdade. Sob esse enfoque, a educação inclusiva e, portanto, o plano de AEE deve pautar-se em:
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60Q898043 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A educação especial é voltada para o atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, visando a adaptação das práticas pedagógicas. Quais são as três categorias de alunos atendidos pela educação especial?
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