Início

Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q894201 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Pais, filhos e deficiência: estudos sobre relações familiares


As relações familiares são muito diversificadas, e seu funcionamento muda quando alterações ocorrem em um membro ou no sistema como um todo (Silva; Dessen, 2001). O nascimento de uma criança com deficiência, portanto, confronta toda a expectativa dos pais, e a família é acometida por uma situação inesperada. Os planos de futuro para essa criança são abdicados, e a experiência da família deve ser ressignificada. Segundo Silva e Dessen (2001), a família passa por um processo de superação até que aceite a criança com deficiência mental e institua um ambiente familiar propício para a inclusão dessa criança. Buscaglia (1997) destaca que, mesmo depois do impacto inicial, a presença de uma criança deficiente exige que o sistema se organize para atender às necessidades excepcionais. Esse processo pode durar dias, meses ou anos e mudar o estilo de vida da família, seus valores e papéis. A flexibilidade com que a família irá lidar com a situação depende das experiências prévias, aprendizado e personalidade dos seus membros.
Devido ao significado que o relacionamento fraterno adquire ao longo da vida, mudanças fundamentais na saúde e comportamento de um irmão irão afetar os outros, e essas mudanças correspondem sistematicamente às características da criança, da família, da doença ou deficiência (Lobato, Faust e Spirito, 1988). Segundo Casarin (1999), um filho especial desencadeia, na família, um processo semelhante ao luto. Trata-se de um luto pela perda da fantasia do filho perfeito, da criança sadia. Alguns projetos e expectativas são desfeitos por conta da nova realidade, e a aceitação de um filho com deficiência exige uma reorganização dos valores e objetivos da família (Amiralian, 1986). Os planos da família são geralmente postergados com o nascimento de uma criança, e alguns sacrifícios do casal são transitórios, mas, quando a criança nasce com deficiência, esse adiamento pode se prolongar (Núñez, 2003).
O stress é parte natural de qualquer ambiente familiar, e os irmãos de deficientes podem estar expostos a demandas excessivas que se propagam por outros setores de suas vidas. O estudo mostrou que essas crianças aprenderam a ficar atentas a problemas na dinâmica familiar e são inclinadas a agir em relação a esses conflitos. A caracterização de tais vivências como experiências de vulnerabilidade ou resiliência dependerá de fatores internos e externos pertinentes ao desenvolvimento da criança. Apesar da variação de reações aos desafios familiares apresentadas pelos indivíduos, os resultados apontam o significado potencial de irmãos e a influência no funcionamento de outras crianças da família. Outro resultado apresentado se relaciona à qualidade do relacionamento marital em que o grupo de crianças com irmãos deficientes não relatou mais histórias de conflito conjugal do que o grupo de irmãos de crianças não deficientes.

(Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/. Adaptado.)


Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q902408 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Os sete princípios do desenho universal, visto que a educação especial na perspectiva da educação inclusiva: “busca identificar e remover barreiras promovendo a acessibilidade” (Kittel et al. 2022, p. 42), em todos os setores. Assinale a alternativa que indica estes princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q894032 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa visa a contemplar especificamente um público-alvo representado pelos seguintes indivíduos, EXCETO as pessoas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q902483 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“A educação em direitos humanos parte de três pontos essenciais: primeiro, é uma educação de natureza permanente, continuada e global; segundo, é uma educação necessariamente voltada para a mudança cultural; e terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimento.”

(BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335-350.)


