Questões de Concursos Infecção Hospitalar

Resolva questões de Infecção Hospitalar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

62Q361506 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Assinale a alternativa que corresponde à medida mais importante para a prevenção de infecção no recémnascido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q367910 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Metrô SP, FCC

Na higienização das mãos, a prevenção da transmissão de microrganismos depende de três elementos:

I. Agente tópico com eficácia antimicrobiana.

II. Técnica correta e no tempo preconizado.

III. Adesão regular ao procedimento.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q367655 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Aproximadamente 10% dos pacientes hospitalizados infectam-se pelo fato de serem submetidos a procedimentos invasivos ou pelo uso de terapia imunossupressora. O uso excessivo e indiscriminado de antimicrobianos tem resultado no surgimento de cepas bacterianas multirresistentes. Essa situação tem se transformado ao longo dos últimos anos em um grave problema para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação a essa problemática, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q367660 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

Assinale a alternativa correta. Infecção nosocomial é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q358702 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O profissional de saúde ao assumir seu papel no controle e na prevenção dos agravos decorrentes das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), depara-se com as denominadas bactérias de importância médica, entre as quais os estafilococos. Em relação a esse gênero de bactérias, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q366385 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico de Enfermagem, FUSAR RJ, FEC UFF

A prática asséptica envolve medidas de controle da infecção ligadas à assepsia cirúrgica e à assepsia clínica.A opção correta acerca desse tema é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q361010 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro Generalista, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

O enfermeiro da CCIH,preocupado com as taxas de infecção hospitalar na clínica cirúrgica,nas unidades ambulatoriais e no centro cirúrgico,decidiu acompanhar mais de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a redução dos riscos de infecção hospitalar Diante da situação hipotética, julgue os itens em (F) para falso e (V) para verdadeiro.

( ) O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção que se manifeste antes das 72horas de admissão.

( ) O enfermeiro pode realizar corretamente vigilância epidemiológica utilizando os métodos transversais,que consiste na avaliação de todos os pacientes internados no hospital,ou em uma especifica unidade,por um período de tempo.

( ) Entre as medidas consideradas corretas nesse caso,encontram-se as atividades educativas:que incluem a lavagem das mãos;o estabelecimento de critérios para indicação,realização e manutenção de procedimentos invasivos e o emprego adequado de antibióticos.

( ) Se,no hospital,forem observadas altas taxas de infecção hospitalar, estas devem ser entendidas pelo enfermeiro como má qualidade de assistência médica e de enfermagem,o que exige capacitação imediata de toda a equipe.

 Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q362291 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que indica a definição correta de assepsia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q365875 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A Portaria em vigor n. 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, define a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares como a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q360508 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

Na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico recém-confirmado de tuberculose pulmonar ativa, em razão do risco de contágio, é recomendada a utilização de medida de precaução

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q366406 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

São consideradas estratégias fundamentais para prevenir a infecção em pacientes imunodeprimidos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q367694 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

O controle das infecções hospitalares têm se constituído em um grande desafio nas instituições de saúde, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Em relação a medidas de controle de infecção em ambientes hospitalares, analise as afirmativas abaixo.

I. As precauções de isolamento se destinam a prevenir a propagação de patógenos em hospitais, fundamentadas em seu modo de transmissão.

II. A lavagem das mãos constitui-se na medida mais importante para a redução dos riscos de transmissão de micro organismos e deve ser realizada antes e depois de contatos com pacientes com sangue, fluidos corpóreos, secreções, excreções, equipamentos e objetos contaminados por eles; constituem-se no simples ato de lavar as mãos com água e sabão, visando a remoção das bactérias transitórias e residentes, células descamativas, pelos, suor, sujidades e oleosidade da pele.

III. O uso de máscaras e de protetores dos olhos e protetores de face é necessário em situações nas quais possam ocorrer respingos e espirros de sangue ou secreções nos funcionários.

 IV. Medidas recomendadas para a prevenção de infecções por bactérias multirresistentes incluem usar luvas estéreis para todas as pessoas que tiverem contato com o paciente ao entrar no quarto durante o atendimento, trocar de luvas após o contato com material biológico e retirar as luvas antes de deixar o quarto, pois uma das formas de transmissão se dá por contato.

V. A transmissão de bactérias multirresistentes Klebsiella Pneumoniale Carbapenemase (KPC) pode acontecer durante a tosse, o espirro e as conversas, o que requer precauções quanto à dispersão de gotículas em adição às precauções padrão.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q367960 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

O termo higienização das mãos engloba os seguintes procedimentos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q361566 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), tendo em vista a emergência das bactérias multirresistentes, publicou, em 2010, a Resolução SESA n. 0674/2010, que estabelece as ações para o controle das bactérias multirresistentes. Com base nessa resolução, assinale a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q363361 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico em Cuidados Especiais, ABDI, FEPESE

De um modo geral as mãos devem ser lavadas antes e após contacto com os doentes ou após contacto com materiais contaminados.

Há no entanto situações em que, devido aos elevados riscos de adquirir ou transmitir microrganismos patogénicos, a lavagem das mãos se torna imprescindível. Indique-os:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q358762 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

As soluções antissépticas são formulações germicidas de baixa causticidade, hipoalérgicas e destinadas à aplicação na pele e nas mucosas, de uso cotidiano de toda a equipe de saúde. Acerca dessas soluções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q363887 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.