Início

Questões de Concursos Ingressos e Dispêndios Públicos

Resolva questões de Ingressos e Dispêndios Públicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q142820 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AM, FCC

De acordo com a Lei nº 4.320/64, as receitas correntes são constituídas, entre outras, pelas Receitas de Contribuições. Um item classificado como Receita de Contribuição é aquele oriundo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q852284 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Massaranduba SC Contador, FURB, 2020

Em relação à classificação das receitas públicas prevista na Lei nº 4.320/1964, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à que apresenta uma hipótese de receita de capital:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q852044 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Moreilândia PE Contador, Asconprev, 2020

Com base no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (7ª Edição), associe, adequadamente, as colunas e marque a alternativa correta, sobre as Receitas Públicas Orçamentárias:

1. Previsão

2. Lançamento

3. Arrecadação

4. Recolhimento

( ) Consiste na entrega dos recursos devidos ao Erário, pelos contribuintes ou devedores, através de agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

( ) Corresponde à estimativa das receitas que constarão na proposta orçamentária, devendo observar a regulamentação vigente correlata, a variação do índice de preços, do crescimento econômico, bem como, de outros fatores relevantes.

( ) Consiste na transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria.

( ) Representa a identificação da procedência do crédito fiscal, bem como, da pessoa que lhe é devedora e inscrição do débito, pela repartição competente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q852751 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, AL AP Analista Legislativo Técnico de Controle Interno, FCC, 2020

Em 31/10/2019, houve o reconhecimento, de acordo com o regime de competência, da obrigação de um ente estadual junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) decorrente da contribuição previdenciária patronal. A despesa foi empenhada, liquidada e paga no mês de novembro de 2019. Sendo assim, em 31/10/2019, houve o aumento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q852684 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Santiago do Sul SC Contador, FUNDATEC, 2020

O desembolso financeiro ou assunção de obrigação financeira que implica na redução do patrimônio líquido, tendo origem em fatos modificativos diminutivos, se refere à despesa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q847948 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Moreilândia PE Contador, Asconprev, 2020

De acordo com Bezerra Filho (2006), as receitas consistem em ingresso de recursos financeiros, nos cofres públicos. Sobre as Receitas Orçamentárias, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q852328 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Apucarana PR Contador, FAUEL, 2020

No processo de aquisição de bens ou serviços por parte do ente da Federação, é necessário observar alguns passos para que se possa proceder à adequada classificação quanto à natureza de despesa e garantir que a informação contábil seja fidedigna. Quando o dispêndio é extraorçamentário, não há registro de despesa orçamentária, mas apenas uma desincorporação de passivo ou uma apropriação de ativo. Assinale a alternativa que representa um exemplo típico de pagamento extraorçamentário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q852538 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Patrocínio MG Controlador Interno, Gestão de Concursos, 2020

A receita e a despesa orçamentárias assumem fundamental importância. Na Administração Pública, elas representam o montante que o Estado se apropria da sociedade por intermédio da tributação e a sua contrapartida aos cidadãos por meio da geração de bens e serviços. Analise as seguintes afirmativas sobre o orçamento público e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas, tomando como base o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
( ) O critério geral utilizado para registro da despesa orçamentária é o do ingresso de disponibilidades. ( ) A contabilidade utiliza conta redutora de receita orçamentária para evidenciar o fluxo de recursos da receita orçamentária bruta até a líquida. ( ) A retificação de informações ou estornos consiste na correção de dados informados erroneamente pelos contribuintes, que geraram registros incorretos na contabilidade do órgão.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q139867 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista Judiciário Contabilidade, TRE AM, FCC

Sobre o processo de planejamento e orçamento e de execução orçamentária, considere:

I. A Lei Orçamentária Anual discriminará as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções, com exceção daquelas referentes às transferências intergovernamentais.

II. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente.

III. A realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital é vedada, ressalvadas as autorizadas mediante créditos especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

IV. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q852764 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Areal RJ Técnico em Contabilidade, GUALIMP, 2020

Decorrente da utilização de bens imóveis, de rendimentos de valores mobiliários, tais como títulos de rendas e receitas derivadas do patrimônio (juros bancários), são receitas denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q115436 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Planejamento Ciências Contábeis, IBGE, CESGRANRIO

Classificam-se os gastos com a aquisição de imóveis já em utilização e os ingressos financeiros provenientes dos depósitos em garantia efetuados por fornecedores visando à participação num procedimento licitatório, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q838823 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Analista de Controle Externo Especialidade Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca da despesa pública, julgue o item subsequente.

A inscrição de restos a pagar não processados a liquidar ocorre quando tiver ocorrido o fato gerador da obrigação, antes do término do exercício em curso, sem que se tenha procedido o estágio da liquidação.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q833609 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, CODEN SP Contador, VUNESP, 2021

Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pode ser “efetiva” ou “não efetiva”. A Receita Orçamentária Efetiva é aquela em que os ingressos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q852496 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Contador, GUALIMP, 2020

Em consonância com a Lei nº 4.320 de 1964, que estabelece Normas que regulam o Direito Financeiro, é CORRETO afirmar que contribuição de melhoria, é espécie de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q852405 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Contador, FURB, 2020

Um dos principais conceitos trazidos pela Lei Complementar nº 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é o de Receita Corrente Líquida (RCL), que deve ser apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. Visando apurar a RCL de determinado município, foram verificados os seguintes valores arrecadados no mês em referência e nos onze anteriores:

IPTU 100.000,00

ISSQN 80.000,00

Taxas de Alvará 2.000,00

Contribuições dos servidores (RPPS) 60.000,00

Cota-Parte do FPM 150.000,00

Conta-Parte do ICMS 120.000,00

Operação de crédito no BNDES 500.000,00

Considerando os dados acima, pode-se afirmar que a Receita Corrente Líquida do município foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q852269 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Câmara de Imbé RS Tesoureiro, FUNDATEC, 2020

A Etapa da execução da Despesa Públicana qual ocorre o despacho lavrado por autoridade habilitada autorizando o repasse do valor ao credor, após a verificação do direito adquirido por ele, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q852836 | Contabilidade Geral, Ingressos e Dispêndios Públicos, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Contador, FURB, 2020

As receitas orçamentárias de uma entidade pública devem ser classificadas segundo a natureza de receita, visando identificar a origem dos recursos segundo o fato gerador. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém apenas Receitas Correntes, além do ITBI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.