Início

Questões de Concursos Ingressos e Dispêndios Públicos

Resolva questões de Ingressos e Dispêndios Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q156511 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Ministerial Orçamento, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Acerca de receita e despesa pública, julgue o   item  subsequente.


Os créditos especiais e extraordinários cuja lei de autorização tenha sido promulgada nos últimos quatro meses do exercício financeiro poderão ser transferidos para o exercício seguinte.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q108068 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Ciências Contábeis, TCE AC, CESPE CEBRASPE

A respeito da dívida pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q855092 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação às etapas das receitas públicas e das despesas públicas, bem como a seus estágios e suas categorias, julgue o item a seguir.

Em alguns casos, a cronologia das etapas da receita orçamentária — previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento — não precisa necessariamente ser observada, uma vez que nem todas as etapas ocorrem para todos os tipos de receitas orçamentárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

104Q838227 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito dos mecanismos utilizados na elaboração, execução e controle do orçamento, julgue o item que se segue.

Se a receita arrecadada for insuficiente para o cumprimento das metas fiscais, a consequente limitação de empenho deverá obedecer aos critérios estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q658533 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AOCP, 2020

Em geral, é aquela transação em que a entidade pública recebe ativos ou serviços ou tem passivos extintos e, em contrapartida, entrega valor irrisório ou nenhum valor em troca. Esse evento se denomina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q839213 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Contabilidade, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando que a CODEVASF necessite realizar a revitalização das margens do rio São Francisco no trecho localizado em Itacoatiara — BA, obra orçada em R$ 729.250,59, julgue o item a seguir.

Para viabilizar a contratação da revitalização das margens do rio São Francisco, a CODEVASF poderá utilizar-se do mecanismo do suprimento de fundos.
  1. ✂️
  2. ✂️

107Q852355 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, UFMS Técnico em Contabilidade, FAPEC, 2020

No transcurso do exercício financeiro de X2, a UFMS recebeu da Imprensa Nacional fatura referente à publicação de edital de licitação em Diário Oficial da União em X1, que não foi entregue em data oportuna, mesmo a publicação tendo sido feita. Partindo do pressuposto de que não há nenhum empenho em favor da Imprensa Nacional inscrito em restos a pagar, o procedimento a seguir é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q852416 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Estância Velha RS Técnico em Contabilidade, FUNDATEC, 2020

_______________ são as disponibilidades de recursos financeiros que ingressam no decorrer do exercício, aumentando o saldo financeiro da entidade e viabilizando a execução das políticas públicas. São fontes de recursos aplicadas pelo Estado em Programas e ações que têm como finalidade básica atender as necessidades públicas e demandas da sociedade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q852698 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, UFMS Técnico em Contabilidade, FAPEC, 2020

Um ente público realizou uma despesa com aquisição de computadores, sendo que o material foi entregue ao ente e a despesa foi liquidada em dezembro de 2018. A despesa foi paga em janeiro de 2019. Considerando essas informações, a despesa foi paga como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q857369 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação às etapas das receitas públicas e das despesas públicas, bem como a seus estágios e suas categorias, julgue o item a seguir.

Na fase da despesa em liquidação, as despesas que já possuem reserva de dotação orçamentária são separadas daquelas que ainda precisam de autorização legislativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q852393 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, ALEPI Consultor Legislativo Contabilidade, COPESE, 2020

Determinada Entidade Pública, no primeiro semestre de 2019, arrecadou as seguintes receitas orçamentárias.

Amortização de Empréstimos Concedidos .................... 30.000

Multas e Juros de Mora dos Tributos ............................. 5.000

Aluguel de Imóvel de sua Propriedade .......................... 15.000

Alienação de um imóvel ................................................. 20.000

Imposto ........................................................................... 30.000

Rendimentos de Aplicações Financeiras ........................ 10.000

Com base nas informações acima, o montante das receitas correntes foi em reais, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q837754 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Contabilidade, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da execução orçamentária e financeira e das etapas e dos estágios das despesas e receitas públicas, julgue o seguinte item.

