Início

Questões de Concursos Infecção Hospitalar

Resolva questões de Infecção Hospitalar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q366092 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Conforme Pedreira (2011, p. 21) “As medidas para a prevenção de infecção relacionada à utilização da terapia intravenosa devem fazer parte de todas as ações planejadas pela equipe multiprofissional para o alcance do sucesso esperado com a terapia e de bons resultados para o paciente” A autora ainda afirma que uma das estratégias de sucesso no controle de infecção se refere à efetiva e consistente aplicação de boas práticas, em forma de conjunto, estratégia denominada em inglês de infection control bundles, ou pacote de prevenção de infecção. Para a prevenção de infecção relacionada ao uso de cateteres intravenosos centrais, considera-se indispensável a adoção de medidas indicadas pelas afirmativas a seguir:

I. Higienização das mãos.

II. Antissepsia da pele com clorexidina ou PVPI.

III. Seleção do melhor sítio de inserção do cateter, priorizando subclávia e femoral no adulto.

IV. Uso de barreira máxima de proteção na inserção do cateter.

V. Rever diariamente a necessidade de manter o cateter.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q361480 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Considerando as ações e limitações do álcool como agente microbicida na prevenção e no controle das IRAS, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q366273 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Em relação à lavagem das mãos, analise as afirmativas abaixo.

I. Lavar as mãos é o procedimento mais simples e importante para prevenir a infecção hospitalar.

II. No uso de torneiras com contato manual para fechamento, deve-se sempre utilizar papel toalha.

III. O uso coletivo de toalhas de tecido é contraindicado, pois estas permanecem úmidas, favorecendo a proliferação microbiana.

IV. Deve-se evitar água muito quente ou muito fria a fim de prevenir o ressecamento da pele.

V. A higienização antisséptica das mãos tem a finalidade de promover a remoção de sujidades e micro-organismos, reduzindo a carga microbiana das mãos com auxílio de um antisséptico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q367954 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro Cargo 5, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta com respeito às medidas a serem adotadas para o controle de infecções.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q369485 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro, preocupado com as taxas de infecção hospitalar apresentadas nas unidades ambulatoriais, no centro cirúrgico e na clínica cirúrgica, decidiu acompanhar de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a diminuição dos riscos de infecção hospitalar.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após a admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção cuja manifestação ocorra antes de se completarem as 72 horas de admissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q367694 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

O controle das infecções hospitalares têm se constituído em um grande desafio nas instituições de saúde, tanto pela sua abrangência como pelos elevados custos sociais e econômicos. Em relação a medidas de controle de infecção em ambientes hospitalares, analise as afirmativas abaixo.

I. As precauções de isolamento se destinam a prevenir a propagação de patógenos em hospitais, fundamentadas em seu modo de transmissão.

II. A lavagem das mãos constitui-se na medida mais importante para a redução dos riscos de transmissão de micro organismos e deve ser realizada antes e depois de contatos com pacientes com sangue, fluidos corpóreos, secreções, excreções, equipamentos e objetos contaminados por eles; constituem-se no simples ato de lavar as mãos com água e sabão, visando a remoção das bactérias transitórias e residentes, células descamativas, pelos, suor, sujidades e oleosidade da pele.

III. O uso de máscaras e de protetores dos olhos e protetores de face é necessário em situações nas quais possam ocorrer respingos e espirros de sangue ou secreções nos funcionários.

 IV. Medidas recomendadas para a prevenção de infecções por bactérias multirresistentes incluem usar luvas estéreis para todas as pessoas que tiverem contato com o paciente ao entrar no quarto durante o atendimento, trocar de luvas após o contato com material biológico e retirar as luvas antes de deixar o quarto, pois uma das formas de transmissão se dá por contato.

V. A transmissão de bactérias multirresistentes Klebsiella Pneumoniale Carbapenemase (KPC) pode acontecer durante a tosse, o espirro e as conversas, o que requer precauções quanto à dispersão de gotículas em adição às precauções padrão.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q359976 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Um enfermeiro, preocupado com as taxas de infecção hospitalar apresentadas nas unidades ambulatoriais, no centro cirúrgico e na clínica cirúrgica, decidiu acompanhar de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a diminuição dos riscos de infecção hospitalar.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

Considere que o enfermeiro tenha encontrado um caso de infecção em que o paciente, estando clinicamente bem, tenha sido internado para cirurgia eletiva, que o quadro tenha evoluído satisfatoriamente durante o ato operatório e que tenha ocorrido infecção urinária clinicamente manifestada no segundo dia após a cirurgia. Nessa situação, se o caso for registrado como infecção hospitalar, esse registro estará incorreto, uma vez que se trata de um quadro de infecção comunitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q142577 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q364673 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

utilização da biossegurança nos serviços de saúde e na enfermagem é atualmente essencial para o processo de controle de infecções e para despertar a consciência ambiental com relação à manipulação e ao descarte de resíduos dos tipos comuns, recicláveis, infectantes, farmacêuticos e químicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Os recipientes que recebem materiais perfurocortantes devem ser lacrados, etiquetados e descartados quando atingirem a metade de sua capacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q359550 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A infecção representa um estado de doença resultante da associação de vários elementos da cadeia de infecção. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na cadeia de infecção, a entrada do Mycobacterium tuberculosis ocorre pela pele, mucosas, tratos respiratório ou urinário. A precaução a ser tomada envolve o uso de máscaras comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q360415 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

 A maneira mais eficaz de evitar infecções cruzadas no atendimento aos pacientes é ____________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q366307 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

As luvas são usadas para prevenir contaminação nas mãos dos profissionais de saúde em diferentes situações. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q104355 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Considerando que o Ministério da Saúde estabelece normas técnicas para o processamento de artigos e superfícies em estabelecimento de saúde, avalie as afirmativas que seguem:

I. No mecanismo de transmissão de infecção nos hospitais, as mãos contaminadas do pessoal hospitalar atuam como importante meio de disseminação.

II. As autoclaves são equipamentos que se utilizam de vapor saturado para realizarem o processo de esteril ização.

III. As superfícies fixas (pisos, paredes, tetos, portas, mobiliários, equipamentos e demais instalações) não representam risco significativo de transmissão de infecção na área hospitalar.

IV. O quaternário de amônia é indicado para desinfecção de baixo nível e para superfícies e equipamentos em áreas de alimentação.

V. Independente do processo a ser submetido, todo artigo deverá ser considerado como ‘contaminado’, sem levar consideração o grau de sujidade presente.

Sobre o tema, estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q359963 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

As infecções hospitalares representam um sério problema de saúde pública. O conhecimento acerca dos riscos de transmissão de infecções e das formas corretas a serem empregadas no processamento de cada artigo utilizado é imprescindível. Com relação às infecções hospitalares, julgue os itens seguintes.

Os artigos que serão utilizados em procedimentos invasivos em pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular são classificados em artigos críticos e requerem esterilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q363685 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

As precauções empíricas são indicadas para quais pacientes?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q361573 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Programas de Residência em Enfermagem, SES DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do controle de infecção, julgue os itens que se seguem.

A polivinilpirrolidona iodo (PVPI) é um composto utilizado no ambiente hospitalar cujas formulações disponíveis (degermante, aquoso ou alcoólico) são tamponadas para o pH da pele.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q360383 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Quanto à lavagem das mãos como medida de controle de infecção hospitalar, é correto afirmar que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q358874 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A infecção do trato urinário (ITU), uma das doenças mais frequentes na população em geral, acomete adultos e crianças, sendo ela a responsável, nos hospitais, por 35% a 45% das infecções hospitalares. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. São medidas preventivas de ITU em pacientes que usam sonda vesical o controle bacteriológico regular e a troca dos cateteres de longa permanência a intervalos fixos.
  1. ✂️
  2. ✂️

79Q364838 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos de esterilização de produtos médicos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

O monitoramento da eficácia do cobalto 60 é feito com a utilização de um indicador biológico Bacillus pumilus, sendo o uso do cobalto 60, de todos os métodos de esterilização, o menos agressivo à natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q363887 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.