Início

Questões de Concursos Inferência Estatística

Resolva questões de Inferência Estatística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1030679 | Estatística, Inferência Estatística, Auditor Substituto de Conselheiro, TCE RR, FGV, 2025

Sobre noções básicas de estimação e testes de hipóteses, considere as afirmativas a seguir.

I. Em uma estimação pontual, o objetivo é determinar um único valor numérico como melhor estimativa do parâmetro populacional, como a média ou a proporção.

II. Um intervalo de confiança fornece uma estimativa por intervalo para o parâmetro populacional, acompanhada de um nível de confiança que indica a probabilidade de o intervalo conter o verdadeiro valor do parâmetro.

III. Em um teste de hipóteses, a hipótese nula (H0) é não rejeitada se a probabilidade p-valor for maior que o nível de significância (α).

IV. O erro tipo I ocorre quando a hipótese nula (H0) é não rejeitada, mas na verdade deveria ter sido rejeitada.


Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1068391 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, EsFCEx, VUNESP, 2024

Considere a teoria Bayesiana e as famílias conjugadas de distribuição. Seja F uma família de distribuições para a verossimilhança p(x|θ) e P uma família de distribuição para a priori p(θ). Dizemos que F e P são famílias conjugadas de distribuições se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1054100 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A fim de determinar a eficiência de um novo medicamento antitérmico, a temperatura corporal (em graus Celsius) de 9 indivíduos foi medida. Em seguida, foi administrado o medicamento e, após uma hora, a temperatura foi medida novamente. Tendo sido satisfeitas as condições necessárias, foi realizado um teste T para amostras pareadas visando verificar, estatisticamente, se o novo medicamento consegue reduzir a média da temperatura corporal. Considerando que as diferenças entre as temperaturas aferidas depois, com relação àquelas obtidas antes da administração do medicamento, possuem uma média aritmética igual a –0,72 e variância de 0,04, qual a probabilidade é numericamente igual ao p-valor associado à estatística do teste? (Denote por Tn, uma variável aleatória com distribuição t-Student com n graus de liberdade.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1062913 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, TJ MS, FGV, 2024

A suposição ou característica desejável no teste qui-quadrado de independência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1068390 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, EsFCEx, VUNESP, 2024

Considere a teoria de decisão Bayesiana. Sobre uma priori não-informativa, é possível afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1049354 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, EBSERH, VUNESP, 2020

Dado o modelo de regressão múltipla y = α + βx + γz + ε, onde y, x e z são variáveis, α, β e γ são constantes e ε é uma variável aleatória com média zero. Considere ainda as regressões simples y = α1 + β1 x + ε1 e y = α2 + γ2 x + ε2 .
Se as três regressões forem estimadas por mínimos quadrados ordinários, têm-se os seguintes resultados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1028443 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Considere uma amostra aleatória simples X1, X2, ..., Xn, de tamanho n, e as seguintes afirmativas acerca da estimação por máxima verossimilhança.

I. Se a variável aleatória populacional tem distribuição Bernoulli parâmetro p, o estimador de máxima verossimilhança de p é a média amostral.
II. Se a variável aleatória populacional tem distribuição exponencial parâmetro λ, o estimador de máxima verossimilhança de λ é a média amostral.
III. Se a variável aleatória populacional tem distribuição Poissonparâmetro λ, o estimador de máxima verossimilhança de λ é a média amostral.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1030278 | Estatística, Inferência Estatística, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Suponha que uma amostra aleatória simples de tamanho n de uma distribuição normal com média μ e variânciaσ2 será obtida. Sejame s a média amostral e o desvio padrão amostral usuais. Se z denota o 97,5% percentil da distribuição normal padrão, então o intervalo de 95% de confiança usual para μ será dado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1030824 | Estatística, Inferência Estatística, Controle Externo, TCE RR, FGV, 2025

Com relação aos conceitos de estimação e testes de hipóteses, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A estimativa pontual é obtida por meio de um intervalo de confiança que contém o valor estimado do parâmetro populacional com uma certa probabilidade, como 95%.
( ) O erro tipo I ocorre quando rejeitamos a hipótese nula (H0) quando, na verdade, ela é verdadeira.
( ) No teste de hipóteses, a hipótese alternativa (H1) é aceita sempre que o valor p-valor é maior que o nível de significância (α).

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1054097 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considere que um ensaio clínico foi conduzido para avaliar a eficácia de uma nova terapia antirretroviral para pacientes com HIV. Uma amostra de 28 pacientes foi dividida, aleatoriamente, em dois grupos de mesmo tamanho: o grupo controle, que recebeu terapia antirretroviral padrão, e o grupo tratado, que recebeu a nova terapia antirretroviral. Os dois grupos foram monitorados por três meses e, em cada paciente, foi medida a carga viral, relatada como o número de cópias de HIV por mililitro de sangue. Sabe-se que essa carga viral não possui distribuição normal. Qual o teste mais adequado para avaliar se a nova terapia antirretroviral é eficiente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1068396 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, EsFCEx, VUNESP, 2024

Um fabricante de pilhas AAA afirma que a vida útil delas tem distribuição aproximadamente normal com média de 0,17 ano e desvio-padrão de 0,3 ano. Uma amostra aleatória de 37 dessas pilhas apresentou um desvio- -padrão de 0,4 ano. Considerando a hipótese alternativa de o desvio-padrão ser maior que 0,3 ano, o resultado do valor da estatística calculada e a conclusão desse teste de hipótese ao nível de significância de 0,05 serão respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1054094 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Em uma população, a probabilidade de infecção por uma determinada doença é p. Se n indivíduos dessa população são selecionados aleatoriamente, o número de pessoas infectadas tem uma distribuição binomial com parâmetros n e p. Considerando que o valor esperado dessa distribuição é 6 e a variância é 5,28, a probabilidade de não se infectar pela doença nessa população é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1068397 | Estatística, Inferência Estatística, Estatística, EsFCEx, VUNESP, 2024

