Início

Questões de Concursos Indexação conceito

Resolva questões de Indexação conceito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q605171 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, BNDES, CESGRANRIO

Na indexação ponderada, o indexador atribui a um termo um valor numérico que reflete sua opinião sobre a importância desse termo para indicar do que trata um documento. Comumente, quanto mais dominante for o assunto ou mais detalhes o documento contiver a respeito de um assunto, maior será o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q609826 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Ao elaborar a política de indexação para as bibliotecas do TRT-3ª Região, um grupo de bibliotecários levou em consideração os seguintes elementos:

I. cobertura de assuntos

II. seleção e aquisição de documentos

III. processo de indexação

IV. estratégia de busca

V. tempo de resposta do sistema

VI. forma de saída

VII. avaliação do sistema

O procedimento dos bibliotecários foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q601150 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Em indexação, os esquemas de classificação bibliográfica, as listas de cabeçalhos de assuntos e os tesauros são vocabulários

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q604780 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, SESI DF, FUNIVERSA

A indexação de assuntos envolve duas etapas principais: análise conceitual e tradução. A tradução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q602996 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O processo de indexação envolve duas grandes etapas: a análise conceitual e a tradução. Acerca dessas etapas, julgue os itens a seguir.

A etapa de tradução ocorre apenas na indexação por atribuição e quando se utiliza um vocabulário controlado para padronizar os termos utilizados para representar os assuntos do documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q607862 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Profissional de Atividades de Suporte, Conselho Regional de Química 4a Região SP, Instituto Quadrix, 2018

A respeito de indexação, resumos e índices, julgue os itens de 82 a 86. Em um processo de indexação automática, a eliminação de palavras vazias permite a determinação de superioridade de um termo, em detrimento de outros termos ou expressões contidos no mesmo texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

129Q606691 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, CADE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos conceitos de índices e resumos, julgue os próximos itens. A cobertura do índice deve abranger todo o documento, inclusive as notas, os apêndices e os anexos.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q602907 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

A representação descritiva tem por objetivo a identificação única de um recurso de informação por meio de suas características físicas, enquanto a representação temática identifica o assunto de que trata determinado recurso de informação. Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre a representação descritiva e a temática.

Por apresentar um nível de exaustividade mais profundo no tratamento dos assuntos, a indexação pré-coordenada, quando comparada à indexação pós-coordenada, é mais adequada para a indexação de bases de dados bibliográficas online.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q602546 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Um mesmo documento pode receber vários tipos de descrição de conteúdo: pode-se indexá-lo, classificá-lo e resumi-lo. Julgue os itens subseqüentes, acerca dessas operações de descrição.

Na indexação ponderada, o indexador atribui um valor numérico maior ao termo que reflete sua opinião a respeito da importância desse termo para indicar o assunto de determinado documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q609899 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, DPE RR, FCC

Em relação à indexação, considere:

I. Segundo a NBR 12676, a qualidade na indexação depende, entre outros fatores, da linguagem de indexação usada. Esta deve ser consistente e não admitir novos termos ou mudanças na terminologia.

II. Revocação designa a capacidade do sistema de evitar documentos inúteis, enquanto precisão designa a capacidade de recuperar documentos úteis.

III. A principal decisão de uma política de indexação diz respeito à exaustividade, a qual corresponde ao número de termos atribuídos, em média, aos documentos, porém, ela redundará em menor precisão nas buscas.

IV. Uma das principais vantagens proclamadas para se adotar um vocabulário controlado é que ele melhorará a coerência na representação do conteúdo temático.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q606417 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Técnico II, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

I 610.17$aPortugal.$bBiblioteca Nacional.$2UCBG

II 650.#7$aCafé, safra$zBrasil$y2009-2010$2VCB

III 651.#4$aRio Amazonas

Considerando os exemplos I, II e III acima, dos campos de assunto do formato MARC, julgue os itens a seguir.

No exemplo III, o campo 651, correspondente a um nome geográfico utilizado como entrada secundária de assunto, deve ser preenchido mesmo quando o nome geográfico seja incluído em uma frase que constitui o termo de indexação.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q602099 | Biblioteconomia, Indexação conceito

A indexação de assuntos implica a preparação de uma representação do conteúdo temático dos documentos, para indicar de que trata o documento ou sintetizar seu conteúdo. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Em indexação, o problema da recuperação de itens de uma base de dados consiste em recuperar tantos itens úteis quantos forem possíveis e o menor número possível de itens inúteis.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q609333 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

A respeito de indexação e resumos, julgue os itens subsecutivos. A indicação da remissiva pode ser utilizada para indicar um termo científico referente a um termo popular.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q602945 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, TCE PB, FCC

Na indexação, a condição para obter resultados positivos na busca da informação é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q603974 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

O estabelecimento de uma política de indexação constitui questão preponderante para um sistema de recuperação da informação, tendo como base três fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q605000 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Uma série de falhas pode ocorrer no processo de indexação e influir nos resultados de uma busca. Quando um indexador deixa de atribuir um termo que deveria ser atribuído a um documento, ocorrerão falhas na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q601429 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

As linguagens de indexação ou linguagens documentárias são utilizadas para padronizar a descrição do conteúdo dos documentos. Julgue os itens subseqüentes a respeito dessas linguagens.

As relações hierárquicas podem ser do tipo gênero-espécie, como a que ocorre entre os termos corpo humano, braço, mão e dedos.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q602521 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Biblioteconomista, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Para que seja realizada de forma eficiente a intermediação entre o conteúdo do documento, o indexador e o usuário, deve-se fazer o controle do vocabulário e estabelecer relações conceituais entre os termos das linguagens documentárias. Julgue os itens que se seguem, acerca dessas linguagens.

A ambiguidade é controlada adotando-se um termo como descritor e proibindo-se o uso dos termos que tenham o mesmo significado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.