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Questões de Concursos Ingressos e Dispêndios Públicos

Resolva questões de Ingressos e Dispêndios Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q145634 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item, relativo aos estágios da despesa pública.

A despesa pública é executada em três estágios: ordinário (montante previamente conhecido), por estimativa (cujo valor não se possa determinar previamente) e global (de pagamento parcelado).
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122Q656928 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AOCP, 2020

Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, quando o fato gerador do passivo exigível ocorrer antes do empenho, é necessário o registro de uma etapa intermediária entre
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123Q847747 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Arabutã SC Contador, AMAUC, 2020

Os recursos arrecadados pela fazenda pública decorrentes de alienação de ativos não poderão ser aplicados em:
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124Q146664 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao suprimento de fundos, ao regime contábil e à execução orçamentária e financeira segundo o MCASP, julgue os itens que se seguem.

Na concessão de suprimento de fundos, a despesa orçamentária é empenhada, liquidada e paga no ato da concessão, mas o registro da variação patrimonial só é feito posteriormente.

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125Q834796 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CRC AP Contador Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

Em abril de 2020, um órgão federal arrecadou R$ 480.000,00, referentes a receitas imobiliárias, que são as receitas provenientes da utilização, por terceiros, de bens imóveis pertencentes ao Setor Público, e empenhou R$ 880.000,00 com o planejamento e a execução de obras.

Com base nessa situação hipotética e nas determinações da Lei n.° 4.320/1964, a receita arrecadada e a despesa empenhada pelo órgão, em abril de 2020, devem ser classificadas, respectivamente, como

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126Q852464 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Apucarana PR Contador, FAUEL, 2020

A Receita Pública pode ser vista como um conjunto de meios financeiros que o Estado e as outras pessoas de direito público auferem, livremente e sem reflexo no seu passivo e podem dispor para custear a produção de seus serviços e executar as tarefas políticas dominantes em cada comunidade. Em sentido restrito, receitas são as entradas que se incorporam ao patrimônio como elemento novo e positivo; em sentido lato, são todas quantias recebidas pelos cofres públicos, denominando-se entradas ou ingressos. Nem todo ingresso constitui receita pública. O produto de uma operação de crédito, por exemplo, é um ingresso, mas não é receita nessa concepção porque, em contraposição à entrada de recursos financeiros, cria uma obrigação no passivo da entidade pública.

Em relação à receita pública, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de receita corrente.

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127Q838227 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A respeito dos mecanismos utilizados na elaboração, execução e controle do orçamento, julgue o item que se segue.

Se a receita arrecadada for insuficiente para o cumprimento das metas fiscais, a consequente limitação de empenho deverá obedecer aos critérios estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

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129Q834167 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CRC AP Contador Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

O orçamento é o instrumento de planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelos órgãos da Administração Pública, por meio do qual o gestor público irá colocar em prática seus planos de governo, com ações. Isso só é possível, portanto, após aprovada a lei orçamentária, que autoriza a utilização dos créditos orçamentários, também denominados créditos iniciais, ou seja, permite que sejam executados. No entanto, no transcorrer do exercício financeiro, podem surgir novas atividades, imprevistas ou não previstas adequadamente, que necessitem de ser realizadas pela Administração Pública. Essa flexibilização e possibilidade de realocação de créditos orçamentários somente é possível devido ao instituto dos créditos adicionais. Em resumo, são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na lei orçamentária anual, conforme dispõe o artigo 40 da Lei n. ° 4.320/1964. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.

I São classificados como créditos adicionais suplementares os destinados a reforço de dotação orçamentária.

II São classificados como créditos adicionais especiais os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

III São classificados como créditos adicionais extraordinários os destinados a despesas urgentes e imprevistas.

IV São classificados como créditos adicionais complementares os destinados a complementar despesas que sofrem impactos cambiais.

V São classificados como créditos adicionais extras os destinados a compras de pequeno vulto.

Assinale a alternativa correta.

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130Q144104 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AM, FCC

Em relação às despesas orçamentárias, considere:

I. A nota de empenho indicará o nome do credor, a especificação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.

II. O regime de adiantamento é aplicável para as despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação e, por isso, o empenho prévio é dispensado.

III. A liquidação da despesa consiste no despacho exarado por autoridade competente determinando que a despesa seja paga.

IV. Os Restos a Pagar são despesas empenhadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas.

Está correto o que se afirma APENAS em
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131Q835724 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca de restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, julgue o item a seguir.

A obrigação de pagamento tanto dos restos a pagar quanto das despesas de exercícios anteriores deve ser reconhecida pela autoridade competente em procedimento administrativo específico.

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132Q852392 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, ALEPI Consultor Legislativo Contabilidade, COPESE, 2020

Durante um mês de um exercício financeiro, determinado ente público realizou as seguintes transações:

- Recebimento de Impostos .................................... 300.000,00

- Aquisição de Veículos ........................................... 50.000,00

- Cota-Parte do ICMS.............................................. 100.000,00

- Recebimento de Alugueis ..................................... 60.000,00

- Consumo de Material de Almoxarifado................. 40.000,00

- Alienação de Imóvel Urbano ................................. 80.000,00

- Taxas..................................................................... 50.000,00

- Recebimento de Caução....................................... 30.000,00

- Aquisição de Terreno ............................................ 150.000,00

- Amortização da Dívida de Longo Prazo................ 100.000,00

- Despesa com locação de imóveis......................... 40.000,00

As despesas orçamentárias não efetivas totalizam, em reais,

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133Q142508 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE CE, FCC

As operações de crédito por antecipação de receitas (ARO), destinadas a atender insuficiência de caixa durante o exercício financeiro, conforme artigo 7o da Lei no 4.320/64, seção XI do Decreto no 93.872/86, bem como no capítulo VII, seção IV, subseção III da Lei Complementar no 101/00, e da Resolução no 43/01 do Senado Federal, computada como receita extra- orçamentária na contratação, será no sistema financeiro contabilizada como débitos de tesouraria em dívida flutuante, cujo saldo dessas operações, no encerramento do exercício financeiro, no balanço patrimonial não deverá ultrapassar
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134Q837677 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da despesa pública, julgue o item subsequente.

Despesas com suprimento de fundos sem a apresentação da prestação de contas até o encerramento do exercício devem ser inscritas em restos a pagar não processados.

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135Q838422 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o seguinte item, com relação à execução orçamentária e financeira das receitas e despesas públicas.

Serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, todas as receitas arrecadadas, incluindo-se as provenientes de operações de crédito por antecipação da receita.

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136Q140948 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AL, FCC

Com base no que dispõe o Manual da Receita Nacional sobre reconhecimento da Receita Orçamentária, é correto afirmar:
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137Q657584 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AOCP, 2020

Conforme o disposto no Art. 35 da Lei nº 4.320/1964, o registro da receita orçamentária nas entidades do setor público ocorre no momento do(a)
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138Q167638 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

Em 10/11/2017, o chefe do Poder Executivo de um estado decidiu pela contratação de serviços de consultoria técnica no valor total de R$ 1.200.000,00. No entanto, nessa mesma data, o mesmo verificou que não havia dotação orçamentária específica para a realização de tal despesa. Assim, com a finalidade de atender às determinações da Lei n° 4.320/1964, o setor responsável verificou que até o dia 10/11/2017 não houve abertura ou reabertura de créditos adicionais e levantou as seguintes informações, sendo que os valores estão em reais:


Ativo Financeiro em 31/12/2016 ................................................ 10.000.000,00

Ativo Financeiro em 31/10/2017 ................................................ 6.000.000,00

Passivo Financeiro em 31/12/2016 ............................................. 9.000.000,00

Passivo Financeiro em 31/10/2017 ............................................. 5.500.000,00


Com base nessas informações e de acordo com as determinações da Lei n° 4.320/1964, o valor do superávit financeiro que poderia ter sido utilizado como recurso de cobertura para a abertura do crédito adicional referente à contratação de serviços de consultoria técnica foi, em reais,

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139Q836778 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o seguinte item, com relação à execução orçamentária e financeira das receitas e despesas públicas.

Em geral, os ingressos extraorçamentários trazem reflexos no patrimônio líquido das entidades governamentais.

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140Q657459 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, FADESP, 2020

Considera-se o suprimento de fundos como um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Este adiantamento é considerado como uma despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido, torna-se necessário percorrer os estágios da despesa orçamentária. De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), o registro contábil do momento da liquidação e o reconhecimento do direito na natureza da informação patrimonial pode ser representado por
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