Em uma fábrica de ar-condicionado, nove máquinas domesmo modelo foram selecionadas aleatoriamente a fim de determinar o efeito da limpeza do filtro de ar no gasto de energia elétrica. Todas as máquinas novas foram instaladas em um mesmo lado de um prédio, e durante dois meses (numa mesma estação do ano) foram ligadas durante o mesmo período por dia, numa mesma temperatura. O gasto médio diário em kW da última semana apresentou um valor de 156. Terminado esse mês, foi realizada a limpeza do filtro de ar de todas as máquinas e, durante mais uma semana, elas foram ligadas nas mesmas condições. No final do último dia, calculou-se o consumo médio, resultando no valor de 140 kW. O desvio-padrão da diferença entre o consumo antes da limpeza menos o consumo depois da limpeza foi de 15 kW. Ao nível de 5%, de significância, foram testadas as hipóteses: de o consumo médio antes ser igual ao consumo médio depois da limpeza das máquinas contra o consumo médio antes ser maior que o consumo médio depois da limpeza. O valor calculado da estatística de teste e sua conclusão para esse teste de hipóteses são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1065340 | Estatística, Inferência Estatística, Bloco Temático 5 Administração, CNU, FGV, 2025

Um analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deseja estimar a média do tempo de espera entre o agendamento e o atendimento presencial dos segurados. Para isso, ele decide realizar uma amostragem aleatória simples com reposição a partir do banco de registros dos últimos meses. O analista deseja que o erro padrão da média amostral seja igual a 5% do desvio padrão populacional do tempo de espera.
Com base nessa exigência, o tamanho mínimo da amostra para garantir esse nível de precisão deve ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1030279 | Estatística, Inferência Estatística, Específica de Área Comum Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Um bom estimador de um parâmetro θ deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1054103 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Os testes de hipóteses compreendem uma metodologia estatística que auxilia na deliberação sobre uma ou mais populações, baseando-se na informação obtida por uma amostra. Sobre essa metodologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A probabilidade do erro tipo I representa a probabilidade de não rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa.
II. Se um teste de hipótese apresenta um p-valor de 0,014, a hipótese nula será rejeitada a um nível de significância de 5% e não será rejeitada ao nível de significância de 1%.
III. As probabilidades associadas ao erro tipo II e ao poder do teste somam 1.
IV. A região crítica é construída sob a premissa de que a hipótese alternativa é verdadeira.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1052137 | Estatística, Inferência Estatística, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa de hemoderivados deseja realizar um teste estatístico paramétrico para verificar se a vida útil média μ dos filtros utilizados em seus equipamentos é igual a 2.000 horas. Para tal, foi definida a hipótese nula H0:μ= 2.000 e a hipótese alternativaH1:μ≠ 2.000 Sabe-se que a vida útil dos filtros, em horas, segue uma distribuição normal com variância conhecida. Em uma amostra de 100 filtros, a vida média observada foi de 2.050 horas e o valor da estatística de teste calculada foi igual a 2,5. Com base nessas informações, qual é o desvio-padrão populacional da vida útil dos filtros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1054096 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Após a coleta de dados sobre a concentração de sódio em uma amostra de bolsas contendo um litro de plasma, o teste Shapiro-Wilk foi aplicado para verificar, estatisticamente, se tais dados são provenientes de uma população com distribuição normal. Obteve-se o seguinte resultado:

• Teste de Normalidade Shapiro-Wilk: W = 0,967; p-valor = 0,057.

Sobre o teste Shapiro-Wilk e sua aplicação nesses dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O cálculo da estatística de teste W considera estatísticas de ordem de uma distribuição normal.
( ) Considerando um nível de significância de 10%, os dados da concentração de sódio no plasma são provenientes de uma distribuição normal.
( ) Levando em consideração um nível de significância de 5%, os dados da concentração de sódio no plasma não são provenientes de uma distribuição normal.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1060316 | Estatística, Inferência Estatística, Ciência de Dados, TCE PA, FGV, 2024

Testes de hipóteses são ferramentas estatísticas que viabilizam a tomada de decisões com base em dados, mesmo quando há incerteza.
A respeito dessas ferramentas, relacione cada definição com as características a que elas mais se adequam:
1. Teste-z 2. Teste-t 3. ANOVA 4. Teste chi-quadrado (χ2)
( ) Usado(a) para comparar as médias de duas amostras independentes, com amostragens suficientemente grandes e desvios-padrão conhecidos. ( ) Usado(a) para comparar as médias de duas ou mais amostras independentes, normalmente distribuídas. ( ) Usado(a) para comparar as médias de duas amostras independentes, com pequeno número de amostras ou com desvio-padrão desconhecido. ( ) Usado(a) para verificar a normalidade de uma amostra.
A relação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1054099 | Estatística, Inferência Estatística, Controle da Qualidade 3 Tarde, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considere que o objetivo de um certo estudo clínico é avaliar os níveis de ácido fólico, medido em microgramas por litro, nas células vermelhas de pacientes com bypass cardíaco de acordo com quatro métodos diferentes de ventilação usados durante a anestesia. Um total de 32 pacientes foi dividido em quatro grupos independentes com tamanhos iguais, sendo um método diverso de ventilação empregado dentro de cada grupo. O quadro de análise de variância foi construído para testar a hipótese de diferença das médias dos níveis desse ácido entre os quatro grupos. Considerando que o valor da estatística F calculada é 24 e que a soma de quadrados entre os grupos é igual a 180, a soma de quadrados total é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.