Questões de Concursos Inclusão e Exclusão

Resolva questões de Inclusão e Exclusão comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

91Q883320 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O fragmento a seguir apresenta o início de uma fala cada vez mais frequente.

Sou uma mulher branca de cabelos longos e cacheados. Uso óculos e estou vestindo uma blusa azul.

Esse recurso de acessibilidade é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q897703 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Para a promoção de uma relação eficaz entre a família e a escola na inclusão escolar dos alunos com deficiência, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q885719 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Monitor III, Prefeitura de Coqueiral MG, FUNDATEC, 2024

A inclusão escolar se caracteriza por um processo que visa à integração e à permanência de todos os alunos no ambiente escolar, independentemente de suas características individuais. Nesse contexto, qual das alternativas NÃO representa um dos princípios basilares da inclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q899805 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Inglês, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A compreensão auditiva é uma habilidade receptiva que envolve a decodificação de sons, a identificação de palavras e a compreensão de significados em diferentes contextos orais. Isso inclui a habilidade de lidar com variações de sotaque, velocidade da fala e ruídos de fundo, como ocorre em situações reais de comunicação. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta sobre os desafios e estratégias no desenvolvimento da compreensão auditiva em língua inglesa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q905995 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Geral, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Qual é o objetivo do aprendizado colaborativo na educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q897573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Considere as afirmativas a seguir sobre a educação em direitos humanos, diversidade, democracia e cidadania. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q908150 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

O soroban é um instrumento pedagógico utilizado no atendimento educacional especializado para facilitar o aprendizado de matemática por alunos com deficiência visual. Considerando suas características e aplicabilidade, qual das alternativas a seguir não corresponde ao uso adequado do soroban na educação desses alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q908151 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Interlocutor de Braile, Prefeitura de Bom Sucesso de Itararé SP, Avança SP, 2024

A adaptação de recursos didáticos é fundamental no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência visual. Qual das seguintes alternativas não corresponde a uma adaptação apropriada para esses alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q906400 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir sobre os conceitos de diversidade, diferença e desigualdade.

A diversidade faz referência à qualidade de cada pessoa tal como é e não como gostariam que fosse. O reconhecimento da diversidade das pessoas como um valor positivo é o que precisamente caracteriza a dignidade humana. A diferença é a avaliação da diversidade, podendo ser acompanhada por manifestações de rejeição (antipatia) ou de compreensão (simpatia). A desigualdade é o estabelecimento de hierarquias entre as pessoas por critérios de poder social, político ou econômico.

Adaptado de MELERO, Miguel Lopez. Diversidade e Cultura: uma escola sem exclusões. Málaga: Un. de Málaga, 2002, p. 174.


Com base na perspectiva do autor, e tendo em vista uma abordagem educacional inclusiva, avalie o uso dos conceitos citados, assinalando (V) para afirmativa coerente e (F) para a incoerente.

( ) A diversidade é um atributo inerente a todas as experiências humanas de todas as sociedades e a escola deve conviver com ela e trabalhar a partir dela, sem reduzi-la a tipologias e categorias hierarquizantes.

( ) A diferença é sinônimo de diversidade, pois visa quantificar as diversas condições de aprendizado por parte de alunos com superdotação ou deficiência, como pressuposto para oferecer modalidades de ensino que atendam cada indivíduo.

( ) A desigualdade está relacionada às noções de variedade e pluralidade de capacidades e de acesso, implicando no reconhecimento das diferenças e utilizando meios desiguais para promover o atendimento de todos.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q955112 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação à Educação Inclusiva, temos a ponderar de maneira CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q894199 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das deficiências cujos portadores constituem-se público-alvo do AEE.