Acerca da política que está em consonância com a educação para a diversidade, cidadania e direitos humanos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q895746 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Na perspectiva da diversidade cultural e inclusão, o princípio da equidade nas políticas educacionais visa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q899169 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q899185 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A identidade pessoal e social é essencial para o desenvolvimento de todo indivíduo, enquanto ser humano e enquanto cidadão. Para que a igualdade seja real, ela tem que ser relativa. Isto significa que as pessoas são diferentes, têm necessidades diversas e o cumprimento da lei exige que a elas sejam garantidas as condições apropriadas de atendimento às peculiaridades individuais, de forma que todos possam usufruir as oportunidades existentes. Há que se enfatizar que tratamento diferenciado não se refere à instituição de privilégios, e sim à disponibilização das condições exigidas, na garantia da igualdade. Sob esse enfoque, a educação inclusiva e, portanto, o plano de AEE deve pautar-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q916697 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A educação especial, modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, na perspectiva inclusiva, promove:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q898043 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A educação especial é voltada para o atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades, visando a adaptação das práticas pedagógicas. Quais são as três categorias de alunos atendidos pela educação especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q905995 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é o objetivo do aprendizado colaborativo na educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q909392 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Em relação às concepções pedagógicas, Saviani (2019) cita que “a educação, como fator de equalização social, será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar, de adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais e pelos demais. A educação será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que contribuir para a constituição de uma sociedade cujos membros, não importam as diferenças de quaisquer tipos, aceitem-se mutuamente e respeitem-se na sua individualidade específica”.

Tal afirmação está relacionada a qual concepção pedagógica?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q894200 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada. São considerados atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q898040 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Considerando as atribuições do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE), descreva como deve ser elaborado o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) para um aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), destacando os principais aspectos a serem considerados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q900414 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

A concepção de uma proposta da Educação Inclusiva implica em

I. mudanças estruturais nos sistemas educacionais.
II. adoção de um novo paradigma educacional.
III. respeito à diferença.

A sequência correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q951974 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Ao adaptar livros de histórias para alunos com dificuldades cognitivas e linguísticas, o monitor de apoio deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q897517 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Considerando o tema educação inclusiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Definida como a substituição de um modelo centrado no “todo”, criança e ambiente, para um modelo focado no “defeito” da criança, levando em consideração as variáveis que produzem a inclusão educacional escolar e a político-social de inúmeras pessoas.
( ) Refere-se a qualquer aprendiz, não sendo mais exclusiva do alunado da educação especial.
( ) A cultura e a prática escolar são definidoras de práticas de exercício da cidadania somente para aqueles que estão dispostos a aprender.
( ) A escola também reflete a sociedade na qual está inserida, podendo contribuir para que esta se torne menos elitista.
( ) Escolas receptivas e responsivas, isto é, inclusivas, não dependem apenas dos seus gestores e educadores, mas de um contexto mais amplo, que envolve as políticas sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q952327 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento:

I – desumano
II – violento
III – aterrorizante
IV - vexatório ou constrangedor
V – corretivo

Completa corretamente o artigo 18 do ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q920014 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

O profissional da educação básica é o responsável por ajudar alunos com deficiência ou necessidades especiais nas atividades de higiene, alimentação, locomoção e outras que exijam auxílio constante, tendo por objetivo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q898037 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A Educação Inclusiva visa atender às necessidades especiais de todos os alunos, transformando a escola em um espaço para todos. Nesse contexto, analise as proposições abaixo:

I.A Educação Inclusiva deve ser aplicada apenas na Educação Infantil e Ensino Médio.
II.Alunos com deficiência têm direito a adaptações curriculares conforme suas necessidades.
III.A Sala de Recursos Multifuncionais deve ser utilizada no contraturno das aulas regulares.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q902409 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Professora, a Thaís está falando! Disse Maria Eduarda, de 4 anos, maravilhada com o tablet da colega em que, ao clicar, uma voz anunciava: “Quero brincar!” Todos da sala vieram “ouvir” Thaís, comunicar-se com ela! Naquele dia, a rodinha tratou de retomar com a turma os diferentes jeitos de se comunicar. E, digo a vocês, achei que eu iria ensinar algo, mas na verdade fui eu que aprendi. Independentemente da condição de Thaís, o momento relatado no trecho por uma professora interlocutora, chama atenção em um ponto, nesse contexto assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.