O registro da obrigação patrimonial deve ser precedido do empenho e da liquidação da respectiva despesa orçamentária.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q657544 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Caso a liquidação da despesa orçamentária ocorra concomitantemente com o fato gerador da prestação do serviço,a variação patrimonial diminutiva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q849516 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Auditor Tributário Municipal, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Termo de Inscrição de Dívida Ativa da Fazenda Pública deve conter, entre outras informações, a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida, assim como a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa, conforme determina o artigo 2º da lei nº 6.830, de 1980.

II. A execução orçamentária de um exercício é formalmente encerrada a partir da publicação da Lei Orçamentária Anual- LOA do referido exercício, ainda que se tenham olvidado as normas de execução orçamentária e de programação financeira do ente federativo estabelecidas para o exercício.

III. Antes do recebimento do crédito orçamentário, as unidades gestoras devem efetuar a realização da despesa, que obedece aos seguintes estágios, respectivamente: liquidação, pagamento e empenho, que estão vinculados à execução financeira.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q852828 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Capanema PA Auditor Fiscal Municipal, CONSULPLAN, 2020

Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos. Segundo as normas vigentes, são Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, dentre outras. Com base na Lei nº 4.320/64, são consideradas receitas tributárias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q267409 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Contabilidade, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens relativos a transações e registros contábeis no setor público.

As incorporações extraorçamentárias de materiais de consumo mediante aquisição por restos a pagar devem ser registradas em conta do ativo (almoxarifado de material de consumo); e a variação aumentativa ocorrida no patrimônio, reconhecida em conta de acréscimo patrimonial (aquisição por restos a pagar).
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q257982 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE PB, FCC

Os Restos a Pagar do exercício são computados na receita extra-orçamentária para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q852464 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Apucarana PR Contador, FAUEL, 2020

A Receita Pública pode ser vista como um conjunto de meios financeiros que o Estado e as outras pessoas de direito público auferem, livremente e sem reflexo no seu passivo e podem dispor para custear a produção de seus serviços e executar as tarefas políticas dominantes em cada comunidade. Em sentido restrito, receitas são as entradas que se incorporam ao patrimônio como elemento novo e positivo; em sentido lato, são todas quantias recebidas pelos cofres públicos, denominando-se entradas ou ingressos. Nem todo ingresso constitui receita pública. O produto de uma operação de crédito, por exemplo, é um ingresso, mas não é receita nessa concepção porque, em contraposição à entrada de recursos financeiros, cria uma obrigação no passivo da entidade pública.

Em relação à receita pública, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de receita corrente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q852375 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AL AP Analista Legislativo Contador, FCC, 2020

Considere as seguintes informações extraídas do Orçamento da Despesa referente ao exercício financeiro de 2019 de uma Assembleia Legislativa Estadual:

Em R$

031 ? Ação Legislativa ......................................................................... 117.000.000,00

122 ? Administração Geral .................................................................. 128.000.000,00

30 ? Material de Consumo ................................................................... 85.000.000,00

Para a obtenção dessas informações, foram utilizadas as classificações da despesa orçamentária

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q832505 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CRC AP Contador Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

A Lei n.º 4.320/1964 determina que os créditos suplementares e especiais sejam abertos por decreto do Poder Executivo, dependendo de prévia autorização legislativa, da existência de recursos disponíveis e de exposição justificada. Na União, para os casos em que haja a necessidade de autorização legislativa para os créditos adicionais, estes serão considerados como autorizados e abertos com a sanção e a publicação da respectiva lei. Sendo assim, a respeito dos recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais, julgue os seguintes itens.

I O superavit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior é um desses recursos.

II Os provenientes de excesso de arrecadação são recursos disponíveis.

III Os resultantes de anulação, parcial ou total, de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em lei, são recursos disponíveis.

IV O produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao Poder Executivo realizá-las, é um desses recursos.

V Os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica são recursos disponíveis.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.