Até o século XVIII era confundida com doença mental e tratada exclusivamente pela medicina por meio da institucionalização que se caracterizava pela retirada das pessoas de suas comunidades de origem, mantendo-as em instituições situadas em localidades distantes de suas famílias, permanecendo isoladas do resto da sociedade, fosse a título de proteção, de tratamento, ou de processo educacional (Aranha, 2001). A partir do século XIX, passou-se a levar em conta as potencialidades desse tipo de pessoa e, aos poucos, estudiosos da área da psicologia e da pedagogia envolveram-se com a questão e realizaram as primeiras intervenções educacionais, principalmente nos países da Europa. Trata-se de uma especificidade ligada a condições genéticas ou outros fatores que ocasionaram alterações no desenvolvimento cerebral da pessoa no período intrauterino, no parto ou nos primeiros anos de vida; portanto, não é uma doença, mas diz respeito ao desenvolvimento que ocorreu de maneira diferenciada, manifestando-se necessariamente no período até os 18 anos de vida. Pessoas com essa especificidade apresentam diferenças significativas em áreas como comunicação, comportamento, autocuidado, vida no lar, segurança e saúde, raciocínio, resolução de problemas, aprendizagem, entre outras, sendo as diferenças observadas em pelo menos duas dessas áreas. O desenvolvimento delas nas áreas envolvidas fica abaixo da média esperada para a sua faixa etária, o que não significa que sua condição é estática. Essa condição demanda algumas intervenções, não apenas de auxílio para o desenvolvimento das atividades cotidianas, mas para a potencialização da sua capacidade intelectual, o que pode ser apoiado e favorecido por um trabalho colaborativo entre família, escola e profissionais especializados, que mobilizarão uma série de estratégias para ampliar o desenvolvimento nas diversas áreas da sua vida e não apenas na área acadêmica.

(Disponível em: https://www.tuasaude.com. Adaptado.)


Tais informações dizem respeito à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q952327 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Conforme o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento:

I – desumano
II – violento
III – aterrorizante
IV - vexatório ou constrangedor
V – corretivo

Completa corretamente o artigo 18 do ECA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q909354 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

No contexto do desenho universal de aprendizagem, qual estratégia é eficaz para atender estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q902716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Tendo como foco a área da Tecnologia Assistiva denominada Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), assinale a afirmativa que contém dados corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q898973 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A Educação Inclusiva busca garantir o acesso e a permanência de todos os alunos no ambiente escolar, promovendo a diversidade e o respeito às diferenças. Qual das alternativas a seguir expressa corretamente um dos princípios fundamentais da Educação Inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q906399 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O trecho a seguir define uma prática curricular no âmbito da educação inclusiva:
O conjunto das modificações no planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação de modo a acomodar todos os alunos no ambiente escolar.

O trecho refere-se à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q911533 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“De acordo com Boy (2019), a escola inclusiva é aquela que não apenas aceita a matrícula do educando no sistema de ensino, mas fortalece um sistema educacional que respeite aceite e possibilite o acesso ea permanência de todos os educandos, garantindo-lhes uma escolarização com competência e qualidade.”

Sobre os conceitos que formam o tripé de Educação Inclusiva na escola, assinale:

1. Acessibilidade 2. Mobilidade 3. Materialidade

( )Diz respeito ao acesso a aprendizagem, para isso é usados recursos como o ensino do braile, de libras, bem como confecção de materiais diferenciados.

( ) Está relacionado a aspectos físicos da instituição escolar, se refere ao deslocamento, ou seja, é preciso dispor de rampas, elevadores, guias para deficientes visuais.

( ) Refere-se a qualquer instrumento necessário ao educando para que ele possa ser incluído.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q881640 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Acerca do Atendimento Educacional Especializado, analise as assertivas a seguir:

I. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
II. O Atendimento Educacional Especializado foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes.
III. O Atendimento Educacional Especializado ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Em outros momentos, o profissional também deve realizar um diálogo constante com professores e estudantes. Esse trabalho deve estar previsto no PPP de cada escola e organizado pelo conjunto de profissionais: gestores escolares, secretaria de Educação e educadores.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.