Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

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81Q920014 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Alto Bela Vista SC, AMAUC, 2025

O profissional da educação básica é o responsável por ajudar alunos com deficiência ou necessidades especiais nas atividades de higiene, alimentação, locomoção e outras que exijam auxílio constante, tendo por objetivo, exceto:
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82Q897517 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Considerando o tema educação inclusiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Definida como a substituição de um modelo centrado no “todo”, criança e ambiente, para um modelo focado no “defeito” da criança, levando em consideração as variáveis que produzem a inclusão educacional escolar e a político-social de inúmeras pessoas.
( ) Refere-se a qualquer aprendiz, não sendo mais exclusiva do alunado da educação especial.
( ) A cultura e a prática escolar são definidoras de práticas de exercício da cidadania somente para aqueles que estão dispostos a aprender.
( ) A escola também reflete a sociedade na qual está inserida, podendo contribuir para que esta se torne menos elitista.
( ) Escolas receptivas e responsivas, isto é, inclusivas, não dependem apenas dos seus gestores e educadores, mas de um contexto mais amplo, que envolve as políticas sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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83Q909398 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008).

( ) A avaliação pedagógica não pode ser compreendida como processo dinâmico, pois deve considerar apenas o nível atual de desenvolvimento do aluno, configurando uma ação pedagógica processual, prevalecendo na avaliação os aspectos quantitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.

( ) No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana.

( ) Cabe aos sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

( ) A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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84Q899177 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), consideram-se atribuições do professor:
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85Q897700 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo em relação aos conceitos e diretrizes que fundamentam a educação inclusiva.

Coluna 1 Conceitos
1. Educação Inclusiva
2. Atendimento Educacional Especializado
3. Acessibilidade
4. Formação de Professores
5. Adaptação Curricular

Coluna 2 Descrição
( ) Seu objetivo é que todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente na escola regular, respeitando suas individualidades.
( ) Oferta de estratégias e recursos que oferecem suporte individualizado a alunos com deficiência.
( ) Modificações nos conteúdos e métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos.
( ) Capacitação contínua para educadores para que possam atender adequadamente à diversidade da sala de aula.
( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, dentre outros, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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86Q953069 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Um dos marcos históricos da educação inclusiva é a Declaração de Salamanca. Alguns pontos presentes na referida declaração foram propostos abaixo. Analise cada um deles, marque na sequência a alternativa que não traz nenhum erro conceitual.
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87Q910584 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre a perspectiva de Educação Inclusiva, é correto afirmar que:
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88Q889863 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 13.146/2015, visando à inclusão social e cidadania da pessoa com deficiência.
Baseando-se nessa Lei, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Tem como finalidade garantir e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

(   ) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de curto ou longo prazo de natureza física e mental, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

(   ) Estabelece o cordão de fita com desenhos de girassóis como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, sendo o seu uso obrigatório, dispensando a apresentação de documento comprobatório da deficiência quando for solicitado.

(   ) O acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que potencializem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida deve ser garantido à pessoa com deficiência.

Assinale a sequência correta.
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89Q897703 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Para a promoção de uma relação eficaz entre a família e a escola na inclusão escolar dos alunos com deficiência, é necessário:
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90Q899805 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A compreensão auditiva é uma habilidade receptiva que envolve a decodificação de sons, a identificação de palavras e a compreensão de significados em diferentes contextos orais. Isso inclui a habilidade de lidar com variações de sotaque, velocidade da fala e ruídos de fundo, como ocorre em situações reais de comunicação. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta sobre os desafios e estratégias no desenvolvimento da compreensão auditiva em língua inglesa:
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91Q905993 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é um dos princípios fundamentais da educação inclusiva relacionado à diversidade:
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92Q905995 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é o objetivo do aprendizado colaborativo na educação inclusiva:
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93Q897573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Considere as afirmativas a seguir sobre a educação em direitos humanos, diversidade, democracia e cidadania. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
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94Q902484 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

[...] o processo de integração refere-se especificamente aos modelos de inserção escolar de alunos com deficiências, que compreendem um contínuo de possibilidades, desde as classes comuns até locais específicos, como classes e escolas especiais.

(MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como se faz? São Paulo: Moderna, 2003, com adaptações).

Com relação ao assunto apresentado, assinale a alternativa que corresponde aos professores que o texto se refere.
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95Q908150 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

O soroban é um instrumento pedagógico utilizado no atendimento educacional especializado para facilitar o aprendizado de matemática por alunos com deficiência visual. Considerando suas características e aplicabilidade, qual das alternativas a seguir não corresponde ao uso adequado do soroban na educação desses alunos?

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96Q908151 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

A adaptação de recursos didáticos é fundamental no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual. Qual das seguintes alternativas não corresponde a uma adaptação apropriada para esses alunos?

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97Q883320 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O fragmento a seguir apresenta o início de uma fala cada vez mais frequente.

Sou uma mulher branca de cabelos longos e cacheados. Uso óculos e estou vestindo uma blusa azul.

Esse recurso de acessibilidade é uma

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98Q906400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença e desigualdade.

A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da diversidade das pessoas como um valor positivo é o que precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão (simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias entre as pessoas por critérios de poder social, político ou econômico.

Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.


Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a incoerente.

( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e categorias hierarquizantes.

( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as diversas condições de aprendizado por parte de alunos com superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.

( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais para promover o atendimento de todos.


As afirmativas são, respectivamente,
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99Q885719 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A inclusão escolar se caracteriza por um processo que visa à integração e à permanência de todos os alunos no ambiente escolar, independentemente de suas características individuais. Nesse contexto, qual das alternativas NÃO representa um dos princípios basilares da inclusão?
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100Q955112 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à Educação Inclusiva, temos a ponderar de maneira CORRETA